quarta-feira, 30 de junho de 2010

Amazonas

O nome Amazonas, que se transmitiu do rio à região e, depois, ao maior estado do Brasil, deve-se ao espanhol Francisco de Orellana, que em 1541 afirmou ter combatido uma tribo de mulheres aguerridas. Comparou-as às amazonas, guerreiras lendárias que amputavam o seio direito para melhor manejarem o arco.

Cortado pela linha do equador em sua porção setentrional, o estado do Amazonas limita-se a leste com o Pará, ao norte com Roraima e a Venezuela, a oeste com a Colômbia e o Peru, e ao sul com Acre, Rondônia e Mato Grosso. É o mais extenso dos estados brasileiros, com uma área de 1.577.820km2, o que representa quase um quinto do território nacional. A capital é Manaus.

Região: Norte
Área: 1.570.745,680 km²
Capital: Manaus
População estimada: 3.393.369 habitantes
Densidade demográfica: 2,05 hab./km²

Sites
Governo do Amazonas
Amazonas Turismo
Portal Amazônia

terça-feira, 29 de junho de 2010

Amazonas: Geografia

Relevo. Cerca de 61% da superfície do Amazonas se situam abaixo de cem metros, 32% entre 100 e 200 metros e somente sete por cento acima dos 200m de altitude. No entanto, é no estado que se encontra o ponto culminante do Brasil, o pico da Neblina, com 3.014m, na serra Imeri, junto da fronteira com a Venezuela, no planalto cristalino.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Olinda - PE

Números

Fundação: 12 de março de 1535
Área: 37,9 km²
População: 397.268
Densidade: 13.497,7hab / km²
Altitude: 16 m

A cidade

Cidade brasileira das mais antigas, Olinda conta com importantes monumentos históricos e artísticos, entre os quais o mosteiro de São Bento, onde foi criado o primeiro curso de direito do Brasil.

Integrada à região metropolitana de Recife, Olinda situa-se na faixa litorânea do estado de Pernambuco, a apenas seis quilômetros da capital. Cercada de praias, a cidade assenta-se sobre suaves colinas.

sábado, 26 de junho de 2010

Amazonas: População

A população do Amazonas é uma das mais rarefeitas do país, com densidade demográfica inferior a 1,4 hab./km2 no início da década de 1990. A distribuição geográfica da população ao longo dos rios revela dependência do transporte fluvial e preferência pelos solos de várzea. Cerca de dois quintos da população do estado vivem na zona rural. Essa população rural é quase inteiramente constituída de "caboclos". Há grande número de nordestinos e seus descendentes, atraídos pelo apogeu da borracha. Portugueses, japoneses, sírio-libaneses e espanhóis formam um contingente de estrangeiros pequeno, mas economicamente ativo. No estado, encontram-se 33 grupos indígenas, cuja população é cada vez menor, destruída por doenças, choques com civilizados e falta de elementos econômicos de sobrevivência.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fortaleza - CE

Números

Fundação: 13 de abril de 1726
Área: 313,140 km²
População: 2.505.552
Densidade: 8.001 hab / km²
Altitude: 21 m

A cidade

Fundada no século XVII com o objetivo de impedir a entrada de invasores estrangeiros, Fortaleza despontou no século XX com a pacífica vocação de atrair visitantes de todas as partes do mundo, que buscam suas belas praias e seu rico artesanato.

Localizada na planície costeira, à margem do oceano Atlântico, em trecho de dunas abundantes, Fortaleza, capital do estado do Ceará, situa-se em área de clima tropical, com temperatura média anual de 31,7o C e taxa média de pluviosidade anual de 1.379,5mm. A estação chuvosa se dá no verão.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Amazonas: Economia

Atividades extrativas e agropastoris. A exploração de recursos florestais assume grande importância no Amazonas, embora o valor global dos produtos da coleta não chegue a ultrapassar o dos agropastoris. O principal produto extrativo é a borracha, explorada principalmente nas margens dos afluentes meridionais do Amazonas (Madeira, Purus e Juruá). Seguem-se a castanha-do-pará, as gomas não elásticas e a piaçava.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Amazonas: História

O conhecimento do território que hoje constitui o estado do Amazonas vem do século XVI, quando o espanhol Francisco de Orellana, desceu o rio Marañon até alcançar o Atlântico (1539-1542). A descoberta teve repercussões. Logo a seguir, Gonzalo Hernández de Oviedo y Valdés comunicou-a em carta ao cardeal Pedro Bembo, exaltando as riquezas naturais aí encontradas. A carta foi publicada em Veneza (1556), chamando a atenção dos governos colonialistas europeus para uma área inexplorada de consideráveis proporções.

domingo, 20 de junho de 2010

Porto Seguro - BA

Números

Fundação: 30 de junho de 1891
Área: 2.408 km²
População: 122.896
Densidade: 57 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

A cidade histórica de Porto Seguro tem sua origem estreitamente ligada à história do Brasil, pois se encontra no município a primeira porção de terra avistada pelos descobridores portugueses: um monte "mui alto e redondo" que Pedro Álvares Cabral batizou com o nome de Monte Pascoal. A cidade deve seu nome à excelência do ancoradouro, descrito por Pero Vaz de Caminha como "muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada".

sábado, 19 de junho de 2010

Amazonas: Cultura e Turismo

As mais importantes entidades culturais do estado são o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Academia Amazonense de Letras e a Associação Comercial do Amazonas, todas na capital. A Universidade Federal do Amazonas foi fundada em 1965.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aracaju - SE

Números

Fundação: 17 de março de 1855
Área: 181,801 km²
População: 570.039
Densidade: 2.952,6 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

A decisão de transferir a sede do governo de Sergipe para uma área servida por um porto melhor que o de São Cristóvão deu origem a Aracaju, a primeira cidade planejada do Brasil.

Capital e principal cidade do estado de Sergipe, Aracaju localiza-se à margem direita do rio Sergipe, a cerca de cinco quilômetros de sua foz. Ocupa uma pequena planície litorânea, interrompida por ondulações no norte e nordeste, onde ficam os bairros de Santo Antônio, Joaquim Távora e Cidade Nova. O clima é tropical úmido, com temperaturas entre 20 e 30o C e chuvas abundantes no inverno.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul

Estado brasileiro da região Centro-Oeste, com capital na cidade de Campo Grande, o Mato Grosso do Sul constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 1977. Está localizado dentro da Amazônia legal, cuja área, que antes ia até o paralelo 16, se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação.

O Mato Grosso do Sul ocupa uma superfície de 358.159km2 e limita-se ao norte com o Mato Grosso, a oeste com a Bolívia e o Paraguai, ao sul com o Paraguai e o Paraná e a leste com São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A linha da divisa com o Mato Grosso segue limites naturais formados por vários rios.

Região: Centro-Oeste
Área: 358.124,962 km²
Capital: Campo Grande
População estimada: 2.360.498 habitantes
Densidade demográfica: 6,52 hab./km²

Sites
Governo do Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Turismo
Guia Mato Grosso do Sul

terça-feira, 15 de junho de 2010

Boa Vista - RR

Números

Fundação: 9 de julho de 1890
Área: 5.687 km²
População: 266.901
Densidade: 45,9 hab / km²
Altitude: 85 m

A cidade

As constantes incursões de ingleses, holandeses e espanhóis no norte do Brasil levaram as autoridades portuguesas a construir, em 1765, a fortaleza de São Joaquim e dois postos militares. Essa é a origem da cidade de Boa Vista.

Capital do estado de Roraima, Boa Vista situa-se à margem direita do rio Branco e o município ocupa uma área de 96.501km2. Cidade de crescimento lento, devido à localização em região subdesenvolvida e de baixa densidade demográfica, Boa Vista apresenta um clima quente e úmido, com seca no verão, com média térmica anual de 30° C.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul: Geografia

Geologia e relevo. O arcabouço geológico do Mato Grosso do Sul é formado por três unidades geotectônicas distintas: a plataforma amazônica, o cinturão metamórfico Paraguai-Araguaia e a bacia sedimentar do Paraná. Sobre essas unidades visualizam-se dois conjuntos estruturais. O primeiro, mais antigo, com dobras e falhas, está localizado em terrenos pré-cambrianos, e segundo, em terrenos fanerozóicos, na bacia sedimentar do Paraná. Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre 200 e 600m.

domingo, 13 de junho de 2010

Teresina - PI

Números

Fundação: 16 de agosto de 1852
Área: 1.755,698 km²
População: 802.537
Densidade: 444,2 hab / km²
Altitude: 72 m

A cidade

Conhecida como "Cidade Verde", pela arborização de suas praças e ruas, Teresina foi planejada e construída para exercer a função de capital do Piauí. Única capital do Nordeste brasileiro localizada no interior, situa-se na margem direita do rio Parnaíba, na confluência desse rio com o Poti. A cidade foi edificada sobre a chapada do Corisco, a uma altitude de 72 m.

No princípio do século XVIII, a capitania do Piauí estava sob a jurisdição da capitania do Maranhão e tinha por capital Oeiras. A dificuldade de comunicação e comércio provocou a transferência da capital para uma área próxima ao rio Parnaíba, mais bem localizada em relação a outras cidades e ao litoral. O local escolhido, a uma légua do povoado de Poti Velho, recebeu o nome de Vila Nova do Poti. Em 1852 houve a autorização formal para a transferência e a vila foi elevada à categoria de cidade e capital da província com o nome de Teresina, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina.

sábado, 12 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul: População

As migrações de contingentes oriundos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo foram fundamentais para o povoamento do Mato Grosso do Sul e marcaram a fisionomia da região. Essa área era a mais povoada do antigo estado do Mato Grosso, com uma densidade demográfica bastante alta no planalto da bacia do rio Paraná, onde ocorrem solos de terra roxa com topografia regular.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Gramado - RS

Números

Fundação: 15 de dezembro de 1954
Área: 237,019 km²
População: 33.706
Densidade: 140,9 hab / km²
Altitude: 830 m

A cidade

Gramado situa-se na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias. Em uma área de 237,019 km² a 830 metros de altitude, abrigad uma população de 31.655 habitantes. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona à Gramado diversas cascatas e vales.

A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil, recebendo cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Teresópolis - RJ

Números

Fundação: 6 de julho de 1891
Área: 770,507 km²
População: 162.075
Densidade: 195 hab / km²
Altitude: 910 m

A cidade

O clima ameno e as belezas naturais, entre as quais se destacam formações rochosas da serra dos Órgãos, são atrações que contribuíram para transformar Teresópolis em cidade turística.

Teresópolis localiza-se na microrregião serrana Fluminense, a 871m de altitude e 91km da capital estadual. O clima é tropical de altitude, seco e ameno, com temperatura média de 17°C e máxima de cerca de 27°C. Devido ao alto índice pluviométrico, a vegetação do município é constituída de densa floresta tropical.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Belém - PA

Números

Fundação: 12 de janeiro de 1616
Área: 1.065 km²
População: 1.437.600
Densidade: 1.349,8 hab / km²
Altitude: 10 m

A cidade

Importante porto fluvial e centro de comércio do Norte do Brasil, Belém é a porta de entrada de uma das mais vastas regiões da globo, a Amazônia.

Capital do estado do Pará, localiza-se na baía de Guajará, junto ao rio Pará e perto da foz do rio Guamá, a cerca de 120km do oceano Atlântico. As águas da baía são bastante calmas, ao contrário do que acontece com as da embocadura do Amazonas. Por isso, passa por seu porto toda a navegação que se destina ao interior da Amazônia ou que dela provém. A cidade está edificada sobre um terraço antigo, caracterizado pela planura, numa altitude entre 6 e 14 metros acima do nível do mar.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul: Economia

Agricultura e pecuária. A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cuiabá - MT

Números

Fundação: 1° de janeiro de 1727
Área: 3.538,167 km²
População: 550.562
Densidade: 148,9 hab / km²
Altitude: 165 m

A cidade

A localização de Cuiabá coincide exatamente com o centro geodésico da América do Sul, cujo marco indicativo se situa na praça Moreira Cabral.

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá está situada à margem esquerda do rio do mesmo nome. Apresenta relevo tabular e suas temperaturas são elevadas, com chuvas no verão. Predomina em seus arredores a vegetação do cerrado, salvo às margens do rio Cuiabá, onde se concentra o remanescente da reserva florestal do município.

domingo, 6 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul: História

A área que corresponde hoje ao território do Mato Grosso do Sul foi efetivamente povoada quando os fortes militares usados na guerra do Paraguai (1864-1870) transformaram-se, após o conflito, em núcleos urbanos, como Dourados, Miranda e Coxim. Até 1978, a história do Mato Grosso do Sul se confunde com a do Mato Grosso. A idéia do desmembramento dos dois estados surgiu no início do século XX. Expressava interesses e aspirações da região, mas esbarrava em forte resistência do norte, que temia sobretudo o esvaziamento econômico do estado. As aspirações emancipacionistas tiveram um marco importante em 1932, quando o sul aderiu à revolução constitucionalista sob a condição de que esta, uma vez vitoriosa, tornasse realidade a divisão do estado.

sábado, 5 de junho de 2010

Campo Grande - MS

Números

Fundação: 26 de agosto de 1899
Área: 8.096 km²
População: 755.107
Densidade: 92,29 hab / km²
Altitude: 592 m

A cidade

Capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a cidade mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977.

Situada num platô a 542m de altitude, na região meridional do Mato Grosso do Sul, a 1134km de Brasília, Campo Grande apresenta topografia plana e traçado moderno. Suas avenidas são amplas e se cruzam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando um desenho semelhante a um tabuleiro de xadrez. Predomina o clima tropical de altitude, com estação chuvosa no verão e seca durante o inverno, e temperatura média de 24o C. Predomina a vegetação de cerrados e campos limpos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mato Grosso do Sul: Cultura e Turismo

A cultura inclui a linguagem, as crenças, os costumes, as cerimônias, a conduta, a arte, a culinária, a moda, o folclore, os gestos e o modo de vida de determinado número de pessoas em um período. O local onde se situa, o meio ambiente, a economia e o que cerca um povo influência o seu modo de vida.

Possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios turísticos. Os cenários são distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberância da natureza. A dedicação de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas áreas agrícolas e seus visitantes devem provar sua comida típica. Principais pontos turísticos:
  • Complexo do Pantanal: é a mais extensa área úmida contínua do Planeta e um santuário ecológico que abriga a maior diversidade mundial de fauna e flora. Nele vivem aproximadamente 650 espécies de aves (cabeças-secas, garças e jaburus, o martim-pescador, os biguás, o pato-do-mato, o colhereiro, o jaçanã, o anu-branco, o pica-pau, entre outras), 240 espécies de peixes (piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado), 50 de répteis, 80 do mamíferos, além de uma imensa diversidade na flora que abriga pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.
  • Comércio fronteiriço: para quem busca a opção de compra pelo livre comércio, há as opções das cidades que fazem fronteira com zonas francas como Ponta Porã, Bela Vista, Corumbá e Porto Murtinho.
  • Serra da Bodoquena: onde se localiza Bonito, uma cidade pequena que possui solo calcário é responsável pela cristalinidade dos rios. Região conhecida pelas grutas, cachoeiras e corredeiras.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Natal - RN

Números

Fundação: 25 de Dezembro de 1599
Área: 170,298 km²
População: 806.203
Densidade: 4.734,07 hab / km²
Altitude: 30 m

A cidade

Capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal está situada na margem direita do rio Potenji, próxima de sua foz, no oceano Atlântico, numa área bastante arenosa, com dunas e enseadas protegidas por um cordão de recifes praieiros que acompanham a costa.

Em dezembro de 1597 chegou à foz do Potenji uma frota comandada por Jerônimo de Albuquerque, com a missão de fundar um povoado e construir um forte para assegurar a posse de Portugal e afastar os franceses que comerciavam com os índios potiguares. Ao mesmo tempo chegava ao local, por terra, uma expedição chefiada pelo capitão-mor da capitania de Pernambuco, Manuel Mascarenhas Homem. Em 6 de janeiro de 1598 foi iniciada a construção do forte dos Três Reis Magos. Feita a paz com índios e franceses por intermédio dos jesuítas, construiu-se, a uma légua do forte, uma povoação que em 25 de dezembro de 1599 recebeu o nome de Natal, em alusão ao dia da fundação ou à data em que a armada entrou na barra do rio.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campos do Jordão - SP

Números

Fundação: 29 de abril de 1874
Área: 289,512 km²
População: 46.505
Densidade: 171,0 hab / km²
Altitude: 1.628 m

A cidade

Chamada de "Suíça brasileira" pela excelência de seu clima e pela beleza de sua arquitetura, a cidade de Campos do Jordão é uma das estâncias turísticas mais procuradas do país.

Situa-se no leste do estado de São Paulo, na serra da Mantiqueira, a 184km da capital. Com uma altitude de 1.628m, a cidade tem clima tropical de altitude, com média anual de 14o C. 

terça-feira, 1 de junho de 2010

Goiânia - GO

Números

Fundação: 24 de outubro de 1933
Área: 739,492 km²
População: 1.281.975
Densidade: 1.650,3 hab / km²
Altitude: 749 m

A cidade

Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.

Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.