sábado, 31 de julho de 2010

Rio Grande do Norte

Graças a sua privilegiada situação geográfica -- localiza-se na costa sul-americana mais próxima da Europa --, o Rio Grande do Norte sempre teve singular importância estratégica. Como diziam os portugueses quinhentistas, "é a mais perto terra que há no Brasil".

O estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste, ocupa uma área de 53.307km2, na maior parte incluída no chamado Polígono das Secas. Limita-se ao norte e a leste com o oceano Atlântico, ao sul com a Paraíba a oeste com o Ceará. A capital é Natal.

Região: Nordeste
Área: 52.796,791 km²
Capital: Natal
População estimada: 3.137.541 habitantes
Densidade demográfica: 94,98 hab./km²

Sites

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rio Grande do Norte: Geografia

Geologia e relevo. Cerca de 83% do território estadual encontram-se abaixo de 300m e 60% abaixo de 200m. Duas unidades de relevo compõem o quadro morfológico: terras baixas e planalto. O planalto, extremidade setentrional da Borborema, penetra o estado pelo sul, afastando-se bastante do litoral oriental, ao contrário do que ocorre nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Apresenta dorso acinzentado e mais baixo que no estado da Paraíba (somente ao norte de Currais Novos alcança o planalto a cota de 800m de altitude), rebordo tortuoso e pouco escarpado.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Rio Grande do Norte: População

A faixa mais povoada é a da baixada litorânea oriental, sobretudo na microrregião de Natal, a região mais úmida do estado. Nas demais regiões, as densidades se reduzem bastante, na seguinte ordem decrescente, por região: agreste, microrregião serrana do sudoeste, salineira, Borborema, Seridó, Serra Verde, Açu e Apodi, litoral de São Bento do Norte e sertão de Angicos.

domingo, 25 de julho de 2010

Rio Grande do Norte: Economia

Agricultura e pecuária. O mais importante produto agrícola do Rio Grande do Norte é o algodão. Cultiva-se a variedade arbórea nas áreas de menor pluviosidade, em terras do agreste e da caatinga. A principal área produtora, situada no sul do estado, compreende o agreste da Borborema e a área semi-árida situada a oeste do planalto, a região do Seridó. Em segundo lugar como cultura de larga distribuição geográfica, aparece o feijão, cultivado quer nos solos mais úmidos das planícies aluviais e pés-de-serra do sertão, quer em terras de caatinga, como cultura consorciada, ligada ao milho e ao algodão.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Rio Grande do Norte: História

Na divisão do Brasil em capitanias, coube o Rio Grande do Norte a João de Barros, feitor da Casa da Índia e Mina e futuro cronista das Décadas da Ásia. Media cem léguas de costa, contadas para o norte desde a baía da Traição, limite de Itamaracá, e incluía parte da atual Paraíba.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rio Grande do Norte: Cultura e Turismo

O Rio Grande do Norte dispõe de importantes entidades culturais, entre as quais se destacam o Instituto Histórico e Geográfico que publica uma Revista desde 1903, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e a Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia, todas com sede na capital. Entre as bibliotecas, devem ser citadas as da Fundação José Augusto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Central, a do Museu Histórico e Geográfico e a Biblioteca Câmara Cascudo. A maior biblioteca pública do interior é a da Prefeitura Municipal de Moçoró.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Porto Velho - RO

Números

Fundação: 2 de outubro de 1914
Área: 34.082 km²
População: 382.829
Densidade: 10,8 hab / km²
Altitude: 85 m

A cidade

Porto Velho surgiu graças ao Tratado de Petrópolis, que previu, em 1903, a criação de um porto fluvial e de uma ferrovia, a Madeira-Mamoré, para escoamento da produção boliviana de borracha.

Porto Velho é capital do estado de Rondônia e se localiza na margem direita do rio Madeira, a 98m de altitude. A povoação teve início no núcleo de casa dos empregados da Madeira-Mamoré Railway, companhia que construiu a estrada de ferro, por volta de 1907. Com a instalação dos serviços da ferrovia, formou-se ali um núcleo populoso e instalou-se o porto de grande movimento. 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

João Pessoa - PB

Números

Fundação: 5 de agosto de 1585
Área: 210,45 km²
População: 702.235
Densidade: 3.336,8 hab / km²
Altitude: 40 m

A cidade

Terceiro centro urbano criado no Brasil, João Pessoa registra em sua história a presença de franceses, holandeses e portugueses. É um importante centro turístico do Nordeste, pois além de possuir belas praias, é uma das cidades mais arborizadas do mundo.

João Pessoa é capital do estado da Paraíba. Na ponta do Seixas, junto ao cabo Branco, na praia de Tambaú, localiza-se o ponto que marca o extremo leste da América do Sul. A cidade estende-se das margens do rio Sanhuá até a praia de Tambaú. A área urbana distribui-se em três planos. Na cidade alta localizam-se as residências; na média, o comércio varejista e na baixa, o comércio atacadista, a estação ferroviária, o porto, as poucas indústrias e os bancos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pará

Pará em tupi quer dizer mar. É o nome local do braço direito do rio Amazonas, que ao confluir com o Tocantins se alarga de maneira desmedida. Daí o nome Grão-Pará, denominação da capitania criada em 1616. A imagem oceânica evoca a imensidão do território e dos rios que sulcam a Amazônia.

O estado do Pará situa-se na região Norte, onde ocupa uma área de 1.253.165km2, e é atravessado de oeste a leste pelo rio Amazonas, que desemboca no oceano Atlântico, no nordeste do estado. Limita-se ao norte com a Guiana, o Suriname e o estado do Amapá, ao sul com o Mato Grosso, a noroeste com Roraima, a oeste, Amazonas, e a leste com o Maranhão e Tocantins. Sua capital é Belém.

Região: Norte
Área: 1.247.689,515 km²
Capital: Belém
População estimada: 7.431.020 habitantes
Densidade demográfica: 5,66 hab./km²

Sites

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pará: Geografia

Geologia e relevo. O relevo paraense, modesto, é formado por grandes superfícies planas ou onduladas. Cerca de 86% do território estadual encontra-se abaixo de 300m de altitude sobre o nível do mar. Cinco unidades de relevo compõem o quadro morfológico: (1) a planície aluvial ou várzea; (2) o baixo platô terciário ou terra firme; (3) a encosta setentrional do planalto Central; (4) a encosta meridional do planalto das Guianas; (5) e a planície litorânea.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pará: População

À medida que se constituiu, a população do Pará compôs-se principalmente de caboclos, resultantes da mestiçagem de índios e europeus. A partir do século XVII, acrescentou-se o contingente dos negros. No início da década de 1990, a densidade demográfica do estado permanecia muito baixa, mas observavam-se fortes desníveis populacionais entre as diversas áreas.

domingo, 11 de julho de 2010

Palmas - TO

Números

Fundação: 20 de maio de 1989
Área: 2.218,9 km²
População: 248.645
Densidade: 82,9 hab / km²
Altitude: 280 m

A cidade

Como outras capitais brasileiras -- Belo Horizonte, Goiânia e Brasília -- , Palmas foi projetada por arquitetos. Segundo o plano original, a cidade poderá vir a abrigar até 2,5 milhões de habitantes.

Palmas, capital do estado de Tocantins desde 1990, dista 973km de Brasília e 1.271km de Belém PA. Situada a 280m de altitude, a cidade ocupa uma superfície aplainada de rochas cristalinas e sedimentares, dominada por campos de cerrado.

Vitória - ES

Números

Fundação: 8 de setembro de 1551
Área: 93,381 km²
População: 320.156
Densidade: 3.363 hab / km²
Altitude: 12 m

A cidade

O porto de Vitória destaca-se pelo grande movimento de exportação de café em grão e pelo cais construído na ponta do Tubarão para o minério de ferro, com terminal especializado e bem aparelhado.

Vitória é a capital e principal cidade do estado do Espírito Santo. Situa-se num conjunto de ilhas da baía de mesmo nome e em parte das terras que circundam a baía. Dista 521km do Rio de Janeiro, 524km de Belo Horizonte e 1.238km de Brasília.

sábado, 10 de julho de 2010

Pará: Economia

Agricultura e pecuária. A economia estadual organizou-se, desde os tempos coloniais, em torno da coleta de produtos florestais. Ao colapso econômico da borracha sucedeu-se prolongada crise, de que só a partir de 1930 o estado começou a se recuperar.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pará: História

Conquista e formação. No fim do século XVI, após a união das coroas ibéricas em 1580, a administração colonial começou a estimular a conquista e povoamento do norte do Brasil. Processou-se de imediato a ocupação da zona bloqueada pela linha do Tratado de Tordesilhas, cujos termos colocavam o território do atual Pará (com exceção de pequena faixa próxima ao meridiano 48, a leste de Marajó) nas possessões espanholas. Assim, quando as incursões holandesas, inglesas e francesas vieram a ameaçar gravemente os domínios de Filipe II, já se procurava incorporar efetivamente o interior nortista às terras há muito conquistadas.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Santos - SP

Números

Fundação: 26 de janeiro de 1546
Área: 280,300 km²
População: 417.098
Densidade: 1 492,3 hab / km²
Altitude: 2 m

A cidade

Um dos maiores e mais movimentados portos marítimos do país, Santos guarda em seu passado histórico, no conjunto arquitetônico e nas belas praias grandes atrações para o turismo.

A cidade de Santos ocupa toda a porção leste da ilha de São Vicente, em frente à baía de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Dista 72km da capital paulista.

Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos para abrigar doentes desembarcados dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com o nome simplificado de Santos, foi elevado à categoria de vila em 1545.

domingo, 4 de julho de 2010

Pará: Cultura e Turismo

Belém é sede do Museu Paraense Emílio Goeldi, de fama internacional, que efetua pesquisas sobre a arqueologia, a fauna, a flora e a etnologia da região amazônica. Mantém um aquário, horto florestal, jardim zoológico, preciosa biblioteca especializada e notáveis coleções arqueológicas, etnográficas e artísticas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Edita publicações científicas de alto nível, internacionalmente prestigiadas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

São Luís - MA

Números

Fundação: 8 de setembro de 1612
Área: 827,141 km²
População: 1.224.053
Densidade: 1.241,74 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

Fundada pelos franceses no início do século XVII para se tornar o núcleo da França Equinocial e mais tarde ocupada pelos holandeses, São Luís tem hoje um dos mais modernos portos do Brasil.

São Luís é capital e principal cidade do estado do Maranhão. Situa-se na ilha de São Luís, entre as embocaduras dos rios Anil e Bacanga. O clima é tropical chuvoso, com temperatura média anual de 26o C. Os totais pluviométricos chegam a 2.083mm. Liga-se ao continente por duas pontes.