quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tocantins: Cultura e Turismo

Entidades culturais. A Universidade do Estado de Tocantins (Unitins) divide-se em vários centros regionais. Porto Nacional sedia os cursos de saúde pública; Araguaína, o de medicina veterinária; Miracema, os de administração pública e formação de professores; Gurupi, os do complexo agrícola; e Palmas, os cursos de engenharia e tecnologia.

Monumentos. Entre os principais monumentos do estado de Tocantins estão a catedral de Nossa Senhora das Mercês, construída em 1904 pelos padres dominicanos em Porto Nacional; a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Negros, em Natividade; e a igreja de Nossa Senhora da Consolação, erguida no final do século XIX, em Tocantinópolis.

Turismo. As paisagens naturais e as cidades históricas estimulam o desenvolvimento do turismo no estado. A principal atração é a ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do rio Araguaia. Com cerca de 20.000km2, um território no qual correm numerosos rios e que inclui a lagoa Grande (uma das maiores do Brasil), tem pesca abundante, que atrai turistas do país e do exterior.

A ilha abriga o Parque Indígena do Araguaia, habitado por índios carajás e javaés, e, no norte, o Parque Nacional do Araguaia, destinado a preservar a flora e a fauna locais. As praias dos rios Tocantins e Araguaia e a lagoa da Confusão, perto de Cristalândia, são outros centros de atração.

As principais cidades históricas são Porto Nacional, Natividade e Monte do Carmo. Natividade é considerada a capital cultural do estado e preserva em seu casario e ruas estreitas traços da arquitetura característica do ciclo do ouro (séculos XVIII e XIX). Também integram o circuito do turismo cultural do estado os garimpos de Tenente, os aquedutos usados na lavagem do ouro, o quilombo da Chapada e algumas festas tradicionais, como a romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade.