quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aracaju - SE

Números

Fundação: 17 de março de 1855
Área: 181,801 km²
População: 570.039
Densidade: 2.952,6 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

A decisão de transferir a sede do governo de Sergipe para uma área servida por um porto melhor que o de São Cristóvão deu origem a Aracaju, a primeira cidade planejada do Brasil.

Capital e principal cidade do estado de Sergipe, Aracaju localiza-se à margem direita do rio Sergipe, a cerca de cinco quilômetros de sua foz. Ocupa uma pequena planície litorânea, interrompida por ondulações no norte e nordeste, onde ficam os bairros de Santo Antônio, Joaquim Távora e Cidade Nova. O clima é tropical úmido, com temperaturas entre 20 e 30o C e chuvas abundantes no inverno.

A fundação de Aracaju deve-se aos esforços do governador da província, Inácio Joaquim Barbosa. Em 17 de março de 1855, a lei provincial no 413 transferiu para as proximidades do antigo e pequeno povoado de Santo Antônio do Aracaju a sede do governo, até então situada em São Cristóvão. A cidade foi projetada pelo engenheiro militar Sebastião José Basílio Pirro.

O progresso da cidade foi lento a princípio. Construída em terreno ingrato, arenoso, e rodeada de depressões pantanosas (o sítio fora escolhido em função da excelência do porto, vital para a exportação de açúcar), limitava-se, nos primeiros anos, a um quadrilátero de pouco mais de um quilômetro de lado, com as ruas em tabuleiro de xadrez. Com o tempo, os manguezais e brejos foram aterrados, e a capital acabou ligada por uma estrada reta ao povoado vizinho e histórico. Essa "estrada Nova" chamou-se depois avenida Independência. Duplicada na década de 1930, é hoje a avenida João Ribeiro.

A igreja matriz data de 1862. Os estabelecimentos industriais começaram a surgir por volta de 1880, entre eles a primeira fábrica de tecidos (1884). Mas a modernização só veio com o século XX: pavimentação de ruas (1900), serviço de bondes tirados por mulas (1906), iluminação elétrica (1908), estrada de ferro (1914), bondes elétricos (1926).

Ao lado de sua função político-administrativa, comercial, portuária e industrial, Aracaju representa importante papel como centro de serviços para todo o estado e foco convergente de vias de circulação: o eixo transversal, representado pela BR 235, que parte da cidade em direção ao interior, bem como a rede ferroviária e o eixo longitudinal, representado pela BR 101, no sentido norte-sul. A influência de Aracaju estende-se ao nordeste da Bahia. A cidade faz parte da Região de Produção Nordeste da Petrobrás. O principal produto agrícola da região é o coco-da-baía, matéria-prima para indústrias localizadas em Aracaju. A cidade é sede de uma universidade federal. O estádio Lourival Batista ("Batistão"), de 1969, tem capacidade para cerca de cinqüenta mil espectadores.

Links