segunda-feira, 28 de junho de 2010

Olinda - PE

Números

Fundação: 12 de março de 1535
Área: 37,9 km²
População: 397.268
Densidade: 13.497,7hab / km²
Altitude: 16 m

A cidade

Cidade brasileira das mais antigas, Olinda conta com importantes monumentos históricos e artísticos, entre os quais o mosteiro de São Bento, onde foi criado o primeiro curso de direito do Brasil.

Integrada à região metropolitana de Recife, Olinda situa-se na faixa litorânea do estado de Pernambuco, a apenas seis quilômetros da capital. Cercada de praias, a cidade assenta-se sobre suaves colinas.

Data de 1535 a fundação de Olinda que, dois anos mais tarde, foi elevada a vila por Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, de que se tornou capital. Entre 1630 e 1631, foi invadida pelos holandeses, que transferiram para Recife a sede da capitania. Elevada a cidade em 1637, recuperou a condição de capital em 1654, após a expulsão dos holandeses. A rivalidade entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife foi a causa principal da guerra dos mascates, que acabou com a elevação de Recife a vila, em 1711.

Capital de Pernambuco até 1937, Olinda possui importante conjunto arquitetônico colonial e por isso em 1982 seu centro histórico foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A maior parte de seus numerosos monumentos artísticos foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como o convento de São Francisco, o museu de arte contemporânea e o antigo palácio episcopal, transformado em museu.

Sites