sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fortaleza - CE

Números

Fundação: 13 de abril de 1726
Área: 313,140 km²
População: 2.505.552
Densidade: 8.001 hab / km²
Altitude: 21 m

A cidade

Fundada no século XVII com o objetivo de impedir a entrada de invasores estrangeiros, Fortaleza despontou no século XX com a pacífica vocação de atrair visitantes de todas as partes do mundo, que buscam suas belas praias e seu rico artesanato.

Localizada na planície costeira, à margem do oceano Atlântico, em trecho de dunas abundantes, Fortaleza, capital do estado do Ceará, situa-se em área de clima tropical, com temperatura média anual de 31,7o C e taxa média de pluviosidade anual de 1.379,5mm. A estação chuvosa se dá no verão.

História. Fortaleza foi edificada no início do século XVII, em uma costa arenosa, desprovida de ancoradouros, por motivos de ordem militar: sob a constante ameaça de invasões de franceses e holandeses, os portugueses construíram uma fortificação, na foz do rio Ceará, denominada São Sebastião. Destruída pelos indígenas, foi tomada em 1649 pelos holandeses, que levantaram um novo fortim às margens do rio Pajeú, com o nome de Fortaleza Schoonenborch. Reconquistada pelos portugueses em 1654, passou a chamar-se Forte de Nossa Senhora da Assunção, já então com apoio e cooperação dos índios pacificados. Em 1699 o núcleo foi elevado a vila, com o nome de São José do Ribamar. Em 1725 foi criado o município de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Passou à categoria de cidade em 1823, com o nome oficial de Fortaleza de Nova Bragança, mas a denominação que se popularizou foi a de Cidade de Fortaleza.

No século XIX, com a abertura dos portos brasileiros e a construção de estradas de penetração (principalmente ferroviárias), tornou-se possível o incremento do comércio de exportação, até então inexistente, devido às dificuldades de comunicação com o interior. A cidade desenvolveu-se nessa fase de rápido crescimento econômico, e passou a centro de escoamento da produção regional de algodão, café, cana-de-açúcar, mandioca e milho.

Surgiram nessa época as primeiras construções de estilo europeu, as ruas foram calçadas e iluminadas a gás, e o transporte urbano passou a ser feito por bondes a tração animal. Desde então a cidade figura como um dos principais centros urbanos do Nordeste.

Funções socioeconômicas. Ativo centro comercial, industrial, cultural, político e administrativo, Fortaleza é sede de órgãos regionais, como o Banco do Nordeste. O parque industrial de Fortaleza é um dos mais importantes do Nordeste, com inúmeras indústrias de beneficiamento de produtos vegetais (óleo de algodão, cera de carnaúba, castanha-de-caju), alimentos (sobretudo peixes e lagostas em conserva e frigorificadas), têxteis e vestuário.

Fortaleza está incluída entre as cidades turísticas brasileiras. Além da paisagem natural, em que se destacam as praias, com seus coqueirais e jangadas, os vários locais históricos, como a fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (1649, reconstruído em 1817), o Teatro José de Alencar (1910), o farol de Mucuripe, e a barra do Ceará, vários museus, como o de Minerais, o de Arte e Cultura populares, o Histórico e Antropológico do Ceará, o do Maracatu, praças e monumentos. Ponto especial de atração é a casa em que nasceu o escritor José de Alencar, onde funciona o Museu de Arte Artur Ramos. O Centro de Turismo (ex-Casa de Detenção, 1850-1866) e o Mercado Central são os principais pontos de artesanato -- objetos religiosos, cerâmica, couro, essências e raízes, palha, redes e renda.

Sites