quinta-feira, 10 de junho de 2010

Teresópolis - RJ

Números

Fundação: 6 de julho de 1891
Área: 770,507 km²
População: 162.075
Densidade: 195 hab / km²
Altitude: 910 m

A cidade

O clima ameno e as belezas naturais, entre as quais se destacam formações rochosas da serra dos Órgãos, são atrações que contribuíram para transformar Teresópolis em cidade turística.

Teresópolis localiza-se na microrregião serrana Fluminense, a 871m de altitude e 91km da capital estadual. O clima é tropical de altitude, seco e ameno, com temperatura média de 17°C e máxima de cerca de 27°C. Devido ao alto índice pluviométrico, a vegetação do município é constituída de densa floresta tropical.

A origem da cidade está ligada à abertura da estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, num trajeto mais curto do que os já existentes. Em 1855 foi criada a freguesia de Santo Antônio do Paquequer, à margem do rio de mesmo nome. Instaurado em 1891, o município de Teresópolis foi assim denominado em homenagem à imperatriz Teresa Cristina. A sede do município ganhou categoria de cidade em 1893. O incremento do turismo ocorreu a partir de 1909, quando a estrada de ferro chegou a Teresópolis, e tomou novo impulso em 1959 com a construção da rodovia Rio de Janeiro-Teresópolis. Desenvolveu-se na cidade uma indústria ligada à exploração do turismo, com a implantação de infra-estrutura hoteleira, e do comércio.

A economia do município baseia-se no turismo e na produção agrícola de legumes e hortaliças. São atrações regionais: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, cuja sede se localiza no perímetro urbano, com as pedras Açu, São João, Garrafão, Ermitage, Dedo de Deus (1.692m), Nariz do Frade (1.980m) e o ponto culminante, a pedra do Sino (2.263m). Teresópolis é servida por estradas de rodagem que a ligam às cidades vizinhas.

Sites