segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cuiabá - MT

Números

Fundação: 1° de janeiro de 1727
Área: 3.538,167 km²
População: 550.562
Densidade: 148,9 hab / km²
Altitude: 165 m

A cidade

A localização de Cuiabá coincide exatamente com o centro geodésico da América do Sul, cujo marco indicativo se situa na praça Moreira Cabral.

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá está situada à margem esquerda do rio do mesmo nome. Apresenta relevo tabular e suas temperaturas são elevadas, com chuvas no verão. Predomina em seus arredores a vegetação do cerrado, salvo às margens do rio Cuiabá, onde se concentra o remanescente da reserva florestal do município.

As primeiras notícias de ocupação efetiva da região datam de 1719, quando a descoberta do ouro atraiu para lá levas de povoadores vindos da Europa e dos estabelecimentos agrícolas do litoral. Assim, o núcleo desenvolveu-se em função da exploração aurífera e dos movimentos das bandeiras. Os distritos de Mato Grosso (Vila Bela) e Cuiabá constituíram, durante a primeira metade do século XVIII, os únicos aglomerados urbanos de toda a área que abrange o centro-norte do atual estado de Mato Grosso, na época sob a jurisdição da capitania de São Paulo. Esta, entretanto, sem poder responder pelos encargos administrativos das duas localidades, desanexou-as por meio do alvará de 9 de maio de 1748. Criou-se dessa forma a capitania de Mato Grosso e Cuiabá.

Com o declínio da exploração mineral nas jazidas e aluviões, que se revelaram de pequena importância, e com a imposição de normas drásticas de fiscalização e o estabelecimento da sede do governo da capitania em Vila Bela, iniciou-se para Cuiabá um período de rápida decadência, com evasão em massa da população, que lá não encontrava nenhum elemento fixador.

A vila foi elevada à categoria de cidade em 17 de setembro de 1818, passando a ser capital em 1820. A função de centro administrativo, no entanto, não foi suficiente para tirar Cuiabá da estagnação econômica em que se encontrava, da qual somente libertou-se a partir de meados do século XX, com sua ligação à rede rodoviária nacional, realizada em 1960. Essa ligação tirou partido da excelente posição estratégica de que a cidade desfruta, permitindo seu desenvolvimento como pólo de atração regional e porta de entrada para toda a Amazônia meridional.

O centro urbano abrange a parte mais antiga de Cuiabá, que compreende um conjunto de vias estreitas e tortuosas que datam do ciclo da mineração. Desse período podem ainda ser encontrados, na chamada Cidade Velha, inúmeros sobrados, a igreja do Rosário e a capela de São Benedito (1772), exemplos típicos da arquitetura colonial brasileira, que, juntamente com as características do traçado dessa área, conferem certo potencial turístico à cidade.

Na economia, o setor terciário é o de maior relevância, em virtude da função administrativa como sede estadual e de sua posição como único centro urbano de vulto em uma vasta região.

Links

Prefeitura de Cuiabá
Cuiabá Turismo
CuiabaTur
Guia Cuiabá