domingo, 20 de junho de 2010

Porto Seguro - BA

Números

Fundação: 30 de junho de 1891
Área: 2.408 km²
População: 122.896
Densidade: 57 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

A cidade histórica de Porto Seguro tem sua origem estreitamente ligada à história do Brasil, pois se encontra no município a primeira porção de terra avistada pelos descobridores portugueses: um monte "mui alto e redondo" que Pedro Álvares Cabral batizou com o nome de Monte Pascoal. A cidade deve seu nome à excelência do ancoradouro, descrito por Pero Vaz de Caminha como "muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada".

Porto Seguro é uma cidade da Bahia, localizada no extremo sul do estado, junto à foz do rio Buranhém, na baía de Cabrália. O município, situado a 370km de Salvador, tem como ponto culminante o Monte Pascoal, com 546m de altitude. A vila que deu origem à cidade foi fundada em 1535 por Pêro do Campo Tourinho, para sede da donataria de Porto Seguro. O núcleo foi assediado pelos índios aimorés ao longo dos séculos XVI e XVII. Sede da capitania até 1759, foi elevada à categoria de cidade apenas em 1891. A paisagem observada pelos portugueses quando de seu desembarque na região foi preservada com a criação, em 1961, do Parque Nacional de Monte Pascoal, com 22.500ha.

O município tem a economia baseada na agricultura, na pecuária bovina e no turismo. O litoral de Porto Seguro, rico em areias monazíticas, contém jazidas de águas-marinhas, ametistas e grafita, além de pedra calcária. As matas têm grande quantidade de madeiras-de-lei, em especial pau-brasil. Na parte histórica da cidade encontram-se interessantes monumentos arquitetônicos do século XVI, como a igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, a de Nossa Senhora da Penha e a de São Benedito.

Sites


Prefeitura de Porto Seguro
Porto Seguro Turismo
Porto Seguro Convention & Visitors Bureau