domingo, 13 de junho de 2010

Teresina - PI

Números

Fundação: 16 de agosto de 1852
Área: 1.755,698 km²
População: 802.537
Densidade: 444,2 hab / km²
Altitude: 72 m

A cidade

Conhecida como "Cidade Verde", pela arborização de suas praças e ruas, Teresina foi planejada e construída para exercer a função de capital do Piauí. Única capital do Nordeste brasileiro localizada no interior, situa-se na margem direita do rio Parnaíba, na confluência desse rio com o Poti. A cidade foi edificada sobre a chapada do Corisco, a uma altitude de 72 m.

No princípio do século XVIII, a capitania do Piauí estava sob a jurisdição da capitania do Maranhão e tinha por capital Oeiras. A dificuldade de comunicação e comércio provocou a transferência da capital para uma área próxima ao rio Parnaíba, mais bem localizada em relação a outras cidades e ao litoral. O local escolhido, a uma légua do povoado de Poti Velho, recebeu o nome de Vila Nova do Poti. Em 1852 houve a autorização formal para a transferência e a vila foi elevada à categoria de cidade e capital da província com o nome de Teresina, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina.

Os primeiros moradores da cidade foram os da antiga vila Poti e de regiões próximas. Foi rápida a expansão inicial da cidade como centro administrativo e comercial varejista, o que provocou também um aumento acelerado da população. A parte antiga da cidade estruturou-se na confluência dos rios Poti e Parnaíba, mas em seu crescimento ocupou a chapada do Corisco. Corresponde ao centro administrativo e comercial, em torno do qual se distribuíram as residências, com as ruas traçadas em xadrez.

Em 1858, a fundação da Companhia de Navegação do Rio Parnaíba levou à criação de um porto fluvial. Após a instalação da estrada de ferro São Luís-Teresina, a área de influência econômica da capital aumentou. A partir de 1950, a construção de rodovias federais também contribuiu para o desenvolvimento comercial da cidade. Surgiram novos bairros residenciais que a estenderam para o norte até Poti Velho. Em direção ao sul, ao longo da BR-316, uma ocupação programada pelo governo levou à construção do distrito industrial e de conjuntos habitacionais. Ampliou-se então a função comercial e de serviços de Teresina, que passou a atingir o vale do Mearim. Em 1965, a cidade continuou a se expandir e transpôs o rio Poti. Na outra margem formaram-se os bairros residenciais do Jockey e de Fátima.

Economia. Núcleo redistribuidor de produtos manufaturados provenientes do Sudeste e das capitais nordestinas, Teresina também é centro exportador de produtos regionais, como cera de carnaúba, óleos vegetais, massas alimentícias, móveis, couros e peles. Entre suas principais indústrias figuram as de produtos alimentícios, de extração de óleo de babaçu e do algodão, de bebidas, de material de construção, química e têxtil. O artesanato produz artigos de couro, fibra, palha, madeira e cerâmica.

Teresina é o mais importante centro cultural do Piauí. A Universidade Federal do Piauí, fundada em 1968, destaca-se entre os estabelecimentos de ensino superior. O Museu Histórico do Piauí conserva peças indígenas, objetos de vaquejada do século XIX e fósseis. São diversos os eventos locais ligados ao folclore popular, como o Encontro de Folguedos do Nordeste, em julho.

Links