terça-feira, 15 de junho de 2010

Boa Vista - RR

Números

Fundação: 9 de julho de 1890
Área: 5.687 km²
População: 266.901
Densidade: 45,9 hab / km²
Altitude: 85 m

A cidade

As constantes incursões de ingleses, holandeses e espanhóis no norte do Brasil levaram as autoridades portuguesas a construir, em 1765, a fortaleza de São Joaquim e dois postos militares. Essa é a origem da cidade de Boa Vista.

Capital do estado de Roraima, Boa Vista situa-se à margem direita do rio Branco e o município ocupa uma área de 96.501km2. Cidade de crescimento lento, devido à localização em região subdesenvolvida e de baixa densidade demográfica, Boa Vista apresenta um clima quente e úmido, com seca no verão, com média térmica anual de 30° C.

O início da ocupação da região data do século XVIII, quando missionários carmelitas começaram os trabalhos de catequese dos índios. Em 1858, o governo do Amazonas estabeleceu a freguesia de Nossa Senhora do Carmo, cuja sede foi elevada à vila em 1890, com o nome de Boa Vista do Rio Branco. Em 1926, passou a cidade e em 1938 sua denominação foi simplificada para Boa Vista.

A principal atividade econômica da cidade é a pecuária bovina. A maior parte do rebanho destina-se à exportação e ao corte. Na agricultura os produtos de maior importância econômica são arroz, mandioca e milho e há indústrias de beneficiamento de madeira e minérios. Boa Vista e Manaus comunicam-se por via aérea e também fluvial, através dos rios Branco e Negro; a cidade liga-se aos principais centros do país pelas rodovias BR-174 e BR-417 e por via aérea.

Em 1945, elaborou-se um plano urbanístico para Boa Vista, que, porém, não foi totalmente implantado.

Links