quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campos do Jordão - SP

Números

Fundação: 29 de abril de 1874
Área: 289,512 km²
População: 46.505
Densidade: 171,0 hab / km²
Altitude: 1.628 m

A cidade

Chamada de "Suíça brasileira" pela excelência de seu clima e pela beleza de sua arquitetura, a cidade de Campos do Jordão é uma das estâncias turísticas mais procuradas do país.

Situa-se no leste do estado de São Paulo, na serra da Mantiqueira, a 184km da capital. Com uma altitude de 1.628m, a cidade tem clima tropical de altitude, com média anual de 14o C. 

O turismo beneficia-se do clima e do fácil acesso à cidade por rodovia, tanto do Rio de Janeiro, como de São Paulo e Belo Horizonte. A cidade surgiu em área de criação e logo se transformou em centro de comércio de gado. Em 1915 foi elevada a distrito e em 1934 a município, que incorporou os núcleos de Abernéssia, Capivari e Jaguaribe, localizados no vale e ao longo da estrada de ferro.

O clima de montanha e a beleza da paisagem que a circunda, transformaram Campos do Jordão em cidade essencialmente turística, com festas e promoções durante todo o ano. A mais tradicional é o Festival de Inverno, inspirado nos festivais de Salzburgo, na Áustria, e de Tanglewood, nos Estados Unidos, quando se realizam concertos ao ar livre de orquestras de câmara e sinfônicas, e apresentação de espetáculos de ópera.

Sites