segunda-feira, 19 de julho de 2010

João Pessoa - PB

Números

Fundação: 5 de agosto de 1585
Área: 210,45 km²
População: 702.235
Densidade: 3.336,8 hab / km²
Altitude: 40 m

A cidade

Terceiro centro urbano criado no Brasil, João Pessoa registra em sua história a presença de franceses, holandeses e portugueses. É um importante centro turístico do Nordeste, pois além de possuir belas praias, é uma das cidades mais arborizadas do mundo.

João Pessoa é capital do estado da Paraíba. Na ponta do Seixas, junto ao cabo Branco, na praia de Tambaú, localiza-se o ponto que marca o extremo leste da América do Sul. A cidade estende-se das margens do rio Sanhuá até a praia de Tambaú. A área urbana distribui-se em três planos. Na cidade alta localizam-se as residências; na média, o comércio varejista e na baixa, o comércio atacadista, a estação ferroviária, o porto, as poucas indústrias e os bancos.

Em 1574, para evitar que os franceses se estabelecessem definitivamente no local, onde exploravam o pau-brasil, o rei de Portugal mandou construir fortificações na foz do rio Paraíba. Em 1585, João Tavares foi enviado para desalojar os franceses e aliou-se a uma das tribos da região. Assim fortalecido, obteve um acordo com os ocupantes, firmado numa colina à margem do rio Sanhauá, afluente do Paraíba, no local onde hoje se ergue a cidade de João Pessoa.

Inicialmente, o núcleo urbano tomou o nome de Nossa Senhora das Neves. Em seguida chamou-se Felipéia, em honra do rei da Espanha, sob cujo domínio Portugal se encontrava. Levadas por Martim Leitão, várias famílias chegaram ainda em 1585. Em 1634, a cidade foi ocupada pelos holandeses. Quando os invasores se aproximavam, depois de incendiar as construções mais importantes, a população abandonou a cidade, que recebeu o nome de Frederiskstadt. João Fernandes Vieira chefiou a reação e tomou o governo, após ter expulsado os holandeses. A cidade passou a chamar-se João Pessoa em 4 de setembro de 1930, em homenagem ao governador da Paraíba, assassinado em Recife. O fato causou comoção nacional e foi um dos motivos da revolução de 1930.

A pesca é uma das principais atividades econômicas e ocupa boa parte da população da orla marítima e das margens dos rios. A produção de caju e de coco, predominantemente extrativa, é uma importante atividade econômica urbana. Só existem indústrias leves. João Pessoa é também centro turístico. Um de seus principais hotéis, construído segundo projeto do arquiteto Sérgio Bernardes, localiza-se na praia de Tambaú, a seis quilômetros do centro da capital. Entre muitos monumentos barrocos, destaca-se o Conjunto Franciscano, formado pela igreja de São Francisco e o convento de Santo Antônio, que começou a ser construído em 1589.

No fim do século XX, técnicos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram ser João Pessoa a cidade mais arborizada do mundo depois de Paris. Por esse motivo, a capital paraibana é conhecida como "Cidade Jardim" e "Cidade Pomar". A constituição estadual proíbe a construção de prédios com mais de três andares na beira-mar e nas duas primeiras ruas paralelas e, por isso, a orla marítima ostenta apenas casas baixas e restaurantes.

João Pessoa possui trinta quilômetros de praias, com vastos coqueirais e águas claras e mornas. As principais praias, aprazíveis em qualquer época do ano, são: do Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Penha, Arraial, Jacarapé, do Sol, Cumurupim e Barra de Gramame. No vizinho município de Cabedelo, estão as praias de Camboinha, Poço e Formosa.

Links

Prefeitura de João Pessoa
João Pessoa Turismo
João Pessoa Convention & Visitors Bureau