terça-feira, 20 de julho de 2010

Porto Velho - RO

Números

Fundação: 2 de outubro de 1914
Área: 34.082 km²
População: 382.829
Densidade: 10,8 hab / km²
Altitude: 85 m

A cidade

Porto Velho surgiu graças ao Tratado de Petrópolis, que previu, em 1903, a criação de um porto fluvial e de uma ferrovia, a Madeira-Mamoré, para escoamento da produção boliviana de borracha.

Porto Velho é capital do estado de Rondônia e se localiza na margem direita do rio Madeira, a 98m de altitude. A povoação teve início no núcleo de casa dos empregados da Madeira-Mamoré Railway, companhia que construiu a estrada de ferro, por volta de 1907. Com a instalação dos serviços da ferrovia, formou-se ali um núcleo populoso e instalou-se o porto de grande movimento. 

Desmembrado em 1914 do município amazonense de Humaitá, Porto Velho foi elevado à categoria de cidade em 1919. Em 1943 tornou-se capital do recém-criado território de Guaporé, que em 1956 receberia a denominação de Rondônia em homenagem ao sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon.

A partir da década de 1960, a cidade registrou enorme crescimento populacional, em conseqüência da exploração da cassiterita e da abertura da rodovia Brasília-Acre. A região é responsável por cerca de oitenta por cento da produção nacional de cassiterita, além de borracha de seringueira, copaíba, castanha-do-pará e madeira de lei. A principal atividade econômica do município é portanto a extrativa, de produtos minerais e vegetais, à qual se dedicam mais de setenta por cento da população. Destacam-se ainda a comercialização de produtos típicos da região amazônica -- tais como pescado e couro e peles de animais silvestres -- com serrarias, usinas e curtumes, além de pequenos estabelecimentos de beneficiamento de borracha e óleo de copaíba, utilizado como secante de vernizes e remédio.

Links