sexta-feira, 2 de julho de 2010

São Luís - MA

Números

Fundação: 8 de setembro de 1612
Área: 827,141 km²
População: 1.224.053
Densidade: 1.241,74 hab / km²
Altitude: 4 m

A cidade

Fundada pelos franceses no início do século XVII para se tornar o núcleo da França Equinocial e mais tarde ocupada pelos holandeses, São Luís tem hoje um dos mais modernos portos do Brasil.

São Luís é capital e principal cidade do estado do Maranhão. Situa-se na ilha de São Luís, entre as embocaduras dos rios Anil e Bacanga. O clima é tropical chuvoso, com temperatura média anual de 26o C. Os totais pluviométricos chegam a 2.083mm. Liga-se ao continente por duas pontes.

História. Os primeiros habitantes da área onde hoje está São Luís foram os índios tupinambás. A cidade foi fundada em 1612 pelos franceses que ali aportaram, sob o comando de Daniel de La Touche, o senhor de La Ravardière, com três navios e pouco mais de 500 homens. Em 1615 a ilha foi conquistada pelos portugueses e, a partir de 1641, esteve sob domínio holandês durante três anos. Nascida com a função de defesa e ponto de partida para a ocupação do interior, São Luís teve crescimento lento. O mais importante surto de desenvolvimento começou com a fundação da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão, em 1755, que introduziu a cultura do algodão, visando a indústria têxtil da Inglaterra.

No século XIX, o crescimento manteve ritmo intenso graças à lavoura canavieira. Datam desse período os casarões de azulejos, um marco da fisionomia urbana. Foi também uma fase de grande ebulição política e cultural. Cenário de movimentos de libertação como a balaiada, em 1838, São Luís foi chamada a "Atenas brasileira" pelo nível de suas atividades culturais.

A abolição da escravatura teve conseqüências negativas em seu desenvolvimento e a cidade entrou no século XX em estagnação. A partir de 1930 houve uma retomada do crescimento, com a valorização do babaçu e do arroz nos mercados externo e interno. Na década de 1980 um novo surto de desenvolvimento começou com a chegada da Ferrovia Carajás e a construção do porto Ponta da Madeira, na baía de São Marcos, para escoamento da produção mineral do projeto Carajás, da Companhia Vale do Rio Doce, no Pará. Com capacidade de atracação de navios de grande calado e até 300.000 toneladas, Ponta da Madeira só tem rival no porto de Rotterdam, Países Baixos, o maior descarregador de minério da Europa.

Economia. A chegada do sistema Carajás a São Luís mudou a fisionomia da cidade. Até então centro das atividades comerciais e de serviços das regiões do litoral e dos vales dos rios, com as quais se comunica por transporte ferroviário e fluvial, São Luís ampliou sua área de influência até o sul do estado, grande produtor de soja, e exporta a produção local, levada pela ferrovia Carajás até o porto de Ponta da Madeira. O projeto da Vale gerou empregos diretos e indiretos em São Luís e proporcionou expressivo aumento de arrecadação de impostos, o que se refletiu na economia global da capital maranhense. Entretanto, um sério problema da cidade é a migração de grande contingente rural sem emprego, que agrava os problemas sociais e de saúde pública da capital.

Outra atividade importante é a extração e industrialização do babaçu, transformado em óleo, gordura comestível, sabões e rações para gado. Os produtos são exportados para o mercado nacional e internacional pelo porto de Itaqui. São também indústrias de destaque a de transformação de minérios, têxtil, alumínio e mobiliário. Além dos portos, a cidade conta com um aeroporto e linhas ferroviárias e rodoviárias.

Desenvolvimento urbano e cultura. Situada no ponto de convergência dos rios em cujos vales o algodão era cultivado, a cidade tornou-se o porto natural para a exportação. Cresceu em direção às partes mais baixas, com o aterro de brejos e manguezais. As ruas adaptaram-se ao relevo do terreno e são sinuosas, estreitas e íngremes e muitas delas conservam o calçamento colonial de pedras de cantaria.

São Luís é importante centro turístico por sua arquitetura colonial, representada pelos casarões azulejados, o recuperado Convento das Mercês e a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, construída pelos jesuítas em 1726. A fonte do Ribeirão, com galeria subterrânea, data de 1796 e continua a fornecer água para a população. Entre os monumentos mais importantes da cidade está o palácio dos Leões, hoje sede do governo estadual e, no passado, um forte francês construído de pau-a-pique e chamado de Saint-Louis.

O ensino superior concentra-se na Universidade Federal do Maranhão. A cidade promove eventos culturais e folclóricos e festas populares como o Tambor de Mina, a Festa do Divino, o Bumba-Meu-Boi. Suas praias, como Olho d'Água, Ponta d'Areia, do Calhau, e do Araçago, também são grande atração para os turistas.

Links