quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Angra dos Reis - RJ

Números

Fundação: 6 de janeiro de 1502
Área: 800,430 km²
População: 164.191
Densidade: 185,5 hab / km²
Altitude: 5 m

A cidade

Um dos principais centros turísticos do estado do Rio de Janeiro, Angra dos Reis viu sua fisionomia transformar-se a partir da década de 1970, com a construção da primeira usina nuclear brasileira.

Angra dos Reis situa-se no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, numa estreita faixa de terra entre o mar e a serra do Ariró. Descoberta a angra em 6 de janeiro de 1602, o povoado desenvolveu-se em função da atividade portuária.

No entanto, a inauguração do ramal ferroviário de São Paulo e a abolição da escravatura trouxeram-lhe um período de decadência que só terminou com a construção do porto (1928) e sua integração à rede rodoferroviária do país. O porto ganhou vida nova com a entrada em funcionamento da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda RJ (1946).

A principal atividade econômica é o turismo, sobretudo na ilha Grande (193km2), 5o distrito do município, onde funciona um presídio. Instalou-se na cidade um estaleiro e uma base naval. Segundo o acordo nuclear Brasil-Alemanha, de 1975, seriam construídas em Angra dos Reis as primeiras usinas nucleares do país. O principal monumento tombado é a igreja de N. S. do Carmo (século XVII).

Sites