sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Goiás: População

A região Centro-Oeste caracteriza-se pela baixa concentração demográfica. No entanto, a partir da implantação de Brasília e da descoberta dos cerrados como nova fronteira econômica, em etapas diferentes, dirigiram-se para Goiás grandes fluxos de migrantes, sobretudo das cidades muito populosas ou das regiões mais pobres do país, em busca de ocupação ou de novas opções de vida.

A ocupação de mão-de-obra na montagem da infra-estrutura do estado -- rodovias e hidrelétricas -- e na instalação de novas indústrias permitiu que essa ocupação se desse de maneira mais organizada, sem formar os bolsões de miséria e de populações marginais típicos das grandes capitais brasileiras. Com o desmembramento que deu origem ao estado de Tocantins, em 1988, a população de Goiás reduziu-se, mas manteve suas taxas de crescimento e de densidade demográfica. Verifica-se maior concentração populacional na região central do estado, a oeste do Distrito Federal.

A palavra Goiás, originada do tupi, que designa a noção de "pessoas iguais, da mesma raça, parentes", bem se aplica à solidariedade e ao espírito comunitário do povo goiano, comprovados pelas obras sociais abundantes em praticamente todas as cidades do estado, destinadas a socorrer a população carente.