terça-feira, 3 de agosto de 2010

Macapá

Números

Fundação: 4 de fevereiro de 1758
Área: 6.563 km²
População: 355.000
Densidade: 52,4 hab / km²
Altitude: 14 m

A cidade

Situada sobre a linha do equador, a cidade de Macapá tem entre suas atrações turísticas o Marco Zero, monumento construído sobre a linha divisória dos dois hemisférios.

Macapá, capital do estado brasileiro do Amapá, situa-se na margem esquerda do canal norte do rio Amazonas. O clima é tropical superúmido, caracterizado por pequena variação entre as temperaturas (a média das máximas é 28° C e das mínimas, 22° C).

Preocupada com a ameaça dos conquistadores franceses, a coroa portuguesa incumbiu Francisco Xavier de Mendonça Furtado, capitão-general e governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, de instalar na região a vila de São José do Macapá, fundada 4 de fevereiro de 1758. No mesmo local seria construída a fortaleza de igual nome, inaugurada em 1782. Em 1856, a vila ganhou foro de cidade, sede do município de São José do Macapá. Em 1940 a cidade foi incorporada ao recém-criado território federal do Amapá, de que se tornou capital em 1944. Em fins da década de 1940, a Indústria e Comércio de Minérios S.A. (Icomi) passou a explorar as enormes jazidas de manganês da região da serra do Navio, então nos limites do município. A atividade atraiu imigrantes e promoveu o desenvolvimento de Macapá e fez a população crescer rapidamente.

A agropecuária e a pesca são funções importantes em Macapá, mas a principal atividade continua ligada à extração do manganês, minério do qual o Amapá é o maior exportador brasileiro. O acesso a Macapá só é feito por via fluvial e aérea, pelo Aeroporto Internacional de Macapá.

Sites

Estado do Amapá
Amapa.net
Amapá Convention & Visitors Bureau