sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Blumenau

Números

Fundação: 2 de setembro de 1850
Área: 519,837 km²
População: 299.416
Densidade: 576 hab / km²
Altitude: 21 m

A cidade

Entusiasmado com o solo e as possibilidades do Brasil, o químico alemão Hermann Otto Blumenau instalou-se em 1850 com 16 compatriotas no vale do Itajaí para fundar uma colônia agrícola.

Blumenau, cidade onde se iniciou a colonização alemã no estado de Santa Catarina, situa-se na confluência do Itajaí com seus afluentes Testo, Itoupava, Velha e Garcia, a 139km de Florianópolis. O clima é quente e úmido no verão, com média de 21o C.

Em 1880 foi criado o município de Blumenau e, dois anos mais tarde, a colônia, que já contava com 15.000 imigrantes alemães, foi designada sede municipal e elevada à condição de vila. Embora destinada por seus fundadores às atividades agrícolas, Blumenau tomou outro rumo depois que ali se instalaram artesãos e tecelões. Tornou-se cidade em 28 de julho de 1894.

No final do século XX, a microrregião de Blumenau abrigava uma das maiores concentrações de tecelagens do mundo. O setor metal-mecânico ocupava o segundo lugar em importância nas atividades industriais do município. O maior evento turístico da cidade é a Oktoberfest, que registra anualmente cerca de um milhão de visitantes.

Sites

Prefeitura de Blumenau
Guia Blumenau
Blumenau Convention & Visitors Bureau