sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rio de Janeiro: Cultura e Turismo

Capital do país durante dois séculos, desde 1763 até a inauguração de Brasília, em 1960, a cidade do Rio de Janeiro ostenta um invejável patrimônio cultural e artístico. Também muitas outras cidades do estado participam dessa riqueza, já por força do poder irradiador da metrópole carioca, já em decorrência do passado fastígio do café.

Entidades culturais. Funcionam no estado do Rio de Janeiro quatro universidades federais e duas estaduais, além de várias outras particulares e numerosas faculdades e escolas isoladas. As mais tradicionais são, na capital, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Universidade Gama Filho (UGF). Fora da capital destacam-se a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goitacases, fundada em 1994, e a Universidade Católica de Petrópolis.

Além desses centros universitários, cumpre destacar a atuação, no campo da pesquisa sanitária, da Fundação Osvaldo Cruz, na capital, e do Instituto Vital Brasil, em Niterói.

Museus. São muitos e de grande interesse os museus do estado do Rio de Janeiro. O Museu Imperial, fundado em 1938, funciona no Palácio do Grão-Pará, antiga residência da família imperial em Petrópolis. O Museu do Primeiro Reinado, na cidade do Rio de Janeiro, ocupa a casa que pertenceu à marquesa de Santos, no bairro de São Cristóvão. Também em São Cristóvão tem sede o Museu Nacional, criado pelo príncipe D. João em 1808, instalado na Quinta da Boa Vista e incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Outros museus da capital são o do Índio, fundado em 1956, Histórico Nacional (1922), o da Cidade (1914) e o da República.

Entre os museus de artes plásticas destacam-se o Museu Nacional de Belas-Artes, o de Arte Moderna, o de Imagens do Inconsciente e o Museu da Chácara do Céu. Outros museus: do Folclore Édison Carneiro, da Imagem e do Som, dos Teatros, Villa-Lobos, Aeroespacial, da Fauna, de Astronomia e da Fundação Osvaldo Cruz.

Acervo arquitetônico. Além de suas atrações naturais, o Rio de Janeiro possui valioso acervo arquitetônico, com inúmeros monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacam-se o aqueduto da Carioca, que conduziu o encanamento de água do Silvestre até o centro da cidade de 1723 até 1896, quando foi adaptado para receber os bondes de Santa Teresa; o Paço Imperial, inaugurado em 1743; o Teatro Municipal (1909), inspirado no Opéra de Paris; o prédio da Biblioteca Nacional, do início do século XX; e o palácio do Catete, que, construído em estilo neoclássico, foi sede do poder executivo até 1960, quando se tornou Museu da República.

Têm também importante valor arquitetônico a sede da Fundação Osvaldo Cruz, construída em estilo mourisco e inaugurada em 1900; o palácio Guanabara, antiga residência oficial do presidente da república e atual sede do governo estadual; o palácio do Itamarati; os conjuntos arquitetônicos da rua do Catete, do jardim e do morro do Valongo e do arco do Teles; a Quinta da Boa Vista; as igrejas e conventos de Santa Teresa e de Santo Antônio, a igreja, o mosteiro e o morro de São Bento.

Merecem citação na capital, entre outras, a catedral metropolitana do estado do Rio de Janeiro; as igrejas de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, com o conjunto arquitetônico e paisagístico do morro em que está situado; de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte; de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; de Nossa Senhora do Carmo da Lapa; e de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. De grande valor histórico e artístico são também os chafarizes de Grandjean de Montigny, da Glória, do Lagarto, de Paulo Fernandes, do Mestre Valentim, da rua do Riachuelo, das Saracuras e a Bica da Rainha.

Em muitas cidades do estado encontram-se ainda conventos, igrejas e construções antigas de grande interesse histórico e arquitetônico, como por exemplo, em Angra dos Reis, a igreja de Nossa Senhora do Carmo (1593) e a capela de Santa Luzia (1632); em Arraial do Cabo, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVI; em Cabo Frio, a Fonte do Itajuru (1870), com azulejos portugueses seiscentistas, o convento de Nossa Senhora dos Anjos (do final do século XIX), que abriga o Museu de Arte Sacra, e o Forte de São Mateus (1616); em Campos, a basílica de São Salvador (1652); e em Macaé, a igreja de Santana (do século XVII).

Em Niterói, pode-se ver o forte de Santa Cruz (1555), tombado pelo patrimônio histórico nacional, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora (do século XIX), que tem o maior órgão de tubos da América Latina, a igreja de são Lourenço dos Índios (1627), marco da fundação de Niterói, e a igreja São Sebastião do Itaipu (1716), construída pelo padre Anchieta. Entre os diversos monumentos tombados pelo patrimônio histórico e artístico nacional em Parati, destaca-se a igreja de Santa Rita, que abriga o Museu de Arte Sacra, a casa da Cadeia (1701) e o forte Defensor Perpétuo (1703). Petrópolis, por sua vez, abriga a catedral de São Pedro de Alcântara, em estilo gótico francês, o palácio Quitandinha (1944) e a casa de Santos Dumont (1918), projetada pelo inventor.

Turismo. A cidade do Rio de Janeiro é o principal centro turístico do Brasil, e alguns de seus pontos de atração, como Pão de Açúcar e o Corcovado, tornaram-se mesmo símbolos do país. Outros pontos de interesse são suas inúmeras praias e parques florestais -- como o Parque da Pedra Branca e o da Floresta da Tijuca, as duas maiores áreas verdes urbanas do mundo --, as ilhas da baía de Guanabara, as igrejas, os centros esportivos, as quadras das escolas de samba.

Entre as atrações do restante do estado contam-se balneários e estâncias serranas. As cidades litorâneas recebem nos fins de semana e no verão grande número de visitantes. De oeste para leste sucedem-se as praias das cidades de Parati, Angra dos Reis, Niterói, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Macaé. Não muito longe das praias situam-se as estâncias de altitude da serra do Mar (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) e do maciço de Itatiaia (Penedo, Itatiaia, Visconde de Mauá).

Eventos. A cidade do Rio de Janeiro tem dois eventos turísticos de destaque no calendário mundial: o carnaval, com o desfile das escolas de samba do grupo especial, na Passarela do Samba, projetada por Oscar Niemayer, e o réveillon, com a queima de fogos de artifício na orla marítima.