sábado, 21 de agosto de 2010

Goiás: Cultura e Turismo

Entidades culturais. O estado conta com duas grandes instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Católica de Goiás, ambas sediadas na capital. Entre as entidades culturais, destacam-se a Academia Goiana de Letras, fundada em 1930, a seção goiana da União Brasileira de Escritores, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, a Agremiação Goiana de Teatro e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Dentre as bibliotecas existentes no estado, destacam-se as da Universidade Federal de Goiás, a maior das quais é a da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Das bibliotecas mantidas pelas entidades culturais, a mais importante é a do Instituto Histórico e Geográfico. O Departamento Estadual de Estatística e a Delegação da Fundação IBGE mantêm bibliotecas especializadas, e a Prefeitura de Goiânia, a Biblioteca Pública Municipal.

Museus. Entre os museus destacam-se, em Goiânia, o Museu Professor Zoroastro Artiaga, pertencente ao estado, com coleções de zoologia, mineralogia e peças indígenas; o Museu Antropológico do Instituto de Ciências Humanas e Letras, com peças indígenas, especialmente das tribos carajás, craôs e caiapós; e o Museu Ornitológico, particular, que dispõe de peças provenientes de outros países. A prefeitura municipal de Cristalina mantém um pequeno museu com exemplares de minérios, animais e madeiras da região, no qual se destacam as pedras preciosas e semipreciosas, em bruto e lapidadas pelos alunos da escola existente na cidade.

Acervo arquitetônico. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou praticamente todo o conjunto arquitetônico da cidade de Goiás, na qual se destaca a praça Monsenhor Confúcio, os antigos Paço Municipal e Palácio dos Governadores, várias igrejas e capelas. Entre outros monumentos importantes figuram, em Niquelândia, a igreja de Nossa Senhora do Rosário; em Pilar de Goiás, o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade; e em Pirenópolis, a matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728).

Folclore. Entre os festejos folclóricos tradicionais do estado, destacam-se as festas do Divino Espírito Santo, de Santana, do Senhor Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora do Rosário. Entre as danças populares, o congado (auto popular), o cururu (dança com canto em desafio), o maribondo, o quebra-machado e o recortado (dança popular sapateada).

Turismo. As principais atrações para apreciadores de arte e arquitetura estão nas cidades de Goiás, antiga capital do estado, Pilar de Goiás, Pirenópolis e Goiânia. Caldas Novas, estância hidromineral muito procurada, apresenta piscinas naturais, grutas e uma lagoa com água à temperatura de 38o a 42o C.

No município de Paraúna, no sudoeste do estado, encontram-se na serra do Caiapó extensas muralhas de pedra, trabalhadas pelo vento, que simulam grandiosa cidade em ruína. Outros pontos de interesse são as minas de cristal-de-rocha de Cristalina, bem como, para os apreciadores da caça e da pesca, certos trechos do rio Araguaia com torneio de pesca; o lago Azul, na represa do rio Paranaíba, no município de Três Ranchos; as termas de Cachoeira Dourada e o centro de lazer de Pico dos Pireneus.