domingo, 9 de maio de 2010

Alagoas: Cultura e Turismo

Cultura. No final da década de 1980 funcionavam no estado de Alagoas perto de 250 bibliotecas, totalizando 310.000 títulos catalogados. Eram sete os seus museus, destacando-se o de História e Arte Sacra, do dr. Mário Hélio Gouveia, e o do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além da Pinacoteca do Palácio dos Martírios. As principais entidades culturais do estado são o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, a Academia Alagoana de Letras, a Comissão Alagoana de Folclore, o Teatro Universitário, e a Associação Teatral das Alagoas, a Sociedade de Cultura Artística, e a Associação Alagoana de Imprensa (em Maceió).

Imprensa, rádio e TV. Dos jornais do estado, a Gazeta de Alagoas, o Jornal de Alagoas, a Folha Mercantil e o Jornal de Hoje são os principais. Entre as emissoras de rádio destacam-se a Radiodifusora de Alagoas, a Rádio Educadora Palmares de Alagoas, a Rádio Gazeta de Alagoas e a Rádio Progresso de Alagoas. Como emissora de TV, mencione-se a TV Gazeta de Alagoas.

Monumentos. Destacam-se na capital a catedral metropolitana e a igreja dos Martírios, os palácios barão de Jaraguá e Tavares Bastos (sede da Assembléia Legislativa), as estátuas dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, general Pedro Aurélio de Góis Monteiro e visconde de Sinimbu. Na cidade colonial de Penedo, citem-se a casa da Aposentadoria (1781) e o convento e igreja de Santa Maria dos Anjos. Em Porto Calvo, a igreja de Nossa Senhora da Apresentação.

Eventos. As principais festas de Alagoas são as do ciclo de Natal (reisado, pastoril, guerreiros, cheganças, quilombos, caboclinhos, toré, marujada). Também em dezembro realiza-se a procissão marítima de Iemanjá (dia 8) e o festival do mar. Nos festejos juninos, destacam-se bandas de pífanos, cavalhadas, repentistas e comidas típicas. Em União dos Palmares comemoram-se a festa do milho, na segunda quinzena de julho, e o dia nacional da consciência negra (20 de novembro). Outra festa popular tradicional de destaque é a peja (marcação do gado). Entre as danças típicas avultam o bate-coxa (dança ginástica) e o coco (dança com canto e coro).

Artesanato. O artesanato alagoano é um dos mais ricos do Nordeste, com destaque para as famosas rendas (filé, labirinto, ponto-de-cruz e redendê), além da cerâmica e dos trabalhos em madeira, palha e cipó. Os artesãos vendem seus produtos diariamente no Mercado de Artesanato, no parque Rio Branco, no centro de Maceió, e na feira do Artesão Alagoano, na praia dos Sete Coqueiros.

O prato típico da terra é o sururu, molusco retirado das lagoas, servido em fritadas, empadas, saladas etc. E ainda lagosta, camarão, carne-de-sol, carapeba e caranguejada.