sexta-feira, 21 de maio de 2010

Florianópolis - SC

Números

Fundação: 23 de março de 1726
Área: 433,317 km²
População: 2.606.885
Densidade: 941,9 hab / km²
Altitude: 0 m

A cidade

Uma das três capitais insulares de estados do Brasil, além de São Luís e Vitória, Florianópolis guarda muito das características arquitetônicas da época da colônia. A partir da década de 1950, a cidade estendeu-se pelo continente.

Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis está situada no litoral oeste da ilha de Santa Catarina. Liga-se a uma faixa do continente, chamada Estreito, por três pontes - a Hercílio Luz, a Colombo Machado Sales e a Pedro Ivo Campos. Localiza-se numa área de suaves colinas, apoiada em cristais graníticos, que constituem o arcabouço da ilha. Seu clima é subtropical úmido e a precipitação pluviométrica média é de 1.615mm. As temperaturas médias são de 24o C no verão e 18o C no inverno.

Diversos navegadores visitaram a ilha desde o início do século XVII. Coube a Francisco Dias Velho a missão de povoá-la em nome da coroa portuguesa. Em 1673 foi construída a capela e a povoação de Nossa Senhora do Desterro, cujas principais funções eram defender o litoral sul e servir de passagem obrigatória aos navios que se dirigiam ao Prata. Em 1726 foi desmembrada da capitania de São Paulo e, nos anos seguintes, a ilha foi povoada e fortificada. Construíram-se a casa de governo e a igreja matriz e, em 1748, chegaram os primeiros colonos açorianos. Em 1823 foi elevada à categoria de cidade e em 1894 recebeu o nome de Florianópolis, em homenagem ao marechal Floriano Peixoto.

A cidade desenvolveu-se a partir da atual praça Quinze de Novembro e estendeu-se até a colina em que se eleva a catedral, onde atualmente estão o centro social e comercial e os edifícios públicos. Apesar de apreciável número de prédios modernos, persistem ainda, preservadas, inúmeras edificações coloniais. Culturalmente, as tradições da cidade são marcadas pela forte influência da colonização portuguesa, principalmente de açorianos que ali se fixaram a partir do século XVIII.

Graças a sua posição de capital político-administrativa, Florianópolis é o centro mais importante do estado, mas divide a hegemonia econômica com as cidades de Blumenau e Joinville. Entre as indústrias importantes de Florianópolis destacam-se a têxtil, a de produtos alimentícios e a editorial e gráfica. A função portuária é bastante reduzida em comparação com outros portos do estado.

Nas últimas décadas do século XX, o turismo passou a ser uma atividade economicamente importante, graças aos muitos pontos de atração, como as praias dos Ingleses, Grande, Canavieiras e Jurerê e a lagoa de Nossa Senhora da Conceição. Há monumentos históricos de interesse, como as fortalezas e a catedral metropolitana, construída no local da antiga capela de Nossa Senhora do Desterro. No balneário de São Miguel pode-se ver um típico conjunto arquitetônico do século XVIII, formado por sobrado, igreja, engenhos de açúcar e farinha e ruínas de um aqueduto.

A cidade é sede da Universidade Federal de Santa Catarina (1960) e da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (1966). No Museu Universitário encontram-se seções de arqueologia, antropologia, objetos de sambaquis, peças indígenas e artefatos usados pelos colonizadores açorianos, inclusive maquinaria primitiva para a fabricação de farinha e açúcar. O Museu Histórico guarda objetos pessoais e mobiliário de ex-governadores do estado de Santa Catarina.

A casa do artista Vítor Meireles foi transformada em museu, com várias de suas obras. Há diversas festas folclóricas, como a folia do Espírito Santo, boi-de-mamão e terno-de-reis. Na Semana de Florianópolis, de 17 a 23 de março, realizam-se apresentações artísticas e musicais, danças folclóricas etc..

Links