sexta-feira, 7 de maio de 2010

São Paulo: Cultura e Turismo

Entidades culturais. O estado de São Paulo conta com diversas universidades, dentre as quais as mais importantes são a Universidade de São Paulo (USP), a maior do país, com seu campus principal na capital e outros cinco em Bauru, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Mackenzie, ambas na capital; e as de Ribeirão Preto, Santos, Assis e Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Universidade Estadual de Campinas -- Unicamp).

Outras instituições culturais e científicas relevantes são o Instituto Butantã, maior centro mundial de pesquisas sobre ofídios e de fabricação de vacinas e soros antiofídicos; o Instituto Adolfo Lutz, de pesquisas microbiológicas, bromatológicas e químicas; o Instituto Biológico, de pesquisas em patologia animal e vegetal; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas; o Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos; o Instituto de Energia Nuclear; o Instituto Astronômico e Astrofísico; o Instituto Oceanográfico e o de Geologia, os quatro últimos ligados à USP; a Academia Paulista de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Bibliotecas. Na capital situam-se as mais importantes bibliotecas, como a Biblioteca Central da USP; a Mário de Andrade; as especializadas do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo; do convento Imaculada Conceição; do Tribunal da Justiça do Estado; do Departamento de Arquivo do Estado; do Instituto Histórico e Geográfico do Estado; a Roberto Simonsen, da FIESP/CIESP (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

No interior, destacam-se as bibliotecas da Unicamp, da Pontifícia Universidade Católica, a Biblioteca Pública Municipal e a do Instituto Agronômico, em Campinas; as das faculdades de Filosofia, Ciências e Letras em Araraquara, Assis e Marília; as do Centro de Folclore de Piracicaba e da Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós, em Piracicaba; a do Centro Técnico de Aeronáutica, em São José dos Campos; e a do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Museus. São Paulo conta com uma grande rede de museus oficiais, semi-oficiais e particulares. Incluem-se entre os principais: o Museu Paulista, da USP, cujas coleções arqueológica, etnográfica, artística e histórica são tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN); o Museu de Arte Contemporânea da USP, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Museu Lasar Segall, todos dedicados às artes plásticas; o Museu de Arqueologia e Etnologia, da USP; o Museu de Artes Técnicas Populares; o Museu do Teatro Municipal; e o Museu do Instituto Butantã.

No interior, destacam-se o Museu Carlos Gomes, em Campinas; o Museu da Pesca, em Santos; o Museu do Café Francisco Schmidt, em Ribeirão Preto; o Museu do Horto Florestal Navarro de Andrade, em Rio Claro; o Museu Republicano Convenção de Itu; a Casa Museu de Portinari, em Brodósqui; o Museu Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo; e o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, em Porto Feliz.

Imprensa, rádio e televisão. Na capital, editam-se, entre outros, os seguintes diários: O Estado de S. Paulo, a Folha de São Paulo, a Gazeta Mercantil, o Diário Popular e o Notícias Populares. No interior do estado, destacam-se A Tribuna, de Santos, e o Diário Popular, de Campinas.

As principais estações e emissoras de televisão da capital são a Bandeirantes, a TV Cultura, a TV Gazeta, a TV Globo e a TV Manchete, mas também existem emissoras distribuídas por cidades do interior, como Bauru, Campinas e São José do Rio Preto. Há importantes estações radiodifusoras tanto na cidade de São Paulo quanto em cidades interioranas, como Ribeirão Preto, Taubaté, Campinas e São José do Rio Preto.

Monumentos. Distribuídos pelo interior e pela capital do estado, existem dezenas de monumentos históricos e arquitetônicos, muitos dos quais tombados. Entre eles, destacam-se a casa da praça Bento Paes, sede da antiga Cadeia, em Atibaia; a casa do sítio do Padre Inácio (1604) e o conjunto arquitetônico da aldeia de Carapicuíba (século XVI), em especial a capela de São João Batista, em Cutia; a casa da fazenda do Engenho d'Água, em Ilhabela; a Casa do Trem, a fortaleza de São João da Bertioga, a igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (1760) e o mosteiro e igreja de São Bento (1650), com suas imagens e alfaias, em Santos; o casebre onde Euclides da Cunha escreveu Os Sertões, em São José do Rio Pardo; a capela de Nossa Senhora do Pilar (1747), em Taubaté.

Na capital, destacam-se a casa da chácara de São Bento, a casa do sítio de Tatuapé, o mosteiro e igreja de Nossa Senhora da Luz. Entre os monumentos mais recentes são importantes, na cidade de São Paulo, o Monumento às Bandeiras, no Ipiranga, e o Monumento dos Revolucionários de 1932. Em Santos, o Panteão dos Andradas (1921) abriga restos mortais de José Bonifácio e seus irmãos.

São também importantes as cidades históricas de Embu, que abriga a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a residência jesuítica anexa, construídos em estilo barroco, no século XVII; Cananéia, com o sambaqui perto da barra do rio Itapitangui; Itanhaém, com o convento e igreja de Nossa Senhora da Conceição (1699/1713) e a igreja matriz de Sant'Ana (1761); Itu, com a igreja matriz de Nossa Senhora da Candelária (1780); Santana de Parnaíba, com a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1580 e reconstruída 300 anos depois; São Luís do Paraitinga, com a casa natal de Osvaldo Cruz e a igreja das Mercês (século XVIII); São Sebastião, com a matriz de São Sebastião (1636) e a Casa Esperança, construção colonial; e São Vicente, com os remanescentes da vila colonial.

Festas religiosas e folclore. As grandes festas religiosas do estado são as que se promovem no dia de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (12 de outubro); Nossa Senhora dos Navegantes (29 de junho) e Nossa Senhora do Monte Serrat (8 de outubro), em Santos; Nossa Senhora dos Navegantes (15 de agosto), em Cananéia; Santa Cruz (primeiro sábado e domingo de maio), em Embu; e São Vicente (22 de janeiro), em São Vicente.

As principais festas folclóricas são as congadas (de 24 a 28 de janeiro), em Atibaia; as folias de Reis, em Cunha; as festas de são Roque (16 de agosto) e a de são Benedito, em Guaratinguetá. As danças folclóricas são o bate-pé, os caiapós, a corriola, o cateretê.

Mitos e superstições que ainda se encontram no interior são o saci-pererê e o cavalo de três pés (animal que apavora nas estradas desertas). Entre os pratos típicos paulistas estão o virado e o cuscuz, além da feijoada.

Turismo. Além das várias atrações da capital, o estado de São Paulo conta com estâncias climáticas, balneários praieiros e um centro de romarias. Algumas das estâncias hidrominerais estão situadas na Mantiqueira ou junto a ela: Atibaia, Águas de Lindóia, Águas da Prata e Serra Negra; Águas de São Pedro fica nas proximidades de Rio Claro e Ibirá na região de São José do Rio Preto. Campos do Jordão, com 1.700m de altitude, é uma estância climática e hidromineral. Aí localizam-se a residência de verão do governo estadual e numerosos pontos de interesse, dos quais o principal é o pico do Itapeva (2.030m).

As numerosas praias paulistas recebem nos meses de verão e nos fins de semana grande volume de visitantes e veranistas, provenientes em sua maior parte da Grande São Paulo. De sudoeste para nordeste sucedem-se na seguinte ordem: Cananéia, Iguape, Peruíbe, Itanhaém, São Vicente, Santos, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela (na ilha de São Sebastião), Caraguatatuba e Ubatuba. Nas praias de Itanhaém, Bertioga e São Sebastião podem ser visitados monumentos arquitetônicos antigos. Nos municípios de Apiaí, Iporanga e Eldorado encontram-se grutas de dissolução, abertas nas formações calcárias da serra de Paranapiacaba.

A cidade de Aparecida, no vale do Paraíba, é o mais importante centro de romarias do país. Aí ocorre, em 12 de outubro, a festa de Nossa Senhora Aparecida. A cidade de São Paulo, o maior centro urbano do Brasil e maior centro industrial da América Latina, constitui, por seus hotéis, boates, cinemas, teatros e ativo comércio, a maior atração do estado.