sábado, 8 de maio de 2010

Paraná: População

Elevadas taxas de crescimento populacional caracterizaram o Paraná entre as décadas de 1940 e 1960, devido a consideráveis contingentes humanos provindos, em grande parte, dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Essas correntes migratórias prendiam-se à expansão, através do território paranaense, de áreas agrícolas de São Paulo e Santa Catarina, que se deslocaram em busca de solos florestais ainda virgens. As áreas mais povoadas do estado são as de Curitiba, do norte e do oeste.

No começo do século XX, a população do Paraná alcançava apenas cerca de 330.000 habitantes, e em 1950 ainda mal passava dos dois milhões. Verificou-se, desse período em diante, um rápido processo de urbanização. Não só aumentou muito o número de cidades como os centros mais importantes passaram por acentuado aumento populacional.

Rede urbana. As maiores cidades do estado, além de sua capital, Curitiba, são Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Colombo, Paranaguá, Umuarama, Apucarana e Campo Mourão.

O território paranaense se encontra situado dentro da área de influência da cidade de São Paulo. A metrópole paulista comanda a vida econômica do estado por intermédio dos centros urbanos de Ourinhos, em São Paulo, e Jacarezinho, Maringá, Londrina e Curitiba, no Paraná. Ourinhos e Jacarezinho dominam, em conjunto, a porção oriental do norte do Paraná; Londrina o centro da região, e Maringá, a parte ocidental.

Curitiba serve a todo o resto do estado do Paraná e ainda a quase todo o estado de Santa Catarina, excluindo-se no leste a região de Tubarão e, no oeste, a de Chapecó. A ação da capital, em sua área de influência paranaense, se faz sentir diretamente ou por meio dos centros intermediários de Ponta Grossa e Pato Branco. A área de influência direta compreende todo o leste e o sudeste do estado. Pato Branco serve à porção sudoeste, e Ponta Grossa, todo o centro e o oeste.