sábado, 8 de maio de 2010

Pernambuco: Cultura e Turismo

Além de estabelecimentos isolados, têm sede no estado a Universidade Federal de Pernambuco, fundada em 1946 (obtêm repercussão nos centros científicos as pesquisas realizadas no campo da micologia e da nutrição humana, em institutos de sua faculdade de medicina), a Universidade Federal Rural de Pernambuco, fundada em 1954, e a Universidade Católica de Pernambuco, fundada em 1951.

Tem sede em Recife a Academia Pernambucana de Letras, fundada em 1901 (40 membros efetivos), bem como o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, instituto fundado em 1949 e dedicado a estudos de ciências sociais nas áreas de sociologia, antropologia e economia. A Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Recife mantém biblioteca, discoteca, fototeca, e várias publicações. O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco edita desde 1963 uma revista e mantém valiosa biblioteca. Olinda mantém um Instituto Histórico e Geográfico.

Bibliotecas e museus. Na área federal, sobressai a Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, com suas diversas bibliotecas departamentais e institutos isolados; a Biblioteca do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Nordeste. Dentre as estaduais, são importantes a Biblioteca Pública do Estado e a da Comissão de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Dentre as particulares, a do Gabinete Português de Leitura, a do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, e a da Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos.

São expressivos, em Recife, o Museu do Estado, com suas coleções de gravuras, móveis, imagens e jóias antigas, e o Museu do Açúcar, no bairro de Apipucos. Em Olinda, o Museu de Arte Moderna ocupa o edifício da antiga Cadeia Diocesana. Encontram-se, ainda, em Caruaru, o Museu de Arte Popular; em Goiana, o Museu Histórico de Arte Sacra; e em Igaraçu, o Museu do Instituto Histórico.

Turismo. Os principais centros de interesse turístico do estado são as cidades de Recife e Olinda, detentoras ambas de precioso acervo arquitetônico. Olinda, por seus monumentos históricos e artísticos, que a levaram a ser proclamada pela UNESCO patrimônio da humanidade. Na capital, são pontos de maior atração: as fortalezas de São João Batista do Brum e de São Tiago das Cinco Pontas (onde foram executados os heróis da Confederação do Equador), o antigo palácio da Soledade, o teatro Santa Isabel (1859), a casa em que nasceu Joaquim Nabuco, os jardins do conde Maurício de Nassau, a matriz de Santo Antônio (onde está sepultado Henrique Dias), o convento e igreja de Nossa Senhora do Carmo, e a capela dos Noviços, dita Capela Dourada, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (1716).

Devem ainda ser lembrados o palácio do governo, antigo palácio Friburgo, hoje Campo das Princesas; o antigo palácio episcopal, sede do governo rebelde de 1817; e a cadeia velha, em 1852 convertida em biblioteca pública, onde frei Caneca passou seus últimos momentos. Residências senhoriais e valiosas coleções particulares de arte também contribuem para o interesse turístico.

Em Olinda, são notáveis os conventos de São Francisco, do Carmo e da Misericórdia, o mosteiro de São Bento, as igrejas de Nossa Senhora do Amparo, de Nossa Senhora do Monte e da Sé. Entre as praias apreciam-se as do Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce, do Carmo, do Farol e dos Milagres, Boa Viagem, Janga, Sirinhiaém, Porto de Galinhas e São José da Coroa Grande. Na ilha de Itamaracá, as do Pilar Jaguaribe e de Forte Orange.

Folclore e cozinha. Em poucos estados é tão viva, como em Pernambuco, a sobrevivência e presença do folclore. Por isso se deu em Caruaru, em 1977, o I Encontro Latino-Americano de Folclore. A cidade é célebre por sua feira de artesanato (barro, cerâmica, palha, couro etc.) profundamente identificada com a natureza e a história da região. Notabilizou-se também, por sua autenticidade cultural, o carnaval de Recife, dominado pelo ritmo do frevo e do maracatu.

Permanecem muitas tradições populares, como a chegança, o reisado, os pastoris e o bumba-meu-boi, do ciclo do Natal, e danças como o coco e as quadrilhas, do ciclo junino, o xaxado e o baião, danças masculinas do sertão. Da década de 1960 em diante, uma outra atração do estado passou a ser a Nova Jerusalém, distrito de Brejo da Madre de Deus, perto de Garanhuns, onde se encena uma Paixão realista e de enorme participação popular.

A cozinha de Pernambuco é uma das mais características e saborosas do Brasil. Salientam-se pratos como a carne-de-sol com feijão-de-corda ou com macaxeira, o jabá com jerimum (carne-seca com abóbora), a buchada de carneiro ou cabrito, o sarapatel com farinha d'água, ou a tapioca molhada (com leite de coco).