domingo, 23 de maio de 2010

Porto Alegre - RS

Números

Fundação: 26 de março de 1772
Área: 496,827 km²
População: 1.436.123
Densidade: 2878,7 hab / km²
Altitude: 10 m

A cidade

A atividade econômica e a privilegiada situação geográfica como núcleo de uma grande rede de comunicação fluvial fazem de Porto Alegre um dos mais importantes centros urbanos do Brasil.

Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, está situada na margem esquerda do Guaíba que, junto com outros cinco rios, deságua na lagoa dos Patos. Assenta-se em terrenos cristalinos, sedimentares e pouco acidentados, cuja altitude varia de 30 a 150m. O clima é subtropical, com uma temperatura média anual de 20o C, mas no verão e no inverno o termômetro pode alcançar pontos extremos. A precipitação pluviométrica anual é de 1.316mm, bem distribuídos por todos os meses do ano.

História. Datam da década de 1730 as primeiras informações sobre a presença de moradores na área de Porto Alegre. Em 1740 o português Jerônimo de Ornelas e Vasconcelos, até então radicado em Santa Catarina, estabeleceu-se com a família e alguns agregados no morro de Santana, perto de Viamão. Em 1752 chegaram ao local sessenta casais procedentes dos Açores, mas apenas a família de Francisco Antônio da Silveira, o Chico da Azenha, radicou-se definitivamente na região. Em 1772 D. Antônio do Desterro criou oficialmente a freguesia. O nome de Porto de São Francisco dos Casais foi então substituído pelo de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. No ano seguinte o povoado já era suficientemente importante para abrigar o governo da capitania, transferido de Viamão. Em 1810 o povoado ascendeu à categoria de vila, com o nome de Porto Alegre, e em 1822, depois da independência, D. Pedro I conferiu-lhe o título de cidade.

A revolução farroupilha, deflagrada em 1835, abalou a província do Rio Grande durante dez anos e determinou um hiato no progresso comercial e social de Porto Alegre, não só em função dos prejuízos causados às atividades produtivas como também pelos choques militares que tiveram a cidade por teatro de operações, além do engajamento da juventude na disputa. Os farroupilhas tiveram a cidade sob controle por dez meses e, depois da recuperação de Porto Alegre pelas tropas imperiais, mantiveram-na sitiada por terra e por água, com carência de gêneros alimentícios.

Pouco mais de um século depois que os primeiros açorianos se haviam fixado na região, um novo elemento étnico se juntou aos luso-brasileiros: à medida que crescia a colonização alemã nas vizinhanças de Porto Alegre, a cidade se tornava eixo comercial das atividades dos colonos e se abria aos elementos culturais por eles trazidos. Durante a década de 1860, novo conflito bélico, a guerra do Paraguai, impôs perdas materiais e humanas à capital da província.

O desenvolvimento de Porto Alegre foi lento durante quase todo o século XIX, pois a economia da província tinha como base a criação de gado e, assim, Pelotas e Rio Grande sobrepujavam Porto Alegre como principais centros econômicos da região. O desenvolvimento da cidade está vinculado à colonização alemã e italiana da região norte do Rio Grande do Sul. A capital, localizada no ponto de convergência de uma rede fluvial importante, tornou-se o escoadouro da produção dos colonos. Centro comercial a partir da última década do século XIX, começou a industrializar-se e transformou-se na metrópole regional do extremo-sul do país, com influência econômica, cultural e política não só no estado, como no sul e oeste de Santa Catarina. A população, que em meados do século XIX não passava de vinte mil habitantes, ultrapassou a casa do milhão em meados da década de 1970.

Descrição urbana. O núcleo urbano central ocupa parte do espigão onde a cidade nasceu e tem como eixo principal a avenida Borges de Medeiros. Na zona norte localizam-se bairros populares como os de Floresta, Navegantes e São João. É em direção ao sul que se registra a maior expansão dos bairros residenciais, como Azenha, Partenon e Teresópolis. A zona industrial estende-se ao longo do Guaíba e atinge os municípios de Canoas e Esteio. Integram ainda a área metropolitana os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Estância Velha, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

Mais importante município comercial e industrial da região Sul do Brasil, Porto Alegre abriga grandes fábricas de transformação de produtos agropecuários, entre as quais se destacam as de beneficiamento de carne e as serrarias. Conta ainda com importantes indústrias têxteis, de equipamentos elétricos e de comunicações, materiais plásticos, produtos químicos e farmacêuticos. Uma extensa malha rodoviária liga a cidade a todos os grandes municípios do estado. A capital é servida pelas rodovias federais BR-116 e BR-290, além de estradas estaduais. Possui um aeroporto internacional, o Salgado Filho, e o maior porto fluvial do país, com cinco metros de calado médio e oito quilômetros de cais acostável.

Um dos mais importantes centros culturais do Brasil, conta com grande número de escolas de primeiro e segundo graus, duas universidades -- a Federal e a Católica -- e várias faculdades isoladas. No Museu Júlio de Castilhos estão expostos belos exemplares arqueológicos e etnográficos, além de grande coleção de peças históricas e artísticas. Entre os monumentos arquitetônicos da cidade destacam-se o palácio do governo e a igreja de Nossa Senhora das Dores. O monumento a Júlio de Castilhos, na praça Marechal Deodoro, foi executado pelo escultor Décio Vilares e inaugurado em 1914.

Links