quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mato Grosso: Economia

Agricultura e extrativismo. A cultura agrícola mais importante do estado é a cana-de-açúcar, seguida da soja, que se desenvolveu em parte devido a uma série de projetos de colonização patrocinados pelo governo estadual. O arroz, outrora a principal cultura mato-grossense, ainda ocupa posição de destaque, embora a área colhida tenha se reduzido muito. Cultiva-se também algodão, milho e mandioca. Sem riscos de geada, o clima tropical úmido favorece a produção permanente de guaraná, borracha, cacau, café e grãos. O extrativismo vegetal na região de floresta inclui a exploração de borracha, madeira, babaçu e ipecacuanha ou poaia.

Indústria e mineração. As atividades industriais têm pouca expressão no Mato Grosso. A principal é a de produtos alimentícios. Em plano inferior, seguem-se a transformação de minerais não-metálicos e a indústria madeireira. Os principais produtos industriais são a madeira serrada, ou desdobrada, e a carne frigorificada de bovino. Extraem-se diamantes no sudeste do estado, principalmente em torno de Poxoréu e Barra do Garça.

Transportes e comércio. O transporte no Mato Grosso é feito principalmente por rodovia, já que o estado não possui ferrovias e utiliza a navegação fluvial apenas no rio Paraguai. As principais estradas são as que ligam Cuiabá a Santarém (no Pará), a Porto Velho (em Rondônia) e a Campo Grande (no Mato Grosso do Sul). O Mato Grosso exporta sobretudo madeira, carvão vegetal, couro, gado bovino, carne verde, charque, hévea coagulada e erva-mate.