sábado, 8 de maio de 2010

Bahia: Cultura e Turismo

Entidades culturais. Dentre as numerosas instituições culturais existentes no estado destacam-se a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a Associação Baiana de Medicina, a Associação Baiana de Imprensa, as secções baianas da Associação Brasileira de Escritores e da Ordem dos Advogados.

Entre as bibliotecas existentes na capital destacam-se as da Universidade Federal da Bahia, a Biblioteca Pública do Estado, a do Mosteiro de São Bento, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Biblioteca Teixeira de Freitas, do Departamento Estadual de Estatística, e as bibliotecas especializadas da Petrobrás e das instituições culturais citadas acima. Muitos municípios do interior mantêm pequenas bibliotecas públicas.

Museus. Cidade de muitos museus, destacam-se em Salvador, pelo valor e interesse de seus acervos, os seguintes: o Museu Afro-Brasileiro e o Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos na antiga Faculdade de Medicina; o Museu de Arte da Bahia; o Museu de Arte Sacra, no antigo convento das Carmelitas Descalças; o Museu de Arte Sacra Monsenhor Aquino Barbosa, na basílica de N. S. da Conceição da Praia; o Museu Abelardo Rodrigues (Solar do Ferrão), com mostras de arte sacra e popular; o Museu Carlos Costa Pinto, de prataria e mobília; e o Museu do Carmo, a igreja e convento da Ordem Primeira do Carmo. Outro museu de grande interesse no estado é o Vanderlei de Pinho, no Recôncavo.

Acervo arquitetônico. A principal atração de Salvador reside em seu acervo arquitetônico, formado por igrejas, fortes, palácios e solares antigos. Entre as igrejas, que ao todo somam 165, avultam a catedral basílica (1656); a igreja de N. S. da Conceição da Praia (1739-1765); a igreja (1708-1750) e o convento de São Francisco (1587), com sua rica talha dourada e azulejos portugueses; a igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1703); e a igreja do Senhor do Bonfim (1745-1754).

Dos inúmeros fortes, os mais importantes, em Salvador, são o forte e o farol de Santo Antônio da Barra (1598), o forte de São Marcelo (século XVII), o forte do Barbalho ou de N. S. do Monte do Carmo (de 1638), e o forte de Monte Serrat, do século XVI. Entre os palácios, cabe citar o paço arquiepiscopal da Sé, o paço do Saldanha e o solar do conde dos Arcos.

Entre outros monumentos, merecem destaque: a casa de Gregório de Matos, a casa onde morreu Castro Alves (Colégio Ipiranga), o Solar do Unhão, o paço municipal, o Solar Marbak, o Solar Berquó, a casa natal de Ana Néri (Cachoeira), a Casa da Torre de Garcia d'Ávila (Mata de São João), a Santa Casa, a casa natal de Teixeira de Freitas (Cachoeira).

Turismo. A cidade de Salvador e a baía de Todos os Santos constituem uma das mais importantes áreas de atração turística do país. Situada numa península entre o mar aberto e a baía, Salvador possui numerosas praias de fama. Do lado do Atlântico, começando com a praia do Porto da Barra, seguem-se as praias do Farol, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Piatã, Chega-Nego, Boca do Rio, Jardim de Alá, Armação e Itapoã. Junto desta fica a lagoa do Abaeté com suas belas dunas, sistematicamente depredadas, apesar de declaradas de utilidade pública pela prefeitura da cidade.

Entre os pontos de interesse figuram ainda a ladeira e largo do Pelourinho (declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO), o Mercado Modelo (antiga Alfândega), o porto dos Saveiros, o centro da cidade velha, e escolas de capoeira. Entre os numerosos candomblés, destaca-se o Terreiro da Casa Branca, o mais antigo do país, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1984. A ilha de Itaparica, na entrada da baía, oferece também diversos pontos de interesse turístico.

A culinária baiana, com fortes acentos africanos, tornou-se conhecida internacionalmente e seus principais pratos típicos são, entre outros: abará, acarajé, caruru, efó, feijão de leite, moqueca de peixe, sarapatel, vatapá, catadinhos-de-siri, siri-mole, lambreta (molusco).

Eventos. O carnaval é a maior festa popular da capital, atraindo a cada ano grande número de turistas de todo o país e do exterior. Entre as festas mais concorridas, destacam-se as de Santa Bárbara (4 de dezembro), da Conceição da Praia (8 de dezembro), de Santa Luzia (13 de dezembro), dos Santos Reis (5/6 de janeiro), de Iemanjá (2 de fevereiro), do Divino Espírito Santo (segundo domingo após a Assunção), todas em Salvador. E ainda as festas de Nossa Senhora de Santana (18 de janeiro a 3 de fevereiro), em Feira de Santana, e de Nossa Senhora da Vitória (15 de agosto), em Ilhéus.

As principais procissões são de Nosso Senhor do Bom Jesus dos Navegantes (1o de janeiro), do Senhor dos Passos (segunda sexta-feira da Quaresma) e de Nossa Senhora do Monte Serrat (2 de setembro). Outras festividades de destaque são a lavagem do Bonfim (quinta-feira antes do segundo domingo depois da Epifania), o sábado e domingo do Bonfim, a segunda-feira da Ribeira (após o domingo do Bonfim), o bando do Rio Vermelho (dois domingos antes do carnaval) e o Dois de Julho (dia da Independência). As manifestações folclóricas no estado são ricas e variadas, destacando-se o candomblé, a capoeira e os ritmos populares.

No interior do estado registram-se também alguns centros de atração turística, como a cidade histórica de Cachoeira, o parque nacional de Paulo Afonso com a cachoeira e usina hidrelétrica do mesmo nome, a estância hidromineral de Cipó e, no litoral, o parque nacional de Monte Pascoal. Ainda no litoral, merecem destaque as praias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Canavieiras e Ilhéus.