terça-feira, 11 de maio de 2010

Mato Grosso do Sul: Cidades: Bonito

Números

Fundação: 2 de outubro de 1948
Área: 4.934,318 km²
População: 17.856
Densidade: 3,6 hab / km²
Altitude: 315 m

A cidade

A cidade de Bonito nasceu em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia. Foi adquirida, em 1869, pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se estabeleceu. Ele é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.

O Distrito de Paz de Bonito foi criado em1915, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente. Em 1948 passou à categoria de Município.

Bonito está localizado sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e a Depressão do Miranda, a 350m de altitude do solo. Apresenta um clima tropical na faixa dos 32°C. O período das chuvas vai de novembro a abril.

A cidade está em meio a um dos vales do planalto, cuja rocha predominante é o calcário. Entre as rochas, há mais de uma centena de grutas e cavernas. A região já foi um mar, tendo sido chamado de Mar de Corumbá, existente na época da formação do calcário. Ao longo dos anos, em função das movimentações tectônicas, criou-se a Cordilheira dos Andes e depois a formação do Planalto da Bodoquena.

Os rios da cidade possuem características peculiares: são muito transparentes, o que impressiona os visitantes. Muitas pessoas atribuem isso à conservação ambiental e à pequena ocupação humana. Mas o motivo real para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principalmente o calcário, que filtram as águas e as enriquecem com minerais. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.

Nas regiões mais montanhosas de Bonito, estas águas vão descendo pelos morros. Ao encontrarem algum obstáculo, o cálcio que estava na água precipita. Pouco a pouco se forma uma queda e, em alguns anos, nasce uma cachoeira. Bonito possui cachoeiras com características ímpares: são cachoeiras de tamanho reduzido, com volume de água também reduzido. Há momentos em que essas cachoeiras aumentam de tamanho. Outra peculiaridade são as plantas que crescem sobre elas, dando a impressão de que as cachoeiras estão vivas.

Pólo mundial do ecoturismo, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre à sustentabilidade local e a conservação da natureza.



Sites