sábado, 8 de maio de 2010

Minas Gerais: Cultura e Turismo

Entidades culturais. O estado conta com seis universidades e mais de uma centena de escolas superiores isoladas. Entre as entidades culturais, destacam-se a Academia Mineira de Letras, a Academia Belo-Horizontina de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na capital; o Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora; e a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, em Uberaba.

Belo Horizonte e várias outras cidades do interior possuem jornais diários e semanais, emissoras de rádio e de televisão, museus, teatros e centros culturais. O Museu de Arte de Belo Horizonte, projeto de Oscar Niemeyer, é um dos mais importantes do país.

Em Belo Horizonte encontra-se o maior número de grandes bibliotecas, entre as quais destacam-se a da Universidade Federal de Minas Gerais, a Biblioteca Pública de Minas Gerais, a biblioteca do Arquivo Público Mineiro, a do Serviço Social da Indústria, a do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e as especializadas, como a do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a da Sociedade Mineira de Engenheiros etc. O Arquivo Público Mineiro funciona na capital.

Museus. Dentre os principais museus do estado estão o Museu de Arte e História e o Museu Abílio Barreto (ex-Museu Histórico), ambos na capital; o Museu Dona Beja, em Araxá; o Museu do Diamante, em Diamantina; o Museu do Ferro, em Itabira; o Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora; o Museu Arquidiocesano, em Mariana; o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia, em Ouro Preto; o Museu do Ouro, em Sabará; o Museu de Arte Regional e o Museu Histórico Tomás Porte, em São João del Rei. A casa em que residiu o escritor francês Georges Bernanos durante 15 anos, na cidade de Cruz das Almas, foi transformada em museu.

Turismo. Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais bem dotados de atrações turísticas. Essas podem ser divididas em duas categorias principais: cidades históricas e estâncias hidrominerais. As cidades históricas encontram-se na zona central do estado, antiga área de mineração de ouro e diamante, povoada no século XVIII. Conservam um magnífico acervo arquitetônico, constituído na maior parte por igrejas, que por sua vez possuem valiosas coleções de arte sacra, com peças de ourivesaria e mobiliário, quadros e esculturas.

A principal cidade histórica é Ouro Preto declarada "patrimônio histórico e cultural da humanidade" pela UNESCO em 1980. O Patrimônio Histórico tombou inúmeros monumentos no território mineiro, entre eles os conjuntos arquitetônicos e paisagísticos das cidades de Diamantina, Mariana, São João del Rei, Serro, Tiradentes e Ouro Preto, que abriga igrejas famosas como as do Pilar, de Santa Efigênia, do Padre Faria, de Nossa Senhora do Rosário, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição, esta com museu do Aleijadinho anexo.

A cidade de Congonhas se notabilizou por possuir as mais famosas esculturas de Aleijadinho, as estátuas dos profetas em pedra-sabão, no adro da basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e os grupos em madeira, nas capelas dos Passos, onde se representam cenas da Paixão de Cristo. Em Sabará encontram-se as igrejas de Nossa Senhora da Conceição, do Carmo e do Rosário, de nossa Senhora do Ó e o museu do Ouro; em Mariana, a igreja da Sé e o palácio Episcopal; em Diamantina, a igreja do Carmo e o museu do Diamante; em São João del Rei, as igrejas de São Francisco de Assis, de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Pilar e o museu de Arte Regional; em Tiradentes, as igrejas de Santo Antônio e do Rosário.

Além de Araxá, as principais estâncias de águas minerais encontram-se no sul de Minas: Cambuquira, Caxambu, Lambari, Poços de Caldas e São Lourenço. Figuram ainda entre os pontos de interesse turístico do estado as represas de Três Marias e Furnas e as grutas calcárias de Lagoa Santa e Maquiné, a primeira situada no município do mesmo nome, próximo a Belo Horizonte, e a segunda no município de Cordisburgo.

A própria capital conta entre as atrações turísticas do estado. Situada junto às cidades históricas do centro do estado, e ponto de passagem para os que a elas se dirigem, oferece atrações, como a represa da Pampulha, com a igreja de São Francisco, projetada por Oscar Niemeyer e decorada com painéis do pintor Cândido Portinari; e o estádio Magalhães Pinto, conhecido popularmente como "Mineirão", um dos maiores do país.

Eventos. Em todas as regiões do estado festejam-se os santos padroeiros. Algumas dessas festas são acompanhadas de folguedos tradicionais, tais como a congada, as pastorinhas, as folias de Reis e do Divino Espírito Santo. São famosas as procissões da Semana Santa, em Ouro Preto, e a de Cinzas, no Serro.

Persistem no interior as danças populares: o cateretê, bailado de origem rural conhecido desde a época colonial, e que consiste em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, que fazem evoluções ao som de palmas e bate-pés, guiados por violeiros; o recortado, dança popular cantada e sapateada com acompanhamento de viola, e de coreografia variada; e as festas juninas, de Santo Antônio, São João e São Pedro, comemoradas com comidas e danças típicas.

Cozinha. A cozinha mineira apresenta uma grande variedade de pratos, muitos com base no feijão mulatinho, conhecido em outros estados como "uberabinha". O tutu-de-feijão, acompanhado de lingüiça -- em geral de porco e fabricação caseira -- couve picada e torresmo, é um dos pratos mais apreciados da culinária brasileira. O angu de farinha de milho (fubá) e o lombo de porco na gordura são também muito populares em todo o estado. A leitoa assada é prato de festa, e o mineiro-com-botas, sobremesa tradicional, com bananas, queijo e goiabada.