sábado, 8 de maio de 2010

Pernambuco: Economia

Agricultura e pecuária. Pernambuco é o segundo produtor brasileiro de cana-de-açúcar. A zona da mata abriga mais de noventa por cento das plantações. Outros produtos importantes no estado são o algodão (arbóreo e herbáceo) e a mandioca. O feijão apresenta menor dispersão do que a mandioca, pois pouco se difundiu na zona da mata e é encontrado em todas as microrregiões do sertão e do agreste. O milho mostra distribuição geográfica semelhante à do feijão, enquanto a banana distribui-se de modo mais parecido com o da mandioca.

A mandioca, o feijão e o milho, produtos indispensáveis à subsistência das populações interioranas, mostram, ao lado de sua dispersão, uma tendência menos acentuada à concentração em certas áreas como os brejos do agreste e as zonas serranas do sertão, todas tipificadas pela maior umidade, devido às chuvas de relevo, que as beneficiam. Alguns produtos de expressão no panorama estadual e mesmo regional alcançaram notável concentração: a cebola, cultivada na várzea do São Francisco, e o caju, típico das terras de Garanhuns. Outros têm apenas significado local, como o café, também concentrado na região de Garanhuns, e o coco-da-baía, no litoral.

Pernambuco conta com expressivos rebanhos de bovinos, suínos, ovinos, caprinos, eqüinos e muares. O sertão é a área principal das criações, onde se acham sobretudo a maior parte dos ovinos, caprinos e bovinos, estes com pouca densidade na região, mas espalhados por extensão muito maior que a do agreste. Na zona da mata, as densidades novamente caem, porque a cana-de-açúcar domina as terras mais férteis e deixa para a criação somente o solo dos tabuleiros, onde se propagam as pastagens pobres. A produção de leite concentra-se no agreste, que responde por mais de metade do total do estado.

Indústria. O estado dispõe de um moderno parque industrial, que se vale da sólida estrutura oferecida pelo porto de Recife. O complexo industrial e portuário de Suape, situado a quarenta quilômetros da capital, está equipado para receber navios de até cem mil toneladas. As indústrias mais importantes são as de alimentos (especialmente fabricação de açúcar), têxteis (beneficiamento, fiação e tecelagem do algodão), química e de transformação de minerais não-metálicos (cimento, cerâmica, vidro etc.).

A capital concentra grande parte das unidades industriais, mas em outros municípios estão instaladas fábricas importantes: as têxteis de Paulista e Moreno; as usinas de açúcar de Barreiros, Catende, Escada, Pesqueira, Cabo, Formoso, Jaboatão e Goiana; as fábricas de cimento de Paulista e Goiana.