sábado, 22 de maio de 2010

Mato Grosso: Cultura e Turismo

Cuiabá possui dois importantes museus: o de Arte e Cultura Popular e o Marechal Rondon (antigo Museu do Índio), ambos no campus da Universidade Federal do Mato Grosso. Situa-se na Cuiabá Antiga o monumento do antigo Centro Geodésico da América do Sul (o novo marco do Ponto Geodésico está localizado na chapada dos Guimarães, a setenta quilômetros de Cuiabá).

O estado abriga a Chapada do Guimarães, um cenário de beleza singular formado por montanhas de arenito que parecem ter sido recortadas, lembrando uma cidade de pedras. Possuem numerosos despenhadeiros, cânions e belas cachoeiras. E é no Estado do Mato Grosso que se localiza grande parte de um dos locais mais intrigantes do País: o Pantanal, maior região alagável do mundo, onde a sucessão entre cheias e vazantes dos rios dá origem a uma cadeia alimentar única, povoando a região com uma fauna especialmente variada.

Cortando o Pantanal, a Transpantaneira – uma estrada de terra, cheia de pontilhões de madeira –, proporciona um verdadeiro desfile entre aves e mamíferos da região ao longo de seu percurso. A rodovia começou a ser construída nos anos 1970, mas até hoje não foi concluída; servindo, atualmente, como rota principal para os passeios turísticos. Esse trajeto, de 145km, é repleto de surpresas, como revoadas de araras e garças, capivaras, jacarés, veados e muitos outros animais. A região abriga pelo menos 650 espécies de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis.

Foi também no Estado do Mato Grosso que alguns dos primeiros trabalhos de aproximação com os índios do País foram realizados; resultando na fundação da República Xingu, às margens do rio de mesmo nome. Hoje, o Parque Indígena do Xingu abrange uma área de 22 mil quilômetros quadrados, onde várias tribos vivem e preservam tradições milenares e línguas em extinção. O Estado, com a quinta maior população nativa do Brasil, é habitado por cerca de 15 mil índios. O município de Feliz Natal, a 520km de Cuiabá, é a base para visitação do Parque.