sábado, 8 de maio de 2010

Paraná: Cultura e Turismo

A Universidade Federal do Paraná foi fundada em 1912, e a Universidade Católica do Paraná, em 1959. Dos museus existentes no estado, o mais importante é o Museu Paranaense, em Curitiba, fundado em 1876 pelo historiador Agostinho Ermelino de Leão, com coleções históricas, etnográficas e arqueológicas, além de biblioteca.

Outra instituição importante é o Museu Coronel Davi Antônio da Silva Carneiro, também na capital. Suas coleções, como as do Paranaense, foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu acervo possui peças arqueológicas, etnográficas e numismáticas.
Em Paranaguá, dois museus atraem os visitantes: o Museu de Arqueologia e Artes Populares, mantido pela Universidade Federal do Paraná e que funciona no antigo Colégio dos Jesuítas, e o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.

O Patrimônio Histórico também tombou, no estado, diversos monumentos de valor arquitetônico e histórico, como a igreja matriz de São Luís, em Guaratuba, a igreja matriz de Santo Antônio, a casa histórica da praça Coronel Lacerda, a casa onde morreu o general Carneiro, na rua Francisco Cunha, o pavimento superior da Casa da Cadeia, em Lapa, a antiga residência jesuítica, na rua Quinze de Novembro, e a fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres (ou da Barra), na ilha do Mel, em Paranaguá.

Entre as festas religiosas, são especialmente representativas a de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, e a de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, acompanhada de grande procissão. Entre as festas populares, sobressai a Congada da Lapa, de origem africana e em homenagem a São Benedito, na cidade de Lapa. Várias danças populares subsistem em localidades do interior: o curitibano, dança de roda aos pares, o quebra-mana, dança sapateada, a valsada, e o nhô-chico, no litoral. As várias comunidades de origem européia conservam danças, cantos e trajes de seus países, sobretudo as de origem alemã.

Cortado de boas estradas e pontilhado de bons restaurantes, o Paraná é um estado muito atraente para o turismo. Merecem a atenção do visitante a capital, com seus museus, jardins e universidades, o teatro Guaíra, o Passeio Público (com o jardim zoológico), os monumentos históricos de Guaratuba, Lapa e Paranaguá, e principalmente a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, uma das obras mais notáveis da engenharia brasileira. Dos trens que a atravessam, descortina-se magnífico panorama que envolve ao mesmo tempo paisagens da serra e do litoral.

A ferrovia foi projetada, no segundo reinado, por Antônio Rebouças, irmão (prematuramente falecido) do engenheiro, monarquista e abolicionista André Rebouças. Contra a opinião de especialistas estrangeiros que o governo convidara a opinar, a estrada, aberta ao tráfego em 1885, foi construída num traçado em linha de simples aderência. Tem 111km de extensão, 41 pontes e 13 túneis, 12 dos quais escavados na rocha viva, além do arrojado viaduto Vicente de Carvalho, com 84m de extensão. Muitas dessas obras de arte, concebidas para vencer as passagens mais difíceis, ainda são consideradas de grande audácia, para a topografia da região.

São numerosos os acidentes naturais de interesse turístico no Paraná, como as formações rochosas de arenito vermelho de Vila Velha, que parecem dolmens, nos arredores de Ponta Grossa; as grutas calcárias de Campinhos, em Rio Branco do Sul, e do Monge, em Lapa; as cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; o Parque Nacional do Iguaçu, com sua reserva florestal; a ilha do Mel, com sua bela praia, o farol, a gruta e a fortaleza histórica da Barra, em Paranaguá; os balneários de Pontal do Sul, Praia do Leste, Matinhos, Caiobá e Guaratuba.

A cozinha paranaense testemunha as diversidades da origem de sua população. O prato mais típico do estado é o barreado, apreciado em toda a região litorânea e feito à base de carne cozida, por muito tempo, em panela de barro, até desmanchar-se. O churrasco é, como em todo o sul, um dos pratos mais característicos do interior, juntamente com os das comunidades de tradição alemã, polonesa e italiana.