sábado, 29 de maio de 2010

Belo Horizonte - MG

Números

Fundação: 12 de dezembro de 1897
Área: 330,954 km²
População: 2.452.617
Densidade: 7.290,8 hab / km²
Altitude: 852 m

A cidade

Cidade planejada, prevista para ser de porte médio e voltada sobretudo para atividades administrativas, Belo Horizonte acabou crescendo muito além do esperado, o que, se impulsionou o progresso da região, trouxe também uma série de problemas inerentes às grandes metrópoles.

Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país, é o núcleo principal de uma das maiores áreas metropolitanas do Brasil; concentra setenta por cento da população do aglomerado urbano que a circunda. Apresenta um traçado urbano constituído por um sistema de ruas em xadrez, ao qual foi sobreposto outro de avenidas que cruzam as ruas formando um ângulo de 45o. Localiza-se sobre um planalto de cerca de 850m de altitude, próximo à serra do Curral, uma das cristas do Espinhaço. Cortada pelo ribeirão Arrudas, afluente da margem esquerda do rio das Velhas, está situada numa região constituída de terrenos algonquianos, ricos em minério de ferro. O município possui grandes jazidas desse mineral em exploração.

O clima de Belo Horizonte é tropical de altitude, apresentando temperatura média anual de 20o C e médias máximas anuais de 26o C, com médias mínimas de 15o C. As chuvas se concentram nos meses de novembro a fevereiro, ocorrendo uma estação seca nos meses de inverno.

Origem. Belo Horizonte foi planejada para ser a capital do estado, em substituição a Ouro Preto, que desde 1720 se tornara o centro político e administrativo de Minas Gerais. A construção da cidade, numa região central do estado, foi iniciada em 1893 pelo engenheiro Aarão Reis. A inauguração se deu em 1897, e a capital recebeu o nome de Cidade de Minas, que perdurou até 1901, quando passou a se chamar Belo Horizonte. A partir da década de 1930, com a valorização econômica da região metalúrgica e graças à implantação de siderurgias a seu redor, a cidade cresceu em ritmo acelerado.

Na área metropolitana estão instaladas centenas de indústrias, que produzem aço, vagões ferroviários, tratores, cimento, equipamentos para a indústria siderúrgica, tecidos, calçados, cerveja e produtos alimentícios em geral. No distrito industrial de Betim estão instaladas uma fábrica de automóveis e várias de autopeças. Em Nova Lima, município vizinho à capital, está localizada a mina de ouro mais profunda do mundo. A cidade também desenvolveu uma excepcional vocação como centro atacadista e entreposto varejista, sendo hoje um dos principais centros comerciais do país.

O rápido e contínuo crescimento provocou o surgimento de vários bairros que não seguiram o plano urbanístico inicial, e muitos deles não se beneficiam dos serviços de infra-estrutura urbana, como água e esgoto.

O aglomerado urbano que circunda Belo Horizonte é constituído pelos municípios de Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Igarapé, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. Na verdade se constituem em cidades-dormitório ou centros industriais ou de recreação; mas é por meio deles que se processa o contínuo crescimento da capital.

Como metrópole regional Belo Horizonte exerce influência econômica, social e cultural em larga área do território de Minas Gerais. O norte do estado, o oeste, a zona metalúrgica e a dos Campos das Vertentes, gravitam na órbita de influência da capital. Nessa região sobressai em importância econômica a zona metalúrgica, onde a mineração é a atividade principal: Itabira e o vale de Paraopeba destacam-se como produtores de minério de ferro. A siderurgia também desempenha papel destacado nas localidades de Ipatinga, sede da Usiminas; Timóteo, da Acesita; João Monlevade e Sabará, da Belgo-Mineira; além de outros centros siderúrgicos como Barão de Cocais, Caeté, Itaúna e Divinópolis.

Pólo de comunicação rodoviária, Belo Horizonte liga-se ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do Espírito Santo e das principais cidades do Triângulo Mineiro, como Uberaba e Uberlândia, e ainda Governador Valadares e Juiz de Fora.

Para atender a sua produção industrial, transformou-se num importante eixo de transporte ferroviário e possui ramais da Rede Ferroviária Federal, que a ligam com Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, e com Pirapora, às margens do São Francisco. Outro ramal faz a ligação da capital com o vale do Rio Doce, onde a Estrada de Ferro Vitória-Minas escoa grande parte da produção de minério de ferro exportado para vários países pela Companhia Vale do Rio Doce.

Uma das maiores atrações turísticas de Belo Horizonte é a lagoa da Pampulha, com sua igreja projetada por Oscar Niemeyer. A cidade de Sabará, nos arredores da capital, com sua arquitetura barroca, e Lagoa Santa, local de esportes aquáticos, são outros pontos turísticos de destaque.

Links