quarta-feira, 19 de maio de 2010

Foz do Iguaçu - PR

Números

Fundação: 10 de junho de 1914
Área: 617,701 km²
População: 325.137
Densidade: 504 hab / km²
Altitude: 200 m

A cidade

Uma das mais importantes cidades do interior paranaense, Foz do Iguaçu tem no turismo e no comércio suas principais atividades econômicas.

Localizado no oeste do Paraná, o município de Foz do Iguaçu limita-se com o Paraguai a oeste e a Argentina ao sul. Com 175m de altitude, situa-se na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, a vinte quilômetros das cataratas do Iguaçu e a 637km de Curitiba. Tem clima temperado quente.

Fundado com o nome de Colônia Militar, em 1889, começou a crescer com a chegada de colonos europeus à região. Passou a município em 1914, quando a sede recebeu o nome de Vila do Iguaçu, trocado em 1918 para Foz do Iguaçu. O desenvolvimento adveio com o turismo e a extração e exportação de madeira. A construção da hidrelétrica de Itaipu foi outro fator de progresso.

Os pontos de maior interesse turístico são o Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, as cataratas do Iguaçu, a hidrelétrica de Itaipu e o mirante do Marco das Três Fronteiras, de onde se avistam terras brasileiras, paraguaias e argentinas. A facilidade de acesso aos centros comerciais de Ciudad del Este, no Paraguai, e a Puerto Yguazu, na Argentina, atrai milhões de consumidores todos os anos.

Links