Sonho alimentado durante quase dois séculos pela população que habitava o norte do antigo estado de Goiás, a criação do estado de Tocantins veio dar um importante impulso ao povoamento do centro-norte do Brasil e abriu uma nova frente de desenvolvimento rumo ao interior do país, numa região de economia predominantemente agropecuária.
O estado de Tocantins, na região Norte, ocupa uma área de 278.421km2. Limita-se a oeste com o Pará e o Mato Grosso, ao sul com Goiás, e a leste com o Maranhão, o Piauí e a Bahia. Sua capital é Palmas.
Região: Norte
Área: 277.620,914 km²
Capital: Palmas
População estimada: 1.243.627 habitantes
Densidade demográfica: 4,5 hab./km²
Sites
Governo de Tocantins
Tocantins Turismo
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Tocantins: Geografia
Geologia e relevo. A maior parte do estado de Tocantins encontra-se a menos de 500m de altitude e caracteriza-se por grandes superfícies aplainadas de rochas cristalinas e sedimentares. Quatro unidades integram o quadro morfológico: (1) o planalto cristalino do Araguaia-Tocantins, a região mais elevada, que ocupa o sul do estado, com altitudes de 300 a 600m; (2) o planalto sedimentar do nordeste, composto por um conjunto de chapadas de arenito e lençóis de basalto na área limítrofe entre o Maranhão e Tocantins; (3) o planalto sedimentar do São Francisco, um vasto chapadão arenítico situado ao longo da divisa Tocantins-Bahia; e (4) a planície aluvial do médio Araguaia, entre Tocantins e Mato Grosso, uma antiga planície de inundação, com periódica deposição de aluviões, onde se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Tocantins: População
Após sua criação, em 1988, Tocantins alcançou, em algumas regiões, taxas de crescimento superiores a vinte por cento ao ano. A população se concentra nas cidades cortadas pela rodovia Belém-Brasília.
Situado no centro do país, Tocantins tornou-se importante meio de integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O norte do estado pode servir como base de povoamento da Amazônia e fornecedor de alimentos para a região nordeste do país. O sul de Tocantins sofre influência de Brasília, Goiânia e do sul da Bahia. As principais cidades do estado são Araguaína, Gurupi, Palmas, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.
Situado no centro do país, Tocantins tornou-se importante meio de integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O norte do estado pode servir como base de povoamento da Amazônia e fornecedor de alimentos para a região nordeste do país. O sul de Tocantins sofre influência de Brasília, Goiânia e do sul da Bahia. As principais cidades do estado são Araguaína, Gurupi, Palmas, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.
domingo, 26 de setembro de 2010
Tocantins: Economia
Agricultura e pecuária. Predominam em Tocantins as culturas de subsistência. O principal produto é o arroz, com boas perspectivas de desenvolvimento devido a projetos de irrigação como o do rio Formoso, no sul, ligado à Belém-Brasília por 45km de estrada pavimentada. Seguem-se o milho, o feijão e a soja.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Tocantins: História
A autonomia de Tocantins era um desejo antigo do então norte de Goiás. Já em setembro de 1821 o desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamava o governo autônomo de Tocantins. Representante da Comarca do Norte, criada por D. João VI em 1809, o desembargador rebelara-se contra o isolamento imposto à região. Seu governo teve curta duração, servindo, no entanto, para espalhar o sentimento separatista entre a população.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Tocantins: Cultura e Turismo
Entidades culturais. A Universidade do Estado de Tocantins (Unitins) divide-se em vários centros regionais. Porto Nacional sedia os cursos de saúde pública; Araguaína, o de medicina veterinária; Miracema, os de administração pública e formação de professores; Gurupi, os do complexo agrícola; e Palmas, os cursos de engenharia e tecnologia.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Acre
A incorporação do Acre ao Brasil foi um fato singular na história do país: deveu-se às populações do Nordeste, que povoaram o território e o tornaram produtivo, repetindo proeza dos bandeirantes dos séculos XVI e XVII.
A ocupação da região começou na segunda metade do século XIX, quando nordestinos flagelados pelas secas acorreram para lá em busca da riqueza natural dos seringais. No entanto, a incorporação definitiva do Acre ao Brasil se deu no começo do século XX, após décadas de conflitos armados e disputas diplomáticas com a Bolívia e o Peru.
O estado do Acre situa-se no sudoeste da Amazônia brasileira, na região Norte, onde ocupa uma área de 153.150km2. Limita-se com o estado do Amazonas, ao norte; o Peru, ao sul; a Bolívia, a sudeste; e o estado de Rondônia, a leste. Sua capital é Rio Branco.
Região: Norte
Área: 152.581,388 km²
Capital: Rio Branco
População estimada: 680.073 habitantes
Densidade demográfica: 4,5 hab./km²
Área: 152.581,388 km²
Capital: Rio Branco
População estimada: 680.073 habitantes
Densidade demográfica: 4,5 hab./km²
Sites
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Acre: Geografia
Praticamente todo o relevo do estado do Acre se integra no baixo platô arenítico, ou terra firme, unidade morfológica que domina a maior parte da Amazônia brasileira. Esses terrenos se inclinam, no Acre, de sudoeste para nordeste, com topografia, em geral, tabular. No extremo oeste se encontra a serra da Contamana ou do Divisor, ao longo da fronteira ocidental, com as maiores altitudes do estado (609m). Cerca de 63% da superfície estadual fica entre 200 e 300m de altitude; 16% entre 300 e 609; e 21% entre 200 e 135.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Acre: População
É escassa a população do estado. Mais da metade concentra-se em dois municípios, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A distribuição geográfica da população, dispersa ao longo dos rios, reflete a dependência da navegação fluvial para as comunicações. Pouco mais da metade dos habitantes vive na zona rural, e cerca de sessenta por cento da população ativa ocupa-se de atividades extrativas. Povoações distantes entre si por dias de caminhada pela floresta e que por vezes, no período das chuvas, ficam completamente isoladas, dificultam a irradiação da saúde pública. Dos municípios, apenas Rio Branco tem abastecimento de água encanada, mas não possui serviço de esgoto, o que impede o controle da disenteria amebiana endêmica. A malária é a maior causa de mortalidade infantil.
sábado, 11 de setembro de 2010
Acre: Economia
A economia acriana repousa na exploração de recursos naturais. O mais importante é a borracha, produto no qual se baseou o povoamento da região. A extração da borracha se faz ao longo dos rios, pois a seringueira é árvore de mata de igapó. Os tipos produzidos são caucho, cernambi caucho, cernambi rama e cernambi seringa. A maior parte da produção estadual cabe à bacia do rio Purus. Nessa região destaca-se o vale do rio Acre, que, além de possuir o maior número de seringueiras, é também região rica em castanheiras. A floresta acriana é também objeto de exploração madeireira, e a caça nela praticada parece contribuir de forma substancial para a alimentação local.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Acre: História
As secas nordestinas e o apelo econômico da borracha -- produto que no fim do século XIX começava sua trajetória de preços altos nos mercados internacionais -- inscrevem-se entre as causas predominantes na movimentação de massas humanas em busca do Eldorado acriano. As penetrações portuguesas do período colonial já haviam atingido seus pontos máximos no Brasil durante o século XVIII. Conseqüência inevitável foi a dilatação do horizonte geográfico na direção oeste, atingindo terras de posse espanhola, fato que se tornou matéria dos tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777). Ambos os tratados, partindo das explorações feitas por Manuel Félix de Leme nas bacias do Guaporé e do Madeira, estabeleceram como linha divisória das possessões respectivas, na área em questão, os leitos do Mamoré e do Guaporé até seu limite máximo ocidental, na margem esquerda do Javari.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Acre: Cultura e Turismo
A cultura do Acre é muito parecida com a dos outros Estados da região Norte. A comida típica utiliza o pato e o pirarucu, que herdou dos índios, e o bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira, trazido do Nordeste brasileiro logo quando iniciou a extração do látex, já que muitos nordestinos migraram para o Acre tentando uma melhor qualidade de vida.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Goiás
A caça ao índio, a busca de riquezas minerais e a catequese foram, no final do século XVI, responsáveis pela penetração do centro-oeste brasileiro, por meio de duas correntes humanas de certa forma antagônicas: os bandeirantes, vindos do sul, ambicionavam escravos, ouro e pedras preciosas; os jesuítas, vindos do norte, procuravam conquistar os índios para a fé católica e defendê-los da sanha dos desbravadores. A história de Goiás repete essas linhas de força originais, como se observa pelo permanente desejo de crescimento econômico e modernização, a par da profunda religiosidade de seu povo.
Região: Centro-Oeste
Área: 340.086,698 km²
Capital: Goiânia
População estimada: 5.926.300 habitantes
Densidade demográfica: 17,31 hab./km²
Sites
Governo de Goiás
Goiás Turismo
Principal estado da região Centro-Oeste, com uma superfície de 341.289km2, Goiás limita-se ao norte com o estado de Tocantins; a leste com a Bahia e Minas Gerais; ao sul com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais; e a oeste com Mato Grosso. A capital é Goiânia. Em seu território encontra-se encravado o Distrito Federal.
Região: Centro-Oeste
Área: 340.086,698 km²
Capital: Goiânia
População estimada: 5.926.300 habitantes
Densidade demográfica: 17,31 hab./km²
Sites
Governo de Goiás
Goiás Turismo
domingo, 29 de agosto de 2010
Goiás: Geografia
Geologia e relevo. A maior parte do território goiano se caracteriza pelo relevo suave das chapadas e chapadões, entre 300 e 900m de altitude. Consiste de grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas cristalinas e sedimentares. Cinco unidades compõem o quadro morfológico goiano: (1) o alto planalto cristalino; (2) o planalto cristalino do rio Araguaia-Tocantins; (3) o planalto sedimentar do São Francisco; (4) o planalto sedimentar do Paraná; e (5) a planície aluvial do médio Araguaia.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Goiás: População
A região Centro-Oeste caracteriza-se pela baixa concentração demográfica. No entanto, a partir da implantação de Brasília e da descoberta dos cerrados como nova fronteira econômica, em etapas diferentes, dirigiram-se para Goiás grandes fluxos de migrantes, sobretudo das cidades muito populosas ou das regiões mais pobres do país, em busca de ocupação ou de novas opções de vida.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Goiás: Economia
Agricultura e pecuária. O setor agropecuário tem sido tradicionalmente a base da economia goiana. Nas três últimas décadas do século XX, Goiás foi uma das regiões de fronteira agrícola mais expressivas do país. Em muitas culturas, como soja, milho, arroz, feijão, tornou-se, naquele período, um dos maiores produtores do país. A principal área agrícola e pastoril do estado é a região do Mato Grosso de Goiás, onde se pratica uma agricultura diversificada, com arroz, milho, soja, feijão, algodão e mandioca.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Goiás: História
Quase um século após o descobrimento do Brasil, os colonizadores portugueses trilharam pela primeira vez as terras de Goiás. Ficaram famosas, entre outras, as expedições de Domingos Rodrigues (1596), Belchior Dias Carneiro (1607), Antônio Pedroso de Alvarenga (1615) e Manuel Campos Bicudo (1673), além da mais famosa, a de Bartolomeu Bueno da Silva, com seu filho de igual nome, então com apenas 12 anos de idade. Bueno encontrou em pleno sertão a bandeira de Manuel Campos Bicudo, que conduzia presos índios da nação dos araés, cuja área parecera ao bandeirante extraordinariamente rica em minas de ouro. De acordo com as indicações de Bicudo, para ali seguiu Bartolomeu Bueno, que aprisionou os silvícolas restantes e colheu muitas pepitas de ouro.
sábado, 21 de agosto de 2010
Goiás: Cultura e Turismo
Entidades culturais. O estado conta com duas grandes instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Católica de Goiás, ambas sediadas na capital. Entre as entidades culturais, destacam-se a Academia Goiana de Letras, fundada em 1930, a seção goiana da União Brasileira de Escritores, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, a Agremiação Goiana de Teatro e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Blumenau
Números
Fundação: 2 de setembro de 1850
Área: 519,837 km²
População: 299.416
Densidade: 576 hab / km²
Altitude: 21 m
A cidade
Fundação: 2 de setembro de 1850
Área: 519,837 km²
População: 299.416
Densidade: 576 hab / km²
Altitude: 21 m
A cidade
Entusiasmado com o solo e as possibilidades do Brasil, o químico alemão Hermann Otto Blumenau instalou-se em 1850 com 16 compatriotas no vale do Itajaí para fundar uma colônia agrícola.
Blumenau, cidade onde se iniciou a colonização alemã no estado de Santa Catarina, situa-se na confluência do Itajaí com seus afluentes Testo, Itoupava, Velha e Garcia, a 139km de Florianópolis. O clima é quente e úmido no verão, com média de 21o C.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Fernando de Noronha - PE
Por sua posição avançada, o arquipélago de Fernando de Noronha foi das primeiras terras descobertas do Novo Mundo. É possível que a ilha maior (Fernando de Noronha) seja a ilha de São João do planisfério de Juan de la Cosa, de 1500, o primeiro em que aparece a América.
Território federal do Brasil até 1988, quando foi reincorporado por decisão da Assembléia Nacional Constituinte ao estado de Pernambuco, ao qual pertencera até 1942, Fernando de Noronha está situado no oceano Atlântico, a 510km do litoral pernambucano. Seus 25km2 de superfície compreendem o arquipélago de Fernando de Noronha, o atol das Rocas e os penedos de São Pedro e São Paulo. Integram o arquipélago a ilha de Fernando de Noronha (16,2km2) e cerca de vinte outras, das quais as principais são as do Lucena, Rata, do Meio, Sela Gineta, Rasa, do Padre ou dos Sinos, de São José, Cabeluda, Morro do Leão e Morro da Viúva.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Ponta Grossa - PR
Números
Fundação: 15 de setembro de 1823
Área: 2.063,697 km²
População: 332.060
Densidade: 150,8 hab / km²
Altitude: 975 m
A cidade
Fundação: 15 de setembro de 1823
Área: 2.063,697 km²
População: 332.060
Densidade: 150,8 hab / km²
Altitude: 975 m
A cidade
Importante parque industrial, Ponta Grossa é conhecida sobretudo pela singularidade de sua paisagem natural: as curiosas formações rochosas do Parque Estadual de Vila Velha, as crateras de Furnas, denominadas Caldeirões do Inferno, e a lagoa Dourada, cercada de árvores seculares.
A cidade paranaense de Ponta Grossa está situada no oeste do estado, a 114km de Curitiba, numa região conhecida como campos gerais. A ocupação do município teve início no século XIX, com a fundação de um povoamento pelo sargento-mor Miguel da Rocha Ferreira Carvalhais. A freguesia foi criada em 1823, passou a vila em 1855 e em 1862 foi elevada a cidade. Recebeu sucessivamente os nomes de Casa de Telha, Estrela, Pitangui e Ponta Grossa.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Rio de Janeiro
Com uma geografia de muitos lugares paradisíacos, tanto no litoral quanto nas serras, o estado do Rio de Janeiro é também um dos mais industrializados do Brasil e beneficiou-se, durante séculos, por abrigar a cidade do mesmo nome, que era a capital federal e é a cidade brasileira mais conhecida no exterior. Disputado, hoje, por dezenas de indústrias estrangeiras, o estado tem ainda um título que, se ainda não o cobriu de riqueza, garante-lhe o futuro da economia: é o maior produtor de petróleo do país.
O estado do Rio de Janeiro, situado na região Sudeste, onde ocupa uma área de 43.910km2, limita-se ao sul e a leste com o oceano Atlântico, ao norte e a oeste com Minas Gerais, a oeste com São Paulo e ao norte com o Espírito Santo. A capital é a cidade do mesmo nome.
Região: Sudeste
Área: 43.696,054 km²
Capital: Rio de Janeiro
População estimada: 16.010.429 habitantes
Densidade demográfica: 352,58 hab./km²
Área: 43.696,054 km²
Capital: Rio de Janeiro
População estimada: 16.010.429 habitantes
Densidade demográfica: 352,58 hab./km²
Sites
sábado, 14 de agosto de 2010
Rio de Janeiro: Geografia
Geologia e relevo. O embasamento cristalino do Brasil constitui a estrutura fundamental do relevo do estado do Rio de Janeiro. Suas rochas, gnaisses e granitos, os mais antigos do território nacional, sofreram alterações tectônicas, particularmente as falhas terciárias, origem dos alinhamentos de serra que acompanham a linha do litoral. O estado possui relevo bastante variado, com grandes desníveis e elevações pronunciadas.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Rio de Janeiro: População
O povoamento fluminense foi lento durante o período colonial. A população, de 179.000 habitantes no século XVIII, registrou significativo crescimento no império, quando chegou ao auge o ciclo do café. Em 1890 viviam na província 1.400.000 habitantes, dos quais 37% na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. A partir de então, a decadência do café e o impulso industrializante começaram a fazer com que se acentuasse ainda mais a polarização em torno da metrópole. Em 1920, a população conjunta do estado do Rio de Janeiro e do então Distrito Federal (a cidade do Rio de Janeiro) era de 2.717.244 habitantes. Em 1940 era de 3.612.000 habitantes, dos quais 46% se concentravam no Distrito Federal.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Angra dos Reis - RJ
Números
Fundação: 6 de janeiro de 1502
Área: 800,430 km²
População: 164.191
Densidade: 185,5 hab / km²
Altitude: 5 m
A cidade
Fundação: 6 de janeiro de 1502
Área: 800,430 km²
População: 164.191
Densidade: 185,5 hab / km²
Altitude: 5 m
A cidade
Um dos principais centros turísticos do estado do Rio de Janeiro, Angra dos Reis viu sua fisionomia transformar-se a partir da década de 1970, com a construção da primeira usina nuclear brasileira.
Angra dos Reis situa-se no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, numa estreita faixa de terra entre o mar e a serra do Ariró. Descoberta a angra em 6 de janeiro de 1602, o povoado desenvolveu-se em função da atividade portuária.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Rio de Janeiro: Economia
Agricultura e pecuária. No império, a monocultura do café constituía a grande riqueza fluminense, mas a erosão dos solos e a abolição da escravatura provocaram sua decadência. A agricultura tornou-se uma atividade de importância secundária no estado, que no fim do século XX se tornou um dos poucos, no Brasil, com produto industrial superior ao agrícola. A cana-de-açúcar, item mais expressivo da produção agrícola no fim do século XX, mantém-se como principal produto agrícola, com seu cultivo concentrado na região de Campos. O segundo produto é a laranja, cultivada principalmente na região de Itaboraí. Segue-se o tomate, cultivado sobretudo no planalto, junto a sua borda (serra do Mar), juntamente com outras hortaliças e árvores frutíferas (especialmente o caqui).
domingo, 8 de agosto de 2010
Rio de Janeiro: História
O nome Rio de Janeiro originou-se de um equívoco dos exploradores portugueses que, a 1º de janeiro de 1502, comandados, ao que tudo indica, por André Gonçalves, descobriram a baía atualmente chamada Guanabara. Ao confundirem a entrada da barra com a embocadura de um rio, chamaram à baía "do Rio de Janeiro", nome que depois se estenderia à cidade do Rio de Janeiro, e desta ao estado.
sábado, 7 de agosto de 2010
Ouro Preto - MG
Números
Fundação: 8 de julho de 1711
Área: 1.245,114 km²
População: 69.495
Densidade: 55,5 hab / km²
Altitude: 1.179 m
A cidade
Fundação: 8 de julho de 1711
Área: 1.245,114 km²
População: 69.495
Densidade: 55,5 hab / km²
Altitude: 1.179 m
A cidade
Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do mundo, Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada patrimônio cultural da humanidade.
Ouro Preto localiza-se no estado de Minas Gerais, 96km a sudeste da capital, Belo Horizonte, no trecho meridional da serra do Espinhaço, em plena área auroferrífera. A cidade tem relevo montanhoso e situa-se a 1.150m de altitude.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Rio de Janeiro: Cultura e Turismo
Capital do país durante dois séculos, desde 1763 até a inauguração de Brasília, em 1960, a cidade do Rio de Janeiro ostenta um invejável patrimônio cultural e artístico. Também muitas outras cidades do estado participam dessa riqueza, já por força do poder irradiador da metrópole carioca, já em decorrência do passado fastígio do café.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Maceió - AL
Números
Fundação: 5 de dezembro de 1815
Área: 511 km²
População: 936.314
Densidade: 1.755,3 hab / km²
Altitude: 7 m
A cidade
Fundação: 5 de dezembro de 1815
Área: 511 km²
População: 936.314
Densidade: 1.755,3 hab / km²
Altitude: 7 m
A cidade
Capital do estado de Alagoas desde 1839, Maceió transformou-se nas últimas décadas do século XX em centro de atração turística graças a suas praias.
Capital do estado de Alagoas, a cidade de Maceió situa-se à margem da lagoa Mundaú ou do Norte, no litoral alagoano, a 632km de Salvador e a 285km de Recife. Tem clima quente e úmido, típico da zona do litoral e da Mata, com temperatura máxima de 29o C e mínima de 22,7o C. As chuvas ocorrem principalmente de março a agosto, com estio de dezembro a fevereiro. A paisagem se caracteriza pela presença de lagoas e numerosos canais.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Macapá
Números
Fundação: 4 de fevereiro de 1758
Área: 6.563 km²
População: 355.000
Densidade: 52,4 hab / km²
Altitude: 14 m
A cidade
Fundação: 4 de fevereiro de 1758
Área: 6.563 km²
População: 355.000
Densidade: 52,4 hab / km²
Altitude: 14 m
A cidade
Situada sobre a linha do equador, a cidade de Macapá tem entre suas atrações turísticas o Marco Zero, monumento construído sobre a linha divisória dos dois hemisférios.
Macapá, capital do estado brasileiro do Amapá, situa-se na margem esquerda do canal norte do rio Amazonas. O clima é tropical superúmido, caracterizado por pequena variação entre as temperaturas (a média das máximas é 28° C e das mínimas, 22° C).
domingo, 1 de agosto de 2010
Rio Branco - AC
Números
Fundação: 28 de Dezembro de 1882
Área: 9.222,577 km²
População: 305.954
Densidade: 32,7 hab / km²
Altitude: 153 m
A cidade
Fundação: 28 de Dezembro de 1882
Área: 9.222,577 km²
População: 305.954
Densidade: 32,7 hab / km²
Altitude: 153 m
A cidade
Em 1903, o barão do Rio Branco negociou com a Bolívia a assinatura do Tratado de Petrópolis, que incorporou o Acre ao Brasil. Para homenageá-lo, foi dado o seu nome à atual capital do estado.
Rio Branco é uma cidade portuária fluvial, situada às margens do rio Acre, 136m acima do nível do mar. Dista 3.123km de Brasília. De traçado quadricular, Rio Branco tem topografia suavemente ondulada e, na região, predomina a floresta equatorial.
sábado, 31 de julho de 2010
Rio Grande do Norte
Graças a sua privilegiada situação geográfica -- localiza-se na costa sul-americana mais próxima da Europa --, o Rio Grande do Norte sempre teve singular importância estratégica. Como diziam os portugueses quinhentistas, "é a mais perto terra que há no Brasil".
Região: Nordeste
Área: 52.796,791 km²
Capital: Natal
População estimada: 3.137.541 habitantes
Densidade demográfica: 94,98 hab./km²
Área: 52.796,791 km²
Capital: Natal
População estimada: 3.137.541 habitantes
Densidade demográfica: 94,98 hab./km²
Sites
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Rio Grande do Norte: Geografia
Geologia e relevo. Cerca de 83% do território estadual encontram-se abaixo de 300m e 60% abaixo de 200m. Duas unidades de relevo compõem o quadro morfológico: terras baixas e planalto. O planalto, extremidade setentrional da Borborema, penetra o estado pelo sul, afastando-se bastante do litoral oriental, ao contrário do que ocorre nos estados da Paraíba e de Pernambuco. Apresenta dorso acinzentado e mais baixo que no estado da Paraíba (somente ao norte de Currais Novos alcança o planalto a cota de 800m de altitude), rebordo tortuoso e pouco escarpado.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Rio Grande do Norte: População
A faixa mais povoada é a da baixada litorânea oriental, sobretudo na microrregião de Natal, a região mais úmida do estado. Nas demais regiões, as densidades se reduzem bastante, na seguinte ordem decrescente, por região: agreste, microrregião serrana do sudoeste, salineira, Borborema, Seridó, Serra Verde, Açu e Apodi, litoral de São Bento do Norte e sertão de Angicos.
domingo, 25 de julho de 2010
Rio Grande do Norte: Economia
Agricultura e pecuária. O mais importante produto agrícola do Rio Grande do Norte é o algodão. Cultiva-se a variedade arbórea nas áreas de menor pluviosidade, em terras do agreste e da caatinga. A principal área produtora, situada no sul do estado, compreende o agreste da Borborema e a área semi-árida situada a oeste do planalto, a região do Seridó. Em segundo lugar como cultura de larga distribuição geográfica, aparece o feijão, cultivado quer nos solos mais úmidos das planícies aluviais e pés-de-serra do sertão, quer em terras de caatinga, como cultura consorciada, ligada ao milho e ao algodão.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Rio Grande do Norte: História
Na divisão do Brasil em capitanias, coube o Rio Grande do Norte a João de Barros, feitor da Casa da Índia e Mina e futuro cronista das Décadas da Ásia. Media cem léguas de costa, contadas para o norte desde a baía da Traição, limite de Itamaracá, e incluía parte da atual Paraíba.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Rio Grande do Norte: Cultura e Turismo
O Rio Grande do Norte dispõe de importantes entidades culturais, entre as quais se destacam o Instituto Histórico e Geográfico que publica uma Revista desde 1903, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e a Associação Norte-Rio-Grandense de Astronomia, todas com sede na capital. Entre as bibliotecas, devem ser citadas as da Fundação José Augusto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Central, a do Museu Histórico e Geográfico e a Biblioteca Câmara Cascudo. A maior biblioteca pública do interior é a da Prefeitura Municipal de Moçoró.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Porto Velho - RO
Números
Fundação: 2 de outubro de 1914
Área: 34.082 km²
População: 382.829
Densidade: 10,8 hab / km²
Altitude: 85 m
A cidade
Fundação: 2 de outubro de 1914
Área: 34.082 km²
População: 382.829
Densidade: 10,8 hab / km²
Altitude: 85 m
A cidade
Porto Velho surgiu graças ao Tratado de Petrópolis, que previu, em 1903, a criação de um porto fluvial e de uma ferrovia, a Madeira-Mamoré, para escoamento da produção boliviana de borracha.
Porto Velho é capital do estado de Rondônia e se localiza na margem direita do rio Madeira, a 98m de altitude. A povoação teve início no núcleo de casa dos empregados da Madeira-Mamoré Railway, companhia que construiu a estrada de ferro, por volta de 1907. Com a instalação dos serviços da ferrovia, formou-se ali um núcleo populoso e instalou-se o porto de grande movimento.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
João Pessoa - PB
Números
Fundação: 5 de agosto de 1585
Área: 210,45 km²
População: 702.235
Densidade: 3.336,8 hab / km²
Altitude: 40 m
A cidade
Fundação: 5 de agosto de 1585
Área: 210,45 km²
População: 702.235
Densidade: 3.336,8 hab / km²
Altitude: 40 m
A cidade
Terceiro centro urbano criado no Brasil, João Pessoa registra em sua história a presença de franceses, holandeses e portugueses. É um importante centro turístico do Nordeste, pois além de possuir belas praias, é uma das cidades mais arborizadas do mundo.
João Pessoa é capital do estado da Paraíba. Na ponta do Seixas, junto ao cabo Branco, na praia de Tambaú, localiza-se o ponto que marca o extremo leste da América do Sul. A cidade estende-se das margens do rio Sanhuá até a praia de Tambaú. A área urbana distribui-se em três planos. Na cidade alta localizam-se as residências; na média, o comércio varejista e na baixa, o comércio atacadista, a estação ferroviária, o porto, as poucas indústrias e os bancos.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Pará
Pará em tupi quer dizer mar. É o nome local do braço direito do rio Amazonas, que ao confluir com o Tocantins se alarga de maneira desmedida. Daí o nome Grão-Pará, denominação da capitania criada em 1616. A imagem oceânica evoca a imensidão do território e dos rios que sulcam a Amazônia.
O estado do Pará situa-se na região Norte, onde ocupa uma área de 1.253.165km2, e é atravessado de oeste a leste pelo rio Amazonas, que desemboca no oceano Atlântico, no nordeste do estado. Limita-se ao norte com a Guiana, o Suriname e o estado do Amapá, ao sul com o Mato Grosso, a noroeste com Roraima, a oeste, Amazonas, e a leste com o Maranhão e Tocantins. Sua capital é Belém.
Região: Norte
Área: 1.247.689,515 km²
Capital: Belém
População estimada: 7.431.020 habitantes
Densidade demográfica: 5,66 hab./km²
Área: 1.247.689,515 km²
Capital: Belém
População estimada: 7.431.020 habitantes
Densidade demográfica: 5,66 hab./km²
Sites
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Pará: Geografia
Geologia e relevo. O relevo paraense, modesto, é formado por grandes superfícies planas ou onduladas. Cerca de 86% do território estadual encontra-se abaixo de 300m de altitude sobre o nível do mar. Cinco unidades de relevo compõem o quadro morfológico: (1) a planície aluvial ou várzea; (2) o baixo platô terciário ou terra firme; (3) a encosta setentrional do planalto Central; (4) a encosta meridional do planalto das Guianas; (5) e a planície litorânea.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Pará: População
À medida que se constituiu, a população do Pará compôs-se principalmente de caboclos, resultantes da mestiçagem de índios e europeus. A partir do século XVII, acrescentou-se o contingente dos negros. No início da década de 1990, a densidade demográfica do estado permanecia muito baixa, mas observavam-se fortes desníveis populacionais entre as diversas áreas.
domingo, 11 de julho de 2010
Palmas - TO
Números
Fundação: 20 de maio de 1989
Área: 2.218,9 km²
População: 248.645
Densidade: 82,9 hab / km²
Altitude: 280 m
A cidade
Fundação: 20 de maio de 1989
Área: 2.218,9 km²
População: 248.645
Densidade: 82,9 hab / km²
Altitude: 280 m
A cidade
Como outras capitais brasileiras -- Belo Horizonte, Goiânia e Brasília -- , Palmas foi projetada por arquitetos. Segundo o plano original, a cidade poderá vir a abrigar até 2,5 milhões de habitantes.
Palmas, capital do estado de Tocantins desde 1990, dista 973km de Brasília e 1.271km de Belém PA. Situada a 280m de altitude, a cidade ocupa uma superfície aplainada de rochas cristalinas e sedimentares, dominada por campos de cerrado.
Vitória - ES
Números
Fundação: 8 de setembro de 1551
Área: 93,381 km²
População: 320.156
Densidade: 3.363 hab / km²
Altitude: 12 m
A cidade
Fundação: 8 de setembro de 1551
Área: 93,381 km²
População: 320.156
Densidade: 3.363 hab / km²
Altitude: 12 m
A cidade
O porto de Vitória destaca-se pelo grande movimento de exportação de café em grão e pelo cais construído na ponta do Tubarão para o minério de ferro, com terminal especializado e bem aparelhado.
Vitória é a capital e principal cidade do estado do Espírito Santo. Situa-se num conjunto de ilhas da baía de mesmo nome e em parte das terras que circundam a baía. Dista 521km do Rio de Janeiro, 524km de Belo Horizonte e 1.238km de Brasília.
sábado, 10 de julho de 2010
Pará: Economia
Agricultura e pecuária. A economia estadual organizou-se, desde os tempos coloniais, em torno da coleta de produtos florestais. Ao colapso econômico da borracha sucedeu-se prolongada crise, de que só a partir de 1930 o estado começou a se recuperar.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Pará: História
Conquista e formação. No fim do século XVI, após a união das coroas ibéricas em 1580, a administração colonial começou a estimular a conquista e povoamento do norte do Brasil. Processou-se de imediato a ocupação da zona bloqueada pela linha do Tratado de Tordesilhas, cujos termos colocavam o território do atual Pará (com exceção de pequena faixa próxima ao meridiano 48, a leste de Marajó) nas possessões espanholas. Assim, quando as incursões holandesas, inglesas e francesas vieram a ameaçar gravemente os domínios de Filipe II, já se procurava incorporar efetivamente o interior nortista às terras há muito conquistadas.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Santos - SP
Números
Fundação: 26 de janeiro de 1546
Área: 280,300 km²
População: 417.098
Densidade: 1 492,3 hab / km²
Altitude: 2 m
A cidade
Fundação: 26 de janeiro de 1546
Área: 280,300 km²
População: 417.098
Densidade: 1 492,3 hab / km²
Altitude: 2 m
A cidade
Um dos maiores e mais movimentados portos marítimos do país, Santos guarda em seu passado histórico, no conjunto arquitetônico e nas belas praias grandes atrações para o turismo.
A cidade de Santos ocupa toda a porção leste da ilha de São Vicente, em frente à baía de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Dista 72km da capital paulista.
Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos para abrigar doentes desembarcados dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com o nome simplificado de Santos, foi elevado à categoria de vila em 1545.
domingo, 4 de julho de 2010
Pará: Cultura e Turismo
Belém é sede do Museu Paraense Emílio Goeldi, de fama internacional, que efetua pesquisas sobre a arqueologia, a fauna, a flora e a etnologia da região amazônica. Mantém um aquário, horto florestal, jardim zoológico, preciosa biblioteca especializada e notáveis coleções arqueológicas, etnográficas e artísticas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Edita publicações científicas de alto nível, internacionalmente prestigiadas.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
São Luís - MA
Números
Fundação: 8 de setembro de 1612
Área: 827,141 km²
População: 1.224.053
Densidade: 1.241,74 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Fundação: 8 de setembro de 1612
Área: 827,141 km²
População: 1.224.053
Densidade: 1.241,74 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Fundada pelos franceses no início do século XVII para se tornar o núcleo da França Equinocial e mais tarde ocupada pelos holandeses, São Luís tem hoje um dos mais modernos portos do Brasil.
São Luís é capital e principal cidade do estado do Maranhão. Situa-se na ilha de São Luís, entre as embocaduras dos rios Anil e Bacanga. O clima é tropical chuvoso, com temperatura média anual de 26o C. Os totais pluviométricos chegam a 2.083mm. Liga-se ao continente por duas pontes.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Amazonas
O nome Amazonas, que se transmitiu do rio à região e, depois, ao maior estado do Brasil, deve-se ao espanhol Francisco de Orellana, que em 1541 afirmou ter combatido uma tribo de mulheres aguerridas. Comparou-as às amazonas, guerreiras lendárias que amputavam o seio direito para melhor manejarem o arco.
Cortado pela linha do equador em sua porção setentrional, o estado do Amazonas limita-se a leste com o Pará, ao norte com Roraima e a Venezuela, a oeste com a Colômbia e o Peru, e ao sul com Acre, Rondônia e Mato Grosso. É o mais extenso dos estados brasileiros, com uma área de 1.577.820km2, o que representa quase um quinto do território nacional. A capital é Manaus.
Região: Norte
Área: 1.570.745,680 km²
Capital: Manaus
População estimada: 3.393.369 habitantes
Densidade demográfica: 2,05 hab./km²
Sites
Governo do Amazonas
Amazonas Turismo
Portal Amazônia
terça-feira, 29 de junho de 2010
Amazonas: Geografia
Relevo. Cerca de 61% da superfície do Amazonas se situam abaixo de cem metros, 32% entre 100 e 200 metros e somente sete por cento acima dos 200m de altitude. No entanto, é no estado que se encontra o ponto culminante do Brasil, o pico da Neblina, com 3.014m, na serra Imeri, junto da fronteira com a Venezuela, no planalto cristalino.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Olinda - PE
Números
Fundação: 12 de março de 1535
Área: 37,9 km²
População: 397.268
Densidade: 13.497,7hab / km²
Altitude: 16 m
A cidade
Fundação: 12 de março de 1535
Área: 37,9 km²
População: 397.268
Densidade: 13.497,7hab / km²
Altitude: 16 m
A cidade
Cidade brasileira das mais antigas, Olinda conta com importantes monumentos históricos e artísticos, entre os quais o mosteiro de São Bento, onde foi criado o primeiro curso de direito do Brasil.
Integrada à região metropolitana de Recife, Olinda situa-se na faixa litorânea do estado de Pernambuco, a apenas seis quilômetros da capital. Cercada de praias, a cidade assenta-se sobre suaves colinas.
sábado, 26 de junho de 2010
Amazonas: População
A população do Amazonas é uma das mais rarefeitas do país, com densidade demográfica inferior a 1,4 hab./km2 no início da década de 1990. A distribuição geográfica da população ao longo dos rios revela dependência do transporte fluvial e preferência pelos solos de várzea. Cerca de dois quintos da população do estado vivem na zona rural. Essa população rural é quase inteiramente constituída de "caboclos". Há grande número de nordestinos e seus descendentes, atraídos pelo apogeu da borracha. Portugueses, japoneses, sírio-libaneses e espanhóis formam um contingente de estrangeiros pequeno, mas economicamente ativo. No estado, encontram-se 33 grupos indígenas, cuja população é cada vez menor, destruída por doenças, choques com civilizados e falta de elementos econômicos de sobrevivência.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Fortaleza - CE
Números
Fundação: 13 de abril de 1726
Área: 313,140 km²
População: 2.505.552
Densidade: 8.001 hab / km²
Altitude: 21 m
A cidade
Fundação: 13 de abril de 1726
Área: 313,140 km²
População: 2.505.552
Densidade: 8.001 hab / km²
Altitude: 21 m
A cidade
Fundada no século XVII com o objetivo de impedir a entrada de invasores estrangeiros, Fortaleza despontou no século XX com a pacífica vocação de atrair visitantes de todas as partes do mundo, que buscam suas belas praias e seu rico artesanato.
Localizada na planície costeira, à margem do oceano Atlântico, em trecho de dunas abundantes, Fortaleza, capital do estado do Ceará, situa-se em área de clima tropical, com temperatura média anual de 31,7o C e taxa média de pluviosidade anual de 1.379,5mm. A estação chuvosa se dá no verão.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Amazonas: Economia
Atividades extrativas e agropastoris. A exploração de recursos florestais assume grande importância no Amazonas, embora o valor global dos produtos da coleta não chegue a ultrapassar o dos agropastoris. O principal produto extrativo é a borracha, explorada principalmente nas margens dos afluentes meridionais do Amazonas (Madeira, Purus e Juruá). Seguem-se a castanha-do-pará, as gomas não elásticas e a piaçava.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Amazonas: História
O conhecimento do território que hoje constitui o estado do Amazonas vem do século XVI, quando o espanhol Francisco de Orellana, desceu o rio Marañon até alcançar o Atlântico (1539-1542). A descoberta teve repercussões. Logo a seguir, Gonzalo Hernández de Oviedo y Valdés comunicou-a em carta ao cardeal Pedro Bembo, exaltando as riquezas naturais aí encontradas. A carta foi publicada em Veneza (1556), chamando a atenção dos governos colonialistas europeus para uma área inexplorada de consideráveis proporções.
domingo, 20 de junho de 2010
Porto Seguro - BA
Números
Fundação: 30 de junho de 1891
Área: 2.408 km²
População: 122.896
Densidade: 57 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Fundação: 30 de junho de 1891
Área: 2.408 km²
População: 122.896
Densidade: 57 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
A cidade histórica de Porto Seguro tem sua origem estreitamente ligada à história do Brasil, pois se encontra no município a primeira porção de terra avistada pelos descobridores portugueses: um monte "mui alto e redondo" que Pedro Álvares Cabral batizou com o nome de Monte Pascoal. A cidade deve seu nome à excelência do ancoradouro, descrito por Pero Vaz de Caminha como "muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada".
sábado, 19 de junho de 2010
Amazonas: Cultura e Turismo
As mais importantes entidades culturais do estado são o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Academia Amazonense de Letras e a Associação Comercial do Amazonas, todas na capital. A Universidade Federal do Amazonas foi fundada em 1965.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Aracaju - SE
Números
Fundação: 17 de março de 1855
Área: 181,801 km²
População: 570.039
Densidade: 2.952,6 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Fundação: 17 de março de 1855
Área: 181,801 km²
População: 570.039
Densidade: 2.952,6 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
A decisão de transferir a sede do governo de Sergipe para uma área servida por um porto melhor que o de São Cristóvão deu origem a Aracaju, a primeira cidade planejada do Brasil.
Capital e principal cidade do estado de Sergipe, Aracaju localiza-se à margem direita do rio Sergipe, a cerca de cinco quilômetros de sua foz. Ocupa uma pequena planície litorânea, interrompida por ondulações no norte e nordeste, onde ficam os bairros de Santo Antônio, Joaquim Távora e Cidade Nova. O clima é tropical úmido, com temperaturas entre 20 e 30o C e chuvas abundantes no inverno.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul
Estado brasileiro da região Centro-Oeste, com capital na cidade de Campo Grande, o Mato Grosso do Sul constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 1977. Está localizado dentro da Amazônia legal, cuja área, que antes ia até o paralelo 16, se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação.
O Mato Grosso do Sul ocupa uma superfície de 358.159km2 e limita-se ao norte com o Mato Grosso, a oeste com a Bolívia e o Paraguai, ao sul com o Paraguai e o Paraná e a leste com São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A linha da divisa com o Mato Grosso segue limites naturais formados por vários rios.
Área: 358.124,962 km²
Capital: Campo Grande
População estimada: 2.360.498 habitantes
Densidade demográfica: 6,52 hab./km²
Sites
Governo do Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Turismo
Guia Mato Grosso do Sul
terça-feira, 15 de junho de 2010
Boa Vista - RR
Números
Fundação: 9 de julho de 1890
Área: 5.687 km²
População: 266.901
Densidade: 45,9 hab / km²
Altitude: 85 m
A cidade
Fundação: 9 de julho de 1890
Área: 5.687 km²
População: 266.901
Densidade: 45,9 hab / km²
Altitude: 85 m
A cidade
As constantes incursões de ingleses, holandeses e espanhóis no norte do Brasil levaram as autoridades portuguesas a construir, em 1765, a fortaleza de São Joaquim e dois postos militares. Essa é a origem da cidade de Boa Vista.
Capital do estado de Roraima, Boa Vista situa-se à margem direita do rio Branco e o município ocupa uma área de 96.501km2. Cidade de crescimento lento, devido à localização em região subdesenvolvida e de baixa densidade demográfica, Boa Vista apresenta um clima quente e úmido, com seca no verão, com média térmica anual de 30° C.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul: Geografia
Geologia e relevo. O arcabouço geológico do Mato Grosso do Sul é formado por três unidades geotectônicas distintas: a plataforma amazônica, o cinturão metamórfico Paraguai-Araguaia e a bacia sedimentar do Paraná. Sobre essas unidades visualizam-se dois conjuntos estruturais. O primeiro, mais antigo, com dobras e falhas, está localizado em terrenos pré-cambrianos, e segundo, em terrenos fanerozóicos, na bacia sedimentar do Paraná. Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre 200 e 600m.
domingo, 13 de junho de 2010
Teresina - PI
Números
Fundação: 16 de agosto de 1852
Área: 1.755,698 km²
População: 802.537
Densidade: 444,2 hab / km²
Altitude: 72 m
A cidade
Fundação: 16 de agosto de 1852
Área: 1.755,698 km²
População: 802.537
Densidade: 444,2 hab / km²
Altitude: 72 m
A cidade
Conhecida como "Cidade Verde", pela arborização de suas praças e ruas, Teresina foi planejada e construída para exercer a função de capital do Piauí. Única capital do Nordeste brasileiro localizada no interior, situa-se na margem direita do rio Parnaíba, na confluência desse rio com o Poti. A cidade foi edificada sobre a chapada do Corisco, a uma altitude de 72 m.
No princípio do século XVIII, a capitania do Piauí estava sob a jurisdição da capitania do Maranhão e tinha por capital Oeiras. A dificuldade de comunicação e comércio provocou a transferência da capital para uma área próxima ao rio Parnaíba, mais bem localizada em relação a outras cidades e ao litoral. O local escolhido, a uma légua do povoado de Poti Velho, recebeu o nome de Vila Nova do Poti. Em 1852 houve a autorização formal para a transferência e a vila foi elevada à categoria de cidade e capital da província com o nome de Teresina, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina.
sábado, 12 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul: População
As migrações de contingentes oriundos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo foram fundamentais para o povoamento do Mato Grosso do Sul e marcaram a fisionomia da região. Essa área era a mais povoada do antigo estado do Mato Grosso, com uma densidade demográfica bastante alta no planalto da bacia do rio Paraná, onde ocorrem solos de terra roxa com topografia regular.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Gramado - RS
Números
Fundação: 15 de dezembro de 1954
Área: 237,019 km²
População: 33.706
Densidade: 140,9 hab / km²
Altitude: 830 m
A cidade
Fundação: 15 de dezembro de 1954
Área: 237,019 km²
População: 33.706
Densidade: 140,9 hab / km²
Altitude: 830 m
A cidade
Gramado situa-se na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias. Em uma área de 237,019 km² a 830 metros de altitude, abrigad uma população de 31.655 habitantes. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona à Gramado diversas cascatas e vales.
A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil, recebendo cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Teresópolis - RJ
Números
Fundação: 6 de julho de 1891
Área: 770,507 km²
População: 162.075
Densidade: 195 hab / km²
Altitude: 910 m
A cidade
Fundação: 6 de julho de 1891
Área: 770,507 km²
População: 162.075
Densidade: 195 hab / km²
Altitude: 910 m
A cidade
O clima ameno e as belezas naturais, entre as quais se destacam formações rochosas da serra dos Órgãos, são atrações que contribuíram para transformar Teresópolis em cidade turística.
Teresópolis localiza-se na microrregião serrana Fluminense, a 871m de altitude e 91km da capital estadual. O clima é tropical de altitude, seco e ameno, com temperatura média de 17°C e máxima de cerca de 27°C. Devido ao alto índice pluviométrico, a vegetação do município é constituída de densa floresta tropical.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Belém - PA
Números
Fundação: 12 de janeiro de 1616
Área: 1.065 km²
População: 1.437.600
Densidade: 1.349,8 hab / km²
Altitude: 10 m
A cidade
Fundação: 12 de janeiro de 1616
Área: 1.065 km²
População: 1.437.600
Densidade: 1.349,8 hab / km²
Altitude: 10 m
A cidade
Importante porto fluvial e centro de comércio do Norte do Brasil, Belém é a porta de entrada de uma das mais vastas regiões da globo, a Amazônia.
Capital do estado do Pará, localiza-se na baía de Guajará, junto ao rio Pará e perto da foz do rio Guamá, a cerca de 120km do oceano Atlântico. As águas da baía são bastante calmas, ao contrário do que acontece com as da embocadura do Amazonas. Por isso, passa por seu porto toda a navegação que se destina ao interior da Amazônia ou que dela provém. A cidade está edificada sobre um terraço antigo, caracterizado pela planura, numa altitude entre 6 e 14 metros acima do nível do mar.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul: Economia
Agricultura e pecuária. A principal área econômica do estado do Mato Grosso do Sul é a do planalto da bacia do Paraná, com seus solos florestais e de terra roxa. Nessa região, os meios de transporte são mais eficientes e os mercados consumidores da região Sudeste estão mais próximos.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Cuiabá - MT
Números
Fundação: 1° de janeiro de 1727
Área: 3.538,167 km²
População: 550.562
Densidade: 148,9 hab / km²
Altitude: 165 m
A cidade
Fundação: 1° de janeiro de 1727
Área: 3.538,167 km²
População: 550.562
Densidade: 148,9 hab / km²
Altitude: 165 m
A cidade
A localização de Cuiabá coincide exatamente com o centro geodésico da América do Sul, cujo marco indicativo se situa na praça Moreira Cabral.
Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá está situada à margem esquerda do rio do mesmo nome. Apresenta relevo tabular e suas temperaturas são elevadas, com chuvas no verão. Predomina em seus arredores a vegetação do cerrado, salvo às margens do rio Cuiabá, onde se concentra o remanescente da reserva florestal do município.
domingo, 6 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul: História
A área que corresponde hoje ao território do Mato Grosso do Sul foi efetivamente povoada quando os fortes militares usados na guerra do Paraguai (1864-1870) transformaram-se, após o conflito, em núcleos urbanos, como Dourados, Miranda e Coxim. Até 1978, a história do Mato Grosso do Sul se confunde com a do Mato Grosso. A idéia do desmembramento dos dois estados surgiu no início do século XX. Expressava interesses e aspirações da região, mas esbarrava em forte resistência do norte, que temia sobretudo o esvaziamento econômico do estado. As aspirações emancipacionistas tiveram um marco importante em 1932, quando o sul aderiu à revolução constitucionalista sob a condição de que esta, uma vez vitoriosa, tornasse realidade a divisão do estado.
sábado, 5 de junho de 2010
Campo Grande - MS
Números
Fundação: 26 de agosto de 1899
Área: 8.096 km²
População: 755.107
Densidade: 92,29 hab / km²
Altitude: 592 m
A cidade
Fundação: 26 de agosto de 1899
Área: 8.096 km²
População: 755.107
Densidade: 92,29 hab / km²
Altitude: 592 m
A cidade
Capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande é a cidade mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977.
Situada num platô a 542m de altitude, na região meridional do Mato Grosso do Sul, a 1134km de Brasília, Campo Grande apresenta topografia plana e traçado moderno. Suas avenidas são amplas e se cruzam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando um desenho semelhante a um tabuleiro de xadrez. Predomina o clima tropical de altitude, com estação chuvosa no verão e seca durante o inverno, e temperatura média de 24o C. Predomina a vegetação de cerrados e campos limpos.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Mato Grosso do Sul: Cultura e Turismo
A cultura inclui a linguagem, as crenças, os costumes, as cerimônias, a conduta, a arte, a culinária, a moda, o folclore, os gestos e o modo de vida de determinado número de pessoas em um período. O local onde se situa, o meio ambiente, a economia e o que cerca um povo influência o seu modo de vida.
Possui atrativos naturais e culturais que podem ser vistos ao participar de passeios turísticos. Os cenários são distintos e com belezas peculiares, sendo rico em flora, fauna e exuberância da natureza. A dedicação de seus habitantes o tornaram uma das mais produtivas áreas agrícolas e seus visitantes devem provar sua comida típica. Principais pontos turísticos:
- Complexo do Pantanal: é a mais extensa área úmida contínua do Planeta e um santuário ecológico que abriga a maior diversidade mundial de fauna e flora. Nele vivem aproximadamente 650 espécies de aves (cabeças-secas, garças e jaburus, o martim-pescador, os biguás, o pato-do-mato, o colhereiro, o jaçanã, o anu-branco, o pica-pau, entre outras), 240 espécies de peixes (piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado), 50 de répteis, 80 do mamíferos, além de uma imensa diversidade na flora que abriga pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.
- Comércio fronteiriço: para quem busca a opção de compra pelo livre comércio, há as opções das cidades que fazem fronteira com zonas francas como Ponta Porã, Bela Vista, Corumbá e Porto Murtinho.
- Serra da Bodoquena: onde se localiza Bonito, uma cidade pequena que possui solo calcário é responsável pela cristalinidade dos rios. Região conhecida pelas grutas, cachoeiras e corredeiras.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Natal - RN
Números
Fundação: 25 de Dezembro de 1599
Área: 170,298 km²
População: 806.203
Densidade: 4.734,07 hab / km²
Altitude: 30 m
A cidade
Fundação: 25 de Dezembro de 1599
Área: 170,298 km²
População: 806.203
Densidade: 4.734,07 hab / km²
Altitude: 30 m
A cidade
Capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal está situada na margem direita do rio Potenji, próxima de sua foz, no oceano Atlântico, numa área bastante arenosa, com dunas e enseadas protegidas por um cordão de recifes praieiros que acompanham a costa.
Em dezembro de 1597 chegou à foz do Potenji uma frota comandada por Jerônimo de Albuquerque, com a missão de fundar um povoado e construir um forte para assegurar a posse de Portugal e afastar os franceses que comerciavam com os índios potiguares. Ao mesmo tempo chegava ao local, por terra, uma expedição chefiada pelo capitão-mor da capitania de Pernambuco, Manuel Mascarenhas Homem. Em 6 de janeiro de 1598 foi iniciada a construção do forte dos Três Reis Magos. Feita a paz com índios e franceses por intermédio dos jesuítas, construiu-se, a uma légua do forte, uma povoação que em 25 de dezembro de 1599 recebeu o nome de Natal, em alusão ao dia da fundação ou à data em que a armada entrou na barra do rio.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Campos do Jordão - SP
Números
Fundação: 29 de abril de 1874
Área: 289,512 km²
População: 46.505
Densidade: 171,0 hab / km²
Altitude: 1.628 m
A cidade
Fundação: 29 de abril de 1874
Área: 289,512 km²
População: 46.505
Densidade: 171,0 hab / km²
Altitude: 1.628 m
A cidade
Chamada de "Suíça brasileira" pela excelência de seu clima e pela beleza de sua arquitetura, a cidade de Campos do Jordão é uma das estâncias turísticas mais procuradas do país.
Situa-se no leste do estado de São Paulo, na serra da Mantiqueira, a 184km da capital. Com uma altitude de 1.628m, a cidade tem clima tropical de altitude, com média anual de 14o C.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Goiânia - GO
Números
Fundação: 24 de outubro de 1933
Área: 739,492 km²
População: 1.281.975
Densidade: 1.650,3 hab / km²
Altitude: 749 m
A cidade
Fundação: 24 de outubro de 1933
Área: 739,492 km²
População: 1.281.975
Densidade: 1.650,3 hab / km²
Altitude: 749 m
A cidade
Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.
Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Mato Grosso
Com uma superfície igual a três vezes e meia a do estado de São Paulo, mesmo após o desmembramento do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso possui clima favorável para a agropecuária, reservas minerais variadas, além de fauna e flora riquíssimas.
O estado do Mato Grosso situa-se na região Centro-Oeste, onde ocupa uma superfície de 906.807km2, equivalente a 10,59% da área do país. Limita-se a oeste com Rondônia e Bolívia; a leste, com Tocantins e Goiás; e ao sul, com o Mato Grosso do Sul. Sua capital é Cuiabá.
Região: Centro-Oeste
Área: 903.357,908 km²
Capital: Cuiabá
População estimada: 3.001.692 habitantes
Densidade demográfica: 3,16 hab./km²
Sites
Governo do Mato Grosso
Mato Grosso Turismo
Guia Mato Grosso
O estado do Mato Grosso situa-se na região Centro-Oeste, onde ocupa uma superfície de 906.807km2, equivalente a 10,59% da área do país. Limita-se a oeste com Rondônia e Bolívia; a leste, com Tocantins e Goiás; e ao sul, com o Mato Grosso do Sul. Sua capital é Cuiabá.
Região: Centro-Oeste
Área: 903.357,908 km²
Capital: Cuiabá
População estimada: 3.001.692 habitantes
Densidade demográfica: 3,16 hab./km²
Sites
Governo do Mato Grosso
Mato Grosso Turismo
Guia Mato Grosso
domingo, 30 de maio de 2010
Mato Grosso: Geografia
Geologia e relevo. Com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Abrange três regiões distintas: (1) na porção centro-norte do estado, a dos chapadões sedimentares e planaltos cristalinos (com altitudes entre 400 e 800m), que integram o planalto central brasileiro; (2) a do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, simples parcela do planalto meridional; e (3) parte do pantanal mato-grossense, baixada da porção centro-ocidental. Ao sul do planalto brasileiro, situa-se o divisor de águas entre as bacias dos rios Paraguai e Amazonas, constituído em parte pela chapada dos Parecis. A maior parte da área é drenada pelos rios da bacia amazônica.
A planície aluvial do médio Araguaia situa-se na região limítrofe entre Mato Grosso e Goiás. Tem natureza semelhante à da planície do Pantanal: ampla, está sujeita a inundações anuais e deposição periódica de aluviões. Pouco depois dela, para oeste, ficam os contrafortes da serra do Roncador.
Clima. O estado apresenta sensível variedade de climas. Prevalece o tropical superúmido de monção, com elevada temperatura média anual, superior a 26o C e alta pluviosidade (2.000mm anuais); e o tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23o C no planalto. A pluviosidade é alta também nesse clima: excede a média anual de 1.500mm.
Vegetação. O estado do Mato Grosso é revestido por uma vegetação em que predominam as florestas, como prosseguimento da mata amazônica. Na área do pantanal mato-grossense que permaneceu nos limites do estado ocorre um revestimento vegetal composto de cerrados e campos. A zona de florestas compreende 47% da área do estado, os cerrados 39% e os campos 14%.
Hidrografia. A drenagem da região se faz por meio de dois sistemas, os dos rios Amazonas e Paraguai. Ao primeiro pertencem o Juruena e o Teles Pires (formadores do Tapajós), além do Xingu e do Araguaia, este na fronteira com Goiás. O principal afluente do rio Paraguai no estado é o rio Cuiabá.
sábado, 29 de maio de 2010
Belo Horizonte - MG
Números
Fundação: 12 de dezembro de 1897
Área: 330,954 km²
População: 2.452.617
Densidade: 7.290,8 hab / km²
Altitude: 852 m
A cidade
Fundação: 12 de dezembro de 1897
Área: 330,954 km²
População: 2.452.617
Densidade: 7.290,8 hab / km²
Altitude: 852 m
A cidade
Cidade planejada, prevista para ser de porte médio e voltada sobretudo para atividades administrativas, Belo Horizonte acabou crescendo muito além do esperado, o que, se impulsionou o progresso da região, trouxe também uma série de problemas inerentes às grandes metrópoles.
Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país, é o núcleo principal de uma das maiores áreas metropolitanas do Brasil; concentra setenta por cento da população do aglomerado urbano que a circunda. Apresenta um traçado urbano constituído por um sistema de ruas em xadrez, ao qual foi sobreposto outro de avenidas que cruzam as ruas formando um ângulo de 45o. Localiza-se sobre um planalto de cerca de 850m de altitude, próximo à serra do Curral, uma das cristas do Espinhaço. Cortada pelo ribeirão Arrudas, afluente da margem esquerda do rio das Velhas, está situada numa região constituída de terrenos algonquianos, ricos em minério de ferro. O município possui grandes jazidas desse mineral em exploração.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Mato Grosso: População
Com uma das mais baixas densidades demográficas do país, o Mato Grosso é um estado predominantemente rural. No norte, totalmente recoberto pela floresta amazônica, o povoamento é escasso, enquanto em torno de Cuiabá há uma concentração populacional. O estado apresenta uma proporção elevada de caboclos e a maior concentração indígena do Brasil, com representantes dos xavantes, nambiquaras, caiabis e parecis. A fundação de uma reserva indígena no norte do estado -- o Parque Nacional do Xingu, às margens do rio Xingu -- teve como objetivo preservar a cultura dos índios e solucionar disputas de terras entre as tribos e grandes pecuaristas da região.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Manaus - AM
Números
Fundação: 24 de outubro de 1669
Área: 11.401,058 km²
População: 1.738.641
Densidade: 149,9 hab / km²
Altitude: 92 m
A cidade
Fundação: 24 de outubro de 1669
Área: 11.401,058 km²
População: 1.738.641
Densidade: 149,9 hab / km²
Altitude: 92 m
A cidade
Transformada em zona franca em 1967, Manaus experimentou, a partir da década de 1970, um súbito e vertiginoso crescimento e tornou-se centro de uma vasta área que compreende os estados do Amazonas, do Acre e de Roraima.
Capital do estado do Amazonas, Manaus está situada na margem esquerda do rio Negro, a cerca de vinte quilômetros de sua junção com o Solimões, que a partir daí toma o nome de rio Amazonas. A paisagem se caracteriza pela presença de numerosos igarapés. Localizada na região do Médio Amazonas, tem clima tropical com chuvas abundantes. A altitude média é de 21m. O fuso horário corresponde a uma hora de atraso em relação a Brasília.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Mato Grosso: Economia
Agricultura e extrativismo. A cultura agrícola mais importante do estado é a cana-de-açúcar, seguida da soja, que se desenvolveu em parte devido a uma série de projetos de colonização patrocinados pelo governo estadual. O arroz, outrora a principal cultura mato-grossense, ainda ocupa posição de destaque, embora a área colhida tenha se reduzido muito. Cultiva-se também algodão, milho e mandioca. Sem riscos de geada, o clima tropical úmido favorece a produção permanente de guaraná, borracha, cacau, café e grãos. O extrativismo vegetal na região de floresta inclui a exploração de borracha, madeira, babaçu e ipecacuanha ou poaia.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Recife - PE
Números
Fundação: 12 de março de 1537
Área: 217,494 km²
População: 1.561.659
Densidade: 7.180,2 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Fundação: 12 de março de 1537
Área: 217,494 km²
População: 1.561.659
Densidade: 7.180,2 hab / km²
Altitude: 4 m
A cidade
Considerada uma espécie de capital do Nordeste e centro de intensa atividade comercial, Recife também conserva viva a lembrança de momentosos episódios históricos e antigas tradições populares.
Recife, capital do estado de Pernambuco, situa-se no litoral, numa planície de aluvião limitada por colinas em arco que vão de Olinda, ao norte, até Prazeres, ao sul. Os arrecifes, que lhe deram o nome, formam a corda desse arco. Os rios Capibaribe e Beberibe, com foz no bairro do Recife, cortam o núcleo urbano. A região sofre a influência dos ventos, mar e rios. Com clima tropical, quente e úmido, a temperatura média é de 25°C e a precipitação anual alcança 1.700mm.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mato Grosso: História
O primeiro a desbravar a área que viria a constituir o estado do Mato Grosso foi o português Aleixo Garcia (há quem lhe atribua, sem provas decisivas, a nacionalidade espanhola), náufrago da esquadra de Juan Díaz de Solís. Em 1525, ele atravessou a mesopotâmia formada pelos rios Paraná e Paraguai e, à frente de uma expedição que chegou a contar com dois mil homens, avançou até a Bolívia. De volta, com grande quantidade de prata e cobre, Garcia foi morto por índios paiaguás. Sebastião Caboto também penetrou na região em 1526 e subiu o Paraguai até alcançar o domínio dos guaranis, com os quais travou relações de amizade e de quem recebeu, como presente, peças de metais preciosos.
domingo, 23 de maio de 2010
Porto Alegre - RS
Números
Fundação: 26 de março de 1772
Área: 496,827 km²
População: 1.436.123
Densidade: 2878,7 hab / km²
Altitude: 10 m
A cidade
Fundação: 26 de março de 1772
Área: 496,827 km²
População: 1.436.123
Densidade: 2878,7 hab / km²
Altitude: 10 m
A cidade
A atividade econômica e a privilegiada situação geográfica como núcleo de uma grande rede de comunicação fluvial fazem de Porto Alegre um dos mais importantes centros urbanos do Brasil.
Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, está situada na margem esquerda do Guaíba que, junto com outros cinco rios, deságua na lagoa dos Patos. Assenta-se em terrenos cristalinos, sedimentares e pouco acidentados, cuja altitude varia de 30 a 150m. O clima é subtropical, com uma temperatura média anual de 20o C, mas no verão e no inverno o termômetro pode alcançar pontos extremos. A precipitação pluviométrica anual é de 1.316mm, bem distribuídos por todos os meses do ano.
sábado, 22 de maio de 2010
Mato Grosso: Cultura e Turismo
Cuiabá possui dois importantes museus: o de Arte e Cultura Popular e o Marechal Rondon (antigo Museu do Índio), ambos no campus da Universidade Federal do Mato Grosso. Situa-se na Cuiabá Antiga o monumento do antigo Centro Geodésico da América do Sul (o novo marco do Ponto Geodésico está localizado na chapada dos Guimarães, a setenta quilômetros de Cuiabá).
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Florianópolis - SC
Números
Fundação: 23 de março de 1726
Área: 433,317 km²
População: 2.606.885
Densidade: 941,9 hab / km²
Altitude: 0 m
A cidade
Fundação: 23 de março de 1726
Área: 433,317 km²
População: 2.606.885
Densidade: 941,9 hab / km²
Altitude: 0 m
A cidade
Uma das três capitais insulares de estados do Brasil, além de São Luís e Vitória, Florianópolis guarda muito das características arquitetônicas da época da colônia. A partir da década de 1950, a cidade estendeu-se pelo continente.
Capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis está situada no litoral oeste da ilha de Santa Catarina. Liga-se a uma faixa do continente, chamada Estreito, por três pontes - a Hercílio Luz, a Colombo Machado Sales e a Pedro Ivo Campos. Localiza-se numa área de suaves colinas, apoiada em cristais graníticos, que constituem o arcabouço da ilha. Seu clima é subtropical úmido e a precipitação pluviométrica média é de 1.615mm. As temperaturas médias são de 24o C no verão e 18o C no inverno.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Foz do Iguaçu - PR
Números
Fundação: 10 de junho de 1914
Área: 617,701 km²
População: 325.137
Densidade: 504 hab / km²
Altitude: 200 m
A cidade
Fundação: 10 de junho de 1914
Área: 617,701 km²
População: 325.137
Densidade: 504 hab / km²
Altitude: 200 m
A cidade
Uma das mais importantes cidades do interior paranaense, Foz do Iguaçu tem no turismo e no comércio suas principais atividades econômicas.
Localizado no oeste do Paraná, o município de Foz do Iguaçu limita-se com o Paraguai a oeste e a Argentina ao sul. Com 175m de altitude, situa-se na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, a vinte quilômetros das cataratas do Iguaçu e a 637km de Curitiba. Tem clima temperado quente.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Alagoas
O martírio do bispo dom Pero Fernandes Sardinha, em mãos dos caetés; a epopéia do quilombo dos Palmares, em fins do século XVII; e a expressiva participação da intelectualidade alagoana nas lutas em favor da abolição da escravatura e da república -- estes são somente alguns dos momentos mais destacados da história de Alagoas, estado que já foi chamado "terra dos marechais".
Alagoas, na região Nordeste do Brasil, limita-se ao norte com Pernambuco, a leste com o oceano Atlântico, ao sul com Sergipe e a oeste com a Bahia. Ocupa uma superfície de 27.933km2. A capital é Maceió.
Região: Nordeste
Área: 27.767,661 km²
Capital: Maceió
População estimada: 3.127.557 habitantes
Densidade demográfica: 109,37 hab./km²
Área: 27.767,661 km²
Capital: Maceió
População estimada: 3.127.557 habitantes
Densidade demográfica: 109,37 hab./km²
Sites
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Brasília - DF
Números
Fundação: 21 de abril de 1960
Área: 5.802 km²
População: 2.606.885
Densidade: 423,3 hab / km²
Altitude: de 1000 a 1200 m
A cidade
Fundação: 21 de abril de 1960
Área: 5.802 km²
População: 2.606.885
Densidade: 423,3 hab / km²
Altitude: de 1000 a 1200 m
A cidade
Em seu projeto para Brasília, assim Lúcio Costa descreveu a cidade que tinha em mente: "Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se com o tempo, além de centro de governo e administração, um foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país."
Com amplas vias de comunicação -- o Eixo Monumental é a mais larga avenida do mundo -- e sem cruzamentos viários, Brasília apresenta talentosas soluções urbanas para a circulação de veículos. Sua moderna arquitetura constitui orgulho nacional e atração turística internacional.
Brasília é a terceira cidade a exercer a função de capital do Brasil, depois de Salvador e do Rio de Janeiro. Como sede do governo, faz parte do Distrito Federal, que possui uma área de 5.794,2km2 e localiza-se no planalto Central, na região Centro-Oeste do país, em território quase totalmente envolvido pelo estado de Goiás, salvo no ângulo sudeste, onde faz limite com o município mineiro de Unaí. O ponto culminante do Distrito Federal é a colina do Rodeador, com 1.349m de altitude, onde estão instaladas as antenas da Embratel.
Brasília foi inaugurada a 21 de abril de 1960, 41 meses depois de iniciada sua construção, pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. A data foi escolhida em homenagem aos heróis da Inconfidência Mineira.
domingo, 16 de maio de 2010
Alagoas: Geografia
Cerca de 86% do território alagoano se encontra abaixo de 300m de altitude, e 61% abaixo de 200m. Apenas um por cento fica acima de 600m. Cinco unidades compõem o quadro morfológico: (1) a baixada litorânea, com extensos areais (praias e restingas) dominados por elevações de topo plano (tabuleiros areníticos); (2) uma faixa de colinas e morros argilosos, imediatamente a oeste, com solos espessos e relativamente ricos; (3) o pediplano, ocupando todo o interior, com solos ricos, porém rasos, e uma topografia levemente ondulada, da qual despontam as serras de Mata Grande e Água Branca, no extremo oeste do estado; (4) a encosta meridional do planalto da Borborema, no centro-norte, parte mais elevada de Alagoas; (5) e planícies aluviais (várzeas), ao longo dos rios, inclusive o delta e a várzea do baixo São Francisco (margem esquerda), com solos anualmente renovados por cheias periódicas.
sábado, 15 de maio de 2010
Salvador - BA
Números
Fundação: 29 de março de 1549
Área: 706,799 km²
População: 2.998.096
Densidade: 4171,95 hab / km²
Altitude: 8 m
A cidade
Fundação: 29 de março de 1549
Área: 706,799 km²
População: 2.998.096
Densidade: 4171,95 hab / km²
Altitude: 8 m
A cidade
Emoldurada pela baía de Todos os Santos e por praias de grande beleza natural, Salvador, patrimônio cultural da humanidade, preserva um conjunto arquitetônico que representa um pedaço vivo da história do Brasil, de que foi a primeira capital.
Salvador, capital do estado da Bahia, e do Brasil até 1763, situa-se no Recôncavo Baiano, às margens da baía de Todos os Santos, que se abre para o oceano Atlântico. A média térmica anual é de 24o C, e o total anual de precipitações alcança 2.200mm. A estação seca é pouco pronunciada e o período mais chuvoso corresponde aos meses de outono-inverno.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Alagoas: População
Alagoas é um dos estados brasileiros mais densamente povoados (cerca de 86 hab./km2). A vida média dos habitantes do estado é de 46-91 anos.
As maiores concentrações populacionais ocorrem na tradicional zona da mata e nas encostas de Borborema, onde se verificam densidades superiores a 100 hab./km2. As áreas de mais escasso povoamento correspondem aos solos pobres dos tabuleiros litorâneos e às terras secas do sertão. A população se divide em partes praticamente iguais entre as zonas rural e urbana.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Universitários ditam o ritmo de Londrina
Difícil encontrar quem passa por Londrina (norte do Paraná) e não se encanta com ela. O jovem município, de 75 anos, nasceu dos cafezais. Hoje, é uma cidade universitária. São dez centros de ensino superior, sendo uma universidade estadual e outra federal.
Entre os cerca de 510 mil habitantes, os estudantes dão o tom à região central, repleta de bares e casas noturnas. A diversidade propiciada pelos mais de cem cursos se traduz na agitada vida noturna, com opções para diferentes gostos e bolsos.
No campo cultural, Londrina é lembrada por importantes nomes das artes e da cultura nacional, como é o caso do músico Arrigo Barnabé, do dramaturgo Mario Bortolotto e do escritor Domingos Pellegrini. Entre os festivais, destaca-se o Filo (Festival Internacional de Teatro), que há mais de 40 anos abriga em seus palcos peças brasileiras e internacionais, com duas semanas de programação.
As cidades mais ricas do Brasil
As cidades mais ricas do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE no final de 2009: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Juntas, as cidades concentram 25% de todas as riquezas do país.
As cidades mais ricas do Brasil:
1º - São Paulo - R$ 311,99 bilhões
2º - Rio de Janeiro - R$139,56 bilhões
3º - Brasília - R$ 99,95 bilhões
4º - Belo Horizonte - R$ 38,21 bilhões
5º - Curitiba - R$ 37,79 bilhões
Oito cidades do Brasil estão na lista das que mais recebem eventos no mundo
Na lista da ICCA (International Congress and Convention Association), mais importante entidade mundial do setor, o Brasil ocupa o 8º, contando com oito localidades entre os destinos preferidos para a realização de eventos internacionais.
A lista divulgada pela ICCA contempla as cidades que receberam pelo menos cinco eventos internacionais que cumprem as exigências da entidade. A lista completa, que inclui as cidades brasileiras que sediaram até quatro eventos, deve ser divulgada em junho.
Com 61 eventos, São Paulo ficou em 23º lugar no ranking e é, pela segunda vez consecutiva, a cidade das Américas que mais recebe eventos internacionais, ficando à frente de Nova York, Vancouver, Montreal, Chicago e Buenos Aires.
Rio de Janeiro (em 39º lugar com 37 eventos), Salvador (em 50º lugar com 27 eventos), Porto Alegre (em 135º lugar com 10 eventos), Florianópolis (em 150º lugar com 9 eventos), Foz do Iguaçu - PR e Ouro Preto - MG (ambas em 208º lugar com 6 eventos) e Campinas – SP (em 244º lugar com 5 eventos) são as demais cidades brasileiras a figurar na lista de destinos preferidos mundialmente para a realização de eventos internacionais.
“O resultado divulgado pela ICCA é extremamente positivo, pois mostra a tendência de diversificação de destinos brasileiros competitivos internacionalmente. Temos um grupo de cidades que se consolidam no ranking e estão aptas a receber um bom número de eventos internacionais todos os anos”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.
Top 10 pela segunda vez
O Brasil se manteve entre os dez primeiros. Com 209 eventos, ficou em oitavo lugar, ficando à frente de países historicamente muito fortes no setor, como Áustria, Holanda, Bélgica e Austrália.
Em seu anúncio, a ICCA destacou que “o Brasil, primeiro país latino-americano a figurar entre os top 10 em 2006, está consolidando sua posição, ao conquistar o oitavo lugar em 2007”. Os dez primeiros países, de acordo com a ICCA, no turismo de negócios são, pela ordem: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Japão, Brasil, Áustria e Canadá.
De acordo com a presidente da Embratur, a mobilidade de posições é natural e um evento a mais pode significar uma posição à frente no ranking. “A disputa é sempre muito acirrada e o que importa é estar no pelotão de frente, consolidado como um destino qualificado para receber eventos internacionais”.
Estratégia consolidada
A Embratur conta desde 2003 com um programa de apoio a captação e promoção de eventos internacionais. “O objetivo do programa é não só captar o evento mas oferecer roteiros e serviços alternativos ao turista, de forma que ele permaneça mais alguns dias no País”, explica Jeanine Pires, presidente da Embratur.
Em abril foram divulgados os resultados parciais de uma pesquisa encomendada pela Embratur à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para medir o impacto econômico dos eventos internacionais nas cidades. Apenas seis eventos trouxeram 8,5 milhões de dólares em divisas para o Brasil, entre setembro de 2007 e janeiro deste ano.
Os dados preliminares indicam também que o público desses eventos tem altíssimo grau de escolaridade e um gasto médio diário que supera 312 dólares. Os efeitos positivos se ampliam para depois da viagem, com reforço na imagem positiva do país, como destino com boa infra-estrutura e serviços de qualidade.
Fonte: Ministério do Turismo
Curitiba - PR
Números
Fundação: 29 de março de 1693
Área: 434,967 km²
População: 1.851.215
Densidade: 4.202,83 hab / km²
Altitude: 945 m
A cidade
Fundação: 29 de março de 1693
Área: 434,967 km²
População: 1.851.215
Densidade: 4.202,83 hab / km²
Altitude: 945 m
A cidade
Curitiba tornou-se objeto de atenção mundial pelo alto nível da qualidade de vida conquistada por seus habitantes a partir da década de 1970. Com um programa que serviu de modelo para todo o país, o qual incluiu a racionalização dos transportes e a criação de ruas de pedestres e áreas de lazer, a cidade tornou-se pioneira no que passou a ser chamado de "humanização urbana". Conhecida como a “Capital Ecológica”, a cidade possui um número de árvores por habitante 3 vezes maior do que o recomendado pela ONU.
Capital do estado do Paraná, Curitiba localiza-se numa altitude de 907m sobre o chamado platô curitibano, que se limita a leste com a serra do Mar. Situada na borda oriental da bacia sedimentar plistocênica, a cidade apresenta uma topografia constituída de vales largos e algumas colinas pouco elevadas. O clima é subtropical, com médias térmicas anuais de 17o C e chuvas pouco abundantes (1.077mm anuais, em média), regularmente distribuídas. O pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), isolado ou em formações mais ou menos compactas, domina a paisagem nos arredores da cidade.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Novas 7 maravilhas da natureza: vote nas Cataratas!
Não se esqueça do voto a favor das Cataratas do Iguaçu igualmente. Se ainda não o fez, vote! Essa é a etapa final da disputa, e todo e cada voto é bem-vindo.
www.votenascataratas.com
A DISPUTA
www.votenascataratas.com
A DISPUTA
As Cataratas do Iguaçu estão entre as 28 candidaturas selecionadas para participar da grande final da eleição mundial das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado, anunciado nesta terça-feira (21) pela Fundação New 7 Wonders, levou em conta o voto dos internautas e a opinião de um grupo de sete especialistas, que analisou uma série de quesitos como legado histórico e relevância ambiental, além da beleza dos locais.
O voto dos internautas serviu para indicar as 77 candidaturas pré-classificadas para a final, entre as quais os especialistas da Fundação New 7 Wonders apontaram as 28 finalistas. Na relação de sítios selecionados para a final estão onze da Ásia, sete das Américas, cinco da Europa, três da Oceania e dois da África.
Além das Cataratas do Iguaçu, somente uma queda d’água avançou à finalíssima: o Salto Angel, localizado na Venezuela. Já representando o Brasil, há duas candidaturas: as Cataratas do Iguaçu e a Amazônia. O arquipélago de Fernando de Noronha (PE), que integrava o top-77, foi eliminado.
Novas 7 maravilhas da natureza: vote na Amazônia!
Se ainda não votou, não perca tempo, a Amazônia e a Natureza contam com sua ajuda: vote na Amazônia como uma das novas 7 maravilhas da natureza.
Todo mundo sabe que a Amazônia tem ecossistemas riquíssimos, biodiversidade inigualável e importância fundamental para a vida do planeta. Se eleita, a Amazônia entrará ainda mais no centro das atenções: novos investimentos sustentáveis, recursos privados e públicos para pesquisas, novas fontes de turismo ecológico e incentivos internacionais para diminuir o desmatamento e aumentar a fiscalização. Eleger a Amazônia é um ato de carinho e de amor à natureza!
Que está esperando?
www.wonderamazon.com
GreenbuildingsNY 2010
Nos dias 16 e 17 de junho de 2010, em Nova Iorque, acontecerá uma das principais feiras do mundo no setor de arquitetura e construção, a GreenbuildingsNY. Voltada ao "tema verde", destaca: responsabilidade ambiental e ecológica, uso racional e eficiente de energia e recursos naturais, tecnologias, estratégias, serviços, produtos e assuntos relacionados. O Departamento Comercial dos EUA está promovendo a Delegação Oficial brasileira para prestigiar a GreenbuildingsNY 2010. Aos participantes da Delegação Oficial do consulado norte-americano são oferecidas várias facilidades exclusivas, que vão desde a possibilidade de agendamento para a obtenção do visto aos Estados Unidos até o acompanhamento de inérprete para reuniões. Oportunidade única aos profissionais da área que pretendam estar sintonizados com o mundo da "construção verde".
Saiba mais sobre a Delegação Oficial dos EUA para a GreenbuildingsNY 2010
Visite o site oficial da GreenbuildingsNY
Visite o site do Serviço Comercial dos EUA no Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Números
Fundação: 1° de março de 1565
Área: 1.182,296 km²
População: 6.186.710
Densidade: 5.212,4 hab / km²
Altitude: de 0 a 380 m
A cidade
Fundação: 1° de março de 1565
Área: 1.182,296 km²
População: 6.186.710
Densidade: 5.212,4 hab / km²
Altitude: de 0 a 380 m
A cidade
Freqüentemente citada como "cidade maravilhosa", o Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome, é um dos dois centros economicamente mais importantes do Brasil. A atividade econômica e política da metrópole, porém, convive com sua intensa atração turística, propiciada pelo incomparável cenário de belezas naturais, assim como por edifícios e monumentos históricos que relembram os quase dois séculos em que a cidade foi capital federal.
O Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, e do Brasil até 1960, situa-se na margem ocidental da baía de Guanabara, entre o oceano Atlântico, ao sul, os municípios de Itaguaí, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias ao norte, e a baía de Sepetiba a oeste. A superfície do município, de 1.171km2, inclui mais de cem ilhas, das quais a maior é a do Governador, com 29km2.
São Paulo - SP
Números
Fundação: 25 de janeiro de 1554
Área: 1.522,986 km²
População: 11.037.593
Densidade: 7.216,3 hab / km²
Altitude: 792 m
A cidade
Fundação: 25 de janeiro de 1554
Área: 1.522,986 km²
População: 11.037.593
Densidade: 7.216,3 hab / km²
Altitude: 792 m
A cidade
Um século de crescimento acelerado transformou a cidade de São Paulo no maior centro financeiro, industrial e populacional do Brasil e numa das maiores aglomerações urbanas do mundo, com o progresso e a contrapartida de problemas gigantescos que essa situação acarreta.
São Paulo, capital do estado do mesmo nome, situa-se no chamado planalto Paulistano, a uma altitude média de 800m e a 89 quilômetros do oceano Atlântico, do qual está separada pela serra do Mar. Está assentada numa bacia de sedimentação constituída por argilas e areias que datam do plioceno, pleistoceno e holoceno, numa depressão do grande planalto Atlântico. O rio Tietê corta a bacia na direção leste-oeste, e alguns de seus afluentes, como o Pinheiros, o Tamanduateí, Anhangabaú e outros rios menores, formaram uma série de colinas onde se alojam numerosos bairros. A cidade tem clima tropical temperado de altitude, com temperatura média anual de 19° C e índices pluviométricos anuais de 1.300mm. Sua posição geográfica torna-a um centro natural de comunicações com o interior do Brasil e com a antiga capital brasileira, o Rio de Janeiro.
Alagoas: Economia
Agricultura e criação. Cerca de metade da população ativa de Alagoas está ocupada no setor primário. A principal atividade, a grande lavoura comercial, encontra-se na zona da mata, sobretudo onde predominam os solos ricos de humo. A cultura canavieira constitui aí o principal elemento da paisagem. As plantações recobrem os solos argilosos das colinas e morros e as várzeas dos rios. Também grandes lavouras comerciais são a monocultura do arroz, nos aluviões do baixo São Francisco, e a do coco, nas areias da orla marítima. Ainda na microrregião da mata, desenvolvem-se pequenas lavouras comerciais ligadas ao abastecimento dos centros urbanos. O agreste é domínio quase exclusivo dessas pequenas lavouras (fumo, milho, mandioca, feijão, algodão).
Assinar:
Postagens (Atom)